Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.
O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!
Os carros mais vendidos no Brasil em novembro
Com o 11º mês de 2019 na conta, o Chevrolet Onix confirma a liderança do mercado pelo quinto ano consecutivo. O hatch teve 19.184 unidades vendidas, um pouco menos que as 21.198 vendidas em outubro, mas suficientes para abrir uma vantagem impossível de ser alcançada pelos rivais — já são nada menos que 220.803 unidades vendidas em 2019; quase 35.000 a mais que Hyundai HB20 e Ford Ka somados.
A dupla, aliás, segue brigando pela segunda posição como nos últimos anos, mas em novembro o Ford Ka se deu muito melhor: além de permanecer na segunda posição, com 8.969 unidades, o Hyundai HB20 tropeçou e caiu da terceira para a quinta posição, sendo superado pelo Fiat Argo e pelo Chevrolet Onix Plus, que ficaram, respectivamente, em terceiro e em quarto. O Argo teve 8.270 unidades vendidas, o Onix Plus teve 8.092 unidades e o Hyundai HB20 ficou nas 8.050.
A vantagem do Ford Ka foi pequena, mas ajudou a diminuir a diferença entre os dois no total acumulado, que era de 1.323 unidades em outubro, para apenas 404 unidades em novembro. Ou seja: basta o Ka vender 405 unidades a mais que o HB20 em novembro para conquistar a vice-liderança que vem tentando desde 2016.
Na sexta posição ficou o Volkswagen Polo, que superou o Gol novamente depois de passar a maior parte do ano atrás do irmão menor. Em novembro ele vendeu 7.168 unidades, enquanto o Gol, recuperado da lanterna, ficou em sétimo com 6.573 unidades.
Em oitavo e nono estão as duas picapes da Fiat, Strada e Toro, que se mantém coladas, porém uma posição abaixo do mês passado. A Strada continua sendo a picape mais vendida no Brasil com 6.412 unidades, seguida pela Toro com 6.281.
O ranking dos dez mais vendidos é fechado pelo Volkswagen T-Cross que, aparentemente, ganhou uma injeção de ânimo com a chegada da versão PCD e se tornou o crossover/SUV mais vendido no mês, com 6.256 unidades, superando por pouco o Jeep Renegade com 6.233.
Faltando apenas um mês para o fechamento do ano, a lista dos mais vendidos em 2019 está na seguinte ordem: 1º Chevrolet Onix – 220.803 (=); 2º Hyundai HB20 – 93.918 (=); 3º Ford Ka – 93.514 (=); 4º Renault Kwid – 76.950 (+1); 5º Volkswagen Gol – 73.429 (+1) ; 6º Chevrolet Prisma – 72.445 (-1) ; 7º Fiat Argo – 71.368 (+1); 8º Fiat Strada – 69.971 (-1); 9º Volkswagen Polo – 65.574 (=); 10º Jeep Renegade – 63.152 (=). (LC)
Jaguar F-Type ganha cara nova
Como o E-Type, o Jaguar F-Type é um dos carros mais bonitos de seu tempo. Mas você sabe como são as coisas hoje em dia. Com quatro anos o carro já tem o visual “cansado” (quem inventou esse papo?) e o público começa a olhar para os rivais e o melhor a fazer é dar um tapa no visual.
No caso do F-Type, ele tinha a mesma cara desde 2013, mas ele estava longe de ser desatualizado esteticamente. Mesmo assim, a Jag assumiu a difícil tarefa de evoluir o visual do carro e apresentou nas últimas horas de segunda-feira (2) a primeira evolução do carro, que ainda não é uma nova geração, apesar de parecer quando visto de frente.
Como já era esperado, ele perdeu o V6, que foi substituído pelo novo Ingenium seis-em-linha em toda a gama da Jaguar Land Rover. Ou melhor: quase toda. Porque o novo F-Type não tem uma opção de seis cilindros. Dizem que o Ingenium não cabe no carro, apesar das proporções de grã-turismo do carro. É plausível.
