Bom dia, FlatOuters! Bem-vindos a mais uma edição do Zero a 300, nossa seleção diária com tudo o que está rolando de mais importante no universo automobilístico para você não ficar rodando por aí atrás do que interessa de verdade. Gire a chave e acelere com a gente!
Conheça o novo Duster 2024
O semi-sucesso do Duster durante todo esse tempo que está em produção é, em minha opinião, mais do que merecido. Apesar de ser um “carro de pobre”, decididamente sem pretensões de status social elevado, é um carro leve para seu tamanho, tem um excelente espaço para os ocupantes do banco traseiro, e sempre foi ótimo de suspensão, comportamento e motores. Nada excepcional ou fora da curva, mas um produto honesto, e um dos raros que não cobram demais por isso.
Agora temos uma atualização dele: o novo Renault Duster 2024. As mudanças são basicamente de design, equipamentos, mas vem com melhoria do desempenho em segurança passiva: agora são seis airbags, com adição de cortinas laterais, somando aos laterais e frontais dianteiros. Como o Kardian virá com seis airbags também, o carro maior tem que obedecer a essa matemática de equipamentos, mesmo que a maioria não saiba nem para que servem eles. Quem aí sabe dizer para que serve o airbag de cortina, e no que difere do lateral? Ninguém sabe na verdade, mas seis é melhor que quatro, então quero!
Mas divago. O Duster 2024 será vendido em quatro configurações: Intense Plus 1.6 manual, Intense Plus 1.6 CVT, Iconic Plus 1.6 CVT e Iconic Plus 1.3 turbo. Mecanicamente é o mesmo carro: o 1.6 é o conhecido e bem satisfatório SCe aspirado de 118 cv e 15,9 mkgf; pode vir com câmbio manual de 5 marchas, ou CVT de 6 marchas fixas. A versão de topo vem com o forte 1.3 turbo de 170 cv e 27,5 mkgf, mas somente com o câmbio CVT infelizmente.
A lista de equipamentos, tão importante para quem compra carro com planilha, é extensa. De série tem tudo que interessa: ar-condicionado digital automático, direção com assistência elétrica, travas e vidros elétricos, central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Além disso o inevitável e chatinho start-stop, faróis e lanternas de LED, rodas de liga de 16 polegadas, câmera de ré, controle de estabilidade, controle de cruzeiro. Nas versões mais caras, câmera 360°, alerta de ponto cego, faróis com acendimento automático, sensor de chuva, carregador por indução para smartphones, chave presencial, rodas de liga leve de 17 polegadas.
Preços: começa no interessante Intense Plus 1.6 manual aos R$ 122.290; versão que fica desinteressantemente mais cara aos R$ 131.190, quando equipada com o com câmbio CVT. O topo de linha Iconic Plus 1.3 turbo custa R$ 153.890, ou R$ 155.690 para o pacote de frisos e faróis externos “Outsider”.
Este é o tipo de carro sem pretensão chique possível que deveria se beneficiar de uma versão ainda mais espartana e barata, com rodas de aço como as da Oroch básica. Já imaginou uma Duster careca e simples, só ar-condicionado, direção assistida, travas e vidros elétricos, e 4 airbags por só R$ 99.500? Claro que não rola: menos airbags, mesmo opcionais, fazem perder estrelas. E, infelizmente, ninguém parece querer vender carro que podemos comprar. (MAO)
Jerry Seinfield vende 911 sem revelar que era o dono
Jerry Seinfeld, como bem sabemos, é um colecionador importante de Porsches; seu 356 Gmund coupe é um dos mais antigos Porsches do mundo ainda originais, por exemplo. Mas sua coleção é tão vasta que regularmente vende alguns carros, para dar lugar a outros. Um carro que tenha sido dele imediatamente ganha sobrepreço; fenômeno chamado pedantemente de “Celebrity provenance”.
Então olha isso: o comediante colocou a venda um Porsche 911 Carrera Targa “993” de 1996 com apenas 26.000 milhas rodadas no Bring a Trailer. Mas em nenhum lugar da página do leilão estava listado que o carro pertencia a Seinfeld. Estranho não?
