diferentemente de tantos outros lançamentos de genebra o koenigsegg regera foi de fato uma surpresa nao apenas por ter sido mantido em segredo ate a data de seu lançamento oficial mas tambem por sua forma e conteudo no começo de fevereiro a k segg divulgou o primeiro teaser desse seu novo carro que se limitava ao nome regera e a expressao megacarro — que nos levou a crer que eles estavam preparando outro modelo com 1 megawatt de potencia como ja havia sido o agera one 1 com seus 1 360 cv na manha de hoje descobrimos que christian von koenigsegg e sua equipe de fato prepararam um novo megacarro com visual ainda mais agressivo que o agera one 1 e ainda mais potencia — desta vez o carro tem 1 11 megawatt ou 1 510 cv mas essa nao e a maior surpresa o que impressionou e surpreendeu mesmo foi o fato de o koenigsegg regera nao ter um cambio sim e isso o que voce esta lendo pela terceira vez o regera nao tem uma transmissao comum com engrenagens diferencial e alavanca em vez disso ele tem um sistema de transmissao direta formado por um conjunto muito bem sacado de tres motores eletricos um v8 biturbo e uma bateria umida de 620 volts capaz de fornecer 9 27 kwh de energia e o hipercarro mais insano do planeta ele e baseado no agera e e um hibrido por definiçao mas nao e assim que christian von koenigsegg encara seu carro para ele o regera nao e um hibrido pois os motores eletricos atuam como o sistema de transmissao do carro o negocio e inedito e um pouco confuso a primeira vista mas depois voce entende e começa a achar a soluçao brilhante o sistema chama se koenigsegg direct drive ou kdd e teve patente requerida pela fabricante sueca o coraçao do carro ainda e um motor a combustao um v8 biturbo de cinco litros e 1 100 cv com sistema de escape de titanio normalmente o virabrequim seria ligado a um sistema de embreagem ou um conversor de torque para mover um cambio ligado ao diferencial que por sua vez faz as rodas girarem mas o regera nao e um carro normal o virabrequim do v8 e conectado a um motor eletrico de 210 cv que tambem funciona como motor de partida e recuperador de energia na parte de tras o motor v8 e conectado ao eixo traseiro por um diferencial com acoplamento hidraulico e cada roda traseira tem em seu semi eixo um motor eletrico de 245 cv o desenho abaixo ajuda a compreender melhor esse layout na arrancada o acoplamento hidraulico esta totalmente aberto — as rodas sao movidas somente pelos motores eletricos e o motor eletrico de partida continua operando para compensar a parte baixa da curva de torque do motor v8 e dar ao carro força total mesmo sem uma primeira marcha aos 50 km/h esse acoplamento hidraulico que funciona como uma embreagem começa a se fechar passando a usar cada vez mais a força do v8 para mover as rodas traseiras em alto giro o motor eletrico de partida agora movido pela rotaçao do virabrequim passa a produzir energia para recarregar as baterias enquanto os motores eletricos do eixo traseiro funcionam como um diferencial eletronico vetorizando o torque embora seja mais complicado que um cambio comum christian von koenigsegg afirma que a perda mecanica desse sistema e 50% menor graças a sua simplicidade alem disso apesar dos 115 kg da bateria koenigsegg diz que o kdd completo adiciona apenas 88 kg em relaçao ao peso total de um hipotetico regera equipado somente com o motor v8 e um cambio de embreagem dupla e sete marchas ah e os motores eletricos permitem que ele rode 30 km sem usar uma gota de gasolina — mas e pouco provavel que alguem resista a tentaçao de usar aquele v8 de 1 100 cv pronto para entrar em açao com menos peso que um hibrido comum 1 800 cv brutos e mais de 200 mkgf de torque o regera dispara e chega aos 100 km/h em 2 7 segundos — um numero relativamente comum perto de nissan gt r hennessey venom e ariel atom v8 mas e a partir dali que as coisas começam a ficar realmente impressionantes os 300 km/h chegam em 12 segundos cravados em 20 segundos ele estara a 400 km/h e se voce precisar desviar de uma laferrari um 918 ou um p1 durante a aceleraçao ele vai de 150 a 250 km/h em 3 2 segundos e segue acelerando ate chegar aos 410 km/h antes de continuarmos assista ao video que o youtuber shmee150 gravou no salao enquanto voce processa esses numeros [youtube id= m61gqd_rowa width= 620 height= 350 ] o restante do regera nao e menos impressionante a carroceria e totalmente nova com dianteira mais aerodinamica e elegante que a do seu irmao de plataforma o agera o subchassi traseiro tambem recebeu modificaçoes e agora usa suportes flexiveis de borracha em vez dos suportes solidos uma forma de melhorar o conforto e os niveis de ruido a lateral traz duas tomadas de ar monstruosas e o teto rigido pode ser removido transformando o em um belissimo roadster na traseira o regera traz uma asa retratil e ajustavel o chassi obviamente condiz com o desempenho do carro as rodas sao de fibra de carbono e usam pneus mais largos na dianteira para compensar o peso da bateria instalada sob o tunel central os amortecedores sao ajustaveis nos quatro cantos e o carro tem flaps aerodinamicos no assoalho que podem ser ajustados individualmente pelo motorista apesar de ter todas as caracteristicas de um hipercarro o regera foi anunciado como um supercarro de luxo comparado com o agera one 1 nao e um exagero por parte de chris von k e sua equipe as portas usam o sistema soft close da koenigsegg o interior e revestido de couro e traz mais isolamento acustico que qualquer outro modelo da marca ha iluminaçao intimista bancos bem estofados com ajustes eletricos e ate o novissimo sistema apple carplay com conectividade 3g e wi fi e alto falantes de alta definiçao a conectividade tambem se estende ao sistema de diagnostico e atualizaçao de firmware remoto o carro mostrado em genebra contudo ainda nao e a versao de produçao mas esta 95% concluido apos o salao ele sera completado e passara pelos testes em pista para a conclusao do desenvolvimento
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