Em vez disso ele tem apenas a versão 2.0 turbo P300, que é um motor capaz de mover com agilidade o Range Rover Velar, e é mais que suficiente para divertir os ocupantes do F-Type; e a versão V8, que perdeu a opção aspirada e passa a vir sobrealimentado por um compressor para produzir 450 cv ou 575 cv na versão R. Todos são equipados com o câmbio ZF8HP de oito marchas, mas somente os modelos V8 têm a opção de tração nas quatro rodas.
O R ainda diferencia-se pelas molas e amortecedores mais firmes, barras estabilizadoras mais espessas e pela opção de freios de carbono-cerâmica.
O F-Type 2.0 vai do zero aos 100 km/h em 5,7 segundos e pode ser identificado pelo escape simples centralizado. O V8 de 450 cv vai do zero aos 100 km/h em 4,6 segundos e chega aos 285 km/h e se diferencia pelas duas saídas duplas de escape. O F-Type R acelera de zero a 100 km/h em 3,7 segundo e chega aos 300 km/h — velocidade limitada eletronicamente.
Por dentro o F-Type foi mantido praticamente intocado, o que mostra como aquela história de “visual cansado” muitas vezes é uma bobagem. A única mudança é o quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas. (LC)
Mercedes e Bosch anunciam ampliação de campo de provas em São Paulo
A Mercedes-Benz e a Bosch anunciaram nesta última segunda-feira (2) o investimento de R$ 70 milhões para ampliar o campo de provas da Mercedes em Iracemápolis/SP, onde são produzidos a Classe C e o crossover GLA.
Segundo o comunicado feito à imprensa, o valor será dividido entre as duas empresas e será usado para construir cinco novas pistas, boxes e escritórios. As obras iniciam em 2020 e terminam em 2021, quando o complexo será inaugurado.
Entre as novas pistas estão um traçado oval de 2,6 km para testes de alta velocidade, um traçado de 2 km para testes de dirigibilidade e uma superfície de 70.000 m² para testes de dinâmica. (LC)
Fiat lança Argo Trekking 1.8 por R$ 68.990
A Fiat apresentou oficialmente o Argo Trekking equipado com motor 1.8 e cambio automático, que faz companhia ao bem sucedido modelo 1.3 com cambio manual. A versão Trekking corresponde atualmente por 30% das vendas do hatch compacto da Fiat e pecava por não oferecer o tão popular câmbio automático, as nova versão vem para compensar essa falta e melhorar as vendas do modelo.
A nova versão 1.8 se diferencia externamente do 1.3 apenas pelo emblema “AT6” na traseira e pelas rodas de 15 polegadas de série (no 1.3 são opcionais), a decoração aventureira permanece a mesma. O motor 1.8 é o mesmo usado nas versões Precision e HGT, que produz 139 cv e 19 kgfm. A suspensão mais alta da versão Trekking deixa o Argo com vão livre de 210 mm.
Na versão 1.8 o Argo Trekking pode receber opcionais que não eram disponíveis anteriormente: tem o pacote Tech, que inclui tela de TFT de 7 polegadas no cluster, ar condicionado digital, retrovisores com rebatimento elétrico, keyless entry’n’go, sensor de chuva e crepuscular e retrovisor interno eletrocrômico. O segundo pacote é o Stile, que adiciona apoio de braço no banco do motorista, volante revestido em couro, cruise control, aletas para trocas de marcha no volante, bancos revestidos em couro ecológico e banco traseiro bi partido.
O Argo Trekking 1.8 automático parte de R$ 68.990, R$ 9.000 acima da versão 1.3 manual. A versão aventureira fica posicionada acima do modelo Precision 1.8 e abaixo do esportivo HGT, ambos automáticos. (ER)
Peugeot confirma nova geração do 208 no Brasil em 2020
A Peugeot anunciou por meio de um comunicado nessa segunda (02) o lançamento da nova geração do 208 para 2020, com fabricação na Argentina. Segundo o fabricante o lançamento faz parte do novo plano “Virada Brasil”, que busca renovar a gama de modelos oferecidos e modernizar a marca no país. Segundo a gerente da Peugeot no Brasil, Ana Theresa Borsari, o novo 208 trará o mesmo impacto para o mercado que o 206 trouxe.