No podcast de seu amigo (e escritor na série Seinfeld) Spike Ferestein, o “Spike’s Car Radio”, Seinfeld disse que tudo foi intencional. Mas disse isso no podcast poucas horas antes de se fechar a venda no site, ou que pode ter subido o preço um pouco. “Esse é o carro que eu dirigia para o trabalho quando estava fazendo a série nos anos 90”, disse Seinfeld. “Então, se você é um fã do show e da Porsche, esta é a peça.”
Ele explica que depois de comprar o carro novo, era seu transporte diário para o set de “Seinfeld”, todos os dias de 1996 a 1998 – as três últimas temporadas do programa. O carro era manual, e tinha manutenção rigorosamente em dia.
No fim, o carro foi vendido por bem razoáveis US$ 164.000 (R$ 801.960) quando o leilão terminou na quarta-feira. Embora isso não seja nada desprezível, certamente teria sido vendido por mais se o nome dele tivesse aparecido na página do BaT. (MAO)
Toyota HiAce completa 20 anos à venda no Japão
A gente costuma achar que carro com mais de dez anos de produção é exclusividade nossa, vira-latas que somos. Mas parece que a Toyota japonesa anda fazendo disso uma arte; depois de retomar as vendas no país do Land Cruiser série 70, em produção desde os anos 1980, veja isso: uma van que continua vendendo naquele país mesmo tendo sido lançada em 2004.
O popular Van Toyota HiAce permanece praticamente inalterada, com a ajuda de pequenas, mas frequentes, atualizações. O design exterior do Toyota HiAce H200 permanece praticamente inalterado em 2024.
Para 2024 há um novo “Pacote de Cores Terrestres” que está disponível exclusivamente para o topo de linha Super GL movido a diesel. O pacote opcional combina a tonalidade bege com a grade preta fosca, mantendo os para-choques sem pintura e o acabamento cromado dos retrovisores e maçanetas das portas.
Os motores e transmissões permanecem herdados do ano modelo anterior, incluindo as opções de 2,0 litros a gasolina, 2,7 litros a gasolina e 2,8 litros a diesel, disponíveis nas versões de tração traseira ou nas quatro rodas. Uma modernidade é o conjunto Toyota Safety Sense, que é limitado a ADAS básicos, como assistência para evitar colisões, aviso de saída de faixa e faróis altos automáticos.
No Japão, o Toyota HiAce 2024 está disponível em van de carga, perua de passageiros, com duas opções de entre eixos. Também existe de fábrica um veículo para deficientes com teto alto, e finalmente ambulância. O preço começa em ¥ 2.439.500 (R$ 122.690) para a van movida a gasolina mais barata, subindo até ¥ 12.017.000 (R$ 405.478) para a ambulância mais cara e totalmente equipada. (MAO)
Honda financia recarga de elétricos via fusão nuclear
Esta é uma notícia que nunca esperei dar, nem em meus sonhos mais malucos, mas vamos lá: uma empresa israelense está fazendo um gerador de fusão nuclear compacto que pode ser usado para recarregar veículos elétricos.
A produção de energia é supostamente totalmente limpa. Sim, é possível que teremos postos de reabastecimento nucleares até 2030. Provavelmente antes da usina Angra 3 estar operacional.
A empresa, NT-Tao, é apoiada pela Honda. Afirma que estará pronta para fabricar instalações de demonstração até 2029, antes de comercializá-las na década de 2030. Além do apoio da Honda, a NT-Tao recebeu financiamento do governo israelense e está trabalhando com a Universidade de Princeton, nos EUA, na tecnologia.
A Nikkei Asia entende que as instalações de geração da empresa terão, cada uma, uma produção entre 10.000 e 20.000 quilowatts e serão dimensionadas para caber dentro de um contêiner de carga.
Entende-se que as instalações do NT-Tao permitiriam carregar até 1.000 veículos ao mesmo tempo, mas não serão baratas. Na verdade, o CEO da NT-Tao, Oded Gour-Lavie, diz que o investimento para uma instalação de geração de energia de 20.000 quilowatts provavelmente ficará entre US$ 70 milhões e US$ 100 milhões. Ouch!
O sistema da NT-Tao também poderia ser usado para abastecer instalações industriais e de produção, bem como pequenas cidades e locais fora da rede. Refere-se ao seu gerador de energia como a “Máquina Tao” e diz que poderia ligar-se à rede principal ou ser completamente independente dela. (MAO)