O novo 208 será o primeiro modelo da nova identidade visual da marca no Brasil, ele também marca a estreia da plataforma modular CMP. O 208 deverá reaproveitar os motores 1.2 e 1.6 aspirados da geração atual, uma versão turbo do 1.2 também está nos planos. Não se sabe ainda se a versão elétrica E 208 GT virá o Brasil. (ER)
Austrália introduz novas câmeras que detectam o uso de celular por motoristas
A Austrália instalou seus primeiros radares com câmeras que detectam se o motorista está usando o celular enquanto dirige. As câmeras fazem parte de um plano de redução de acidentes fatais nas rodovias australianas em 30% até 2021. Inicialmente as câmeras serão instaladas no estado de New South Wales, onde só é permitido pela lei atender o telefone no carro usando sistemas hands-free.
As câmeras em si não são especiais, o que difere elas é um software de inteligência artificial que identifica se o condutor está usando o telefone. As fotos selecionadas são enviadas para funcionários autorizados para confirmar se estão mesmo usando o telefone. Esses sistema não é o primeiro do tipo no mundo, na China os motoristas são fotografados por câmeras nas rodovias e um sistema menos avançado é usado para identificar o uso de celular.
Durante os três primeiros meses de funcionamento das câmeras os motoristas receberão apenas uma carta de advertência, depois desse prazo a infração virá com uma multa de AU$ 344 (R$989,44 em conversão direta) ou de AU$ 457 (R$ 1.314,46) em zona escolar. (ER)
Picape da Hyundai é flagrada com poucos disfarces
A Santa Cruz, primeira picape da Hyundai, foi flagrada pelo site The Korean Car Blog em sua forma final e usando poucos disfarces. No flagra já é possível notar que a Santa Cruz usa um monobloco derivado de uma plataforma de tração dianteira, assim como a Fiat Toro e a Honda Ridgeline. Segundo o site a picape é derivada do novo Tucson, ela compartilha o mesmo código interno de projeto do SUV.
O site diz que a picape já foi apresentada em convenções do fabricante com os concessionários, o lançamento é aguardado para 2020. A picape deverá vir com motor quatro cilindros 2.5 aspirado e com uma opção híbrida. A produção será na fábrica do Alabama (EUA), ainda não se sabe a Santa Cruz virá para o Brasil. (ER)
Vaza lista com 137 carros novos que podem ser adicionados ao Forza Horizon 4
Membros do fórum GT Planet identificaram no código do jogo Forza Horizon 4 137 carros novos que poderão ser adicionados. A lista contém vários carros que já estiveram presentes em outros jogos da franquia Forza, como o Saab 9-3X e o Chevrolet Corvair, e algumas novidades interessantes, como o Mercedes-Benz AMG Hammer e o Singer 911.
Mas essa lista tem que ser levada com um pé atrás, o print dos nomes dos carros no código do jogo usam a fonte Comic Sans e existem alguns erros de escrita, como o Rolls-Royce Wraith que está como “Wriath”. Esses carros podem estar no código do jogo também como dados remanescentes de versões anteriores ou de carros removidos por questões de licenciamento. A lista completa vocês podem conferir abaixo:
2018 Hennessey Velociraptor
2018 Lamborghini Huracan
1949 Ford Dually Hotrod
2018 Ferrari Portofino
1987 Mercedes-Benz AMG Hammer
2019 Raesr Tachyon
1988 Mitsubishi Starion
1988 Volkswagen Scirocco 16v
2003 Volkswagen Bora VR6
2015 Volvo S60 Polestar
2014 Tesla Model S
2014 Rolls Royce Wraith
2016 Rolls Royce Dawn
2018 Renault Megane Renault Sport
2017 Alpine A110
2018 Porsche Gunther Werks 400R
1993 Porsche 928 GTS
2004 Mercedes C32 AMG
2016 McLaren P1 GTR
2010 Mazda Mazdaspeed 3
2018 Land Rover Velar
2019 Lego Bugatti Chiron
2018 Jaguar i-Pace
2017 Dodge Demon (Fast 8 spec)
1975 Citroen DS23
2012 Chrysler 300C
2014 Chevrolet SS (model unnamed)
1990 Chevrolet Camaro IROC-Z
2000 BMW Z8
1984 BMW 635CSi
1996 BMW 850CSi
2000 BMW 323i Sport
2009 Aston Martin Vantage
1992 Alfa Romeo 155
2012 Infiniti G37 IPL
No. 11 Alfa Giulietta BTCC 2018
Alfa Brera Ti 2009
Aston DB7 Zagato 2003
Aston Vanquish 2001
Aston Virage 2012
Aston Vulcan AMR Pro 2019
No. 44 Audi R8 LMS 2018
Audi TT 2004
Austin Seven 1924
Bentley Turbo R 1992
Chevrolet Cobalt SS 2010
Chevrolet Corvair 1969
Citroen C4 VTS 2009
Citroen DS23 1975
DeTomaso Pantera 1971
Dodge Magnum SRT8 2008
Dodge Stealth Turbo 1996
Dodge “Supercharger” 1968
No. 25 Ferrari 488 Challenge 2017
No. 117 Ferrari 599 Formula Drift 2018
Ferrari Portofino 2018
Fiat Coupe 2000
No. 1 Ford Escort MK1 1967
No. 5 Ford Escort MK2 1977
No. 14 Ford Mustang SCCA 1998
No. 15 Ford Mustang 1991
No. 25 Ford Ultra4 Bronco 2017
No. 98 Ford Mustang TA 2018
Ford Focus SVT 2003
Ford Formula 4 2014
Ford GT70 1970
Ford Ka 2011
Ford Lola T90 1966
Ford Mustang GT390 1968
Ford Mustang SVO 1986
Ford Racing Puma 1999
Ford Supervan 3 1994
Ford Thunderbird 1957
GMC Jimmy 1970
Hennessey Velociraptor 6×6 2018
Honda Civic Si 1999
Kurtis Kraft KK500C 1954
Lamborghini Espada 400GT 1973
Lincoln Continental 1962
Lincoln MKVII 1988
Lincoln MKVIII 1998
No. 22 Lotus 35 Martin 1966
No. 99 Lotus Evora GT4 2018
Lotus Esprit Turbo 1980
Land Rover Defender “Paypal” 1997
Land Rover Range Rover SVR 2018
Maserati Gran Turismo MC 2010
Maserati Quattroporte 2012
Matra-Simca MS650 1970
Mazda 323GTR 1992
Mazda ProMazda 2013
Mazda USF2000 2013
McLaren M6GT 1969
McLaren Speedtail 2019
Mercedes E55 AMG 2006
Mercedes E63 AMG 2012
Merecedes E63S AMG 2018
Mercedes SLR Stirling Moss 2010
Mitsubishi FTO 1998
Mercury Cyclone Spoiler 1970
Napier Railton 1933
No. 64 Nissan 370Z Formula Drift 2018
Nissan Pulsar GTI-R 1990
Nissan Dakar 2004
Panoz Esperante 2005
Peugeot 205 Rallye 1991
Peugeot 206RC 2004
Peugeot 207RC 2007
Peugeot 207 Super 2000 2007
No. 00 Porsche Macan “RR” 2018
No. 11 Porsche 956 1983
No. 65 Porsche 911 Desert 1985
No. 73 Porsche 911 GT3R 2018
Porsche 356C Emory 1964
Porsche Singer 911 1990
Porsche 911 Sport Classic 2010
Porsche 911 997 GT3 2007
Porsche Boxster S 2010
Porsche GT4 Clubsport 2019
Renault Clio 197 2007
Renault Clio RS 2016
Renault Megane R26R 2008
Rover SD1 1984
RUF CTR2 1995
Saab 9-3 Turbo X 2008
Savage Rivale GTS 2013
Shelby 1000 2012
SSC Ultimate Aero 2010
No. 00 Subaru Levorg GT 2018
Subaru Crosstrek Desert Racer 2017
Triumph GT6 1973
Triumph TR7 1979
Venturi Atlantique 1997
Volvo C30 2009
Volvo C30 Polestar 2013
No. 22 Volkswagen Golf WTCR 2018
Zenvo TSRS 2019
(ER)