Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.
Desenho do novo SUV compacto Renault registrado no INPI
O novo SUV mais barato da Renault do Brasil teve seu desenho registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), e com isso podemos ter a primeira olhadela no que nos espera. Parece fortemente baseado no Dacia Sandero Stepway europeu, e o carro provavelmente terá este nome na Europa. Já no Brasil deve mudar de nome, para se afastar do estigma do carro barato.
A produção do novo modelo será na fábrica de São José dos Pinhais (PR), planta que receberá investimentos de R$ 2 bilhões, que incluem a nova plataforma CMF-B e do novo motor 1.0 turbo. Ambos, possivelmente, serão parte do pacote deste novo carro.
A marca Renault agora se considera totalmente suavizada, considerando o Stepway e o Kwid SUVs. Este novo carro deve eventualmente substituir o último dos Sandero, o Stepway. Provavelmente não de forma imediata, mas inevitável. Deve também ser um adversário do Pulse, outro Hatch com molduras de caixa de roda preta e mais altinho, o que aparentemente é código para “SUV”.
O lançamento faz parte do plano “Renaulution”, um nome difícil de pronunciar, feio de ouvir, e que não deixa de ser um pouco engraçado: parece criado por uma criança com boa dicção. Se você não percebeu, é fusão de Renault e Revolução. Mas de revolução mesmo há muito pouco, como sempre nesses casos: é apenas uma mudança de foco, de volume para valor. Carros mais caros, menos deles. (MAO)
Alpine A110 vai competir em Pikes Peak
O Alpine A110 não é vendido também nos EUA, mas será um visitante ilustre este ano. Um cupê especial de corrida vai participar da famosíssima “Race to the Clouds”, a subida de montanha de Pikes Peak, em 25 de junho.
A participação da Alpine no Pikes Peak International Hill Climb é um esforço conjunto com a equipe de corrida Signatech. O carro tem um kit aerodinâmico radical, e é um carro de corrida dedicado; está em testes na França, antes de partir para Colorado Springs e a famosa prova morro acima.
Além da asa dupla atrás, o carro tem um Splitter pronunciado na frente, e uma grande aleta central atrás da cabine, nova mania aerodinâmica mundial em carros de corrida. O motor agora dá quase 500 cv, graças a mais turbo, muito provavelmente. Há sensíveis reduções de peso também, como não poderia deixar de ser: o peso final é de 950 kg apenas.
Parece que foi ontem que apareceu este herdeiro espiritual do Willys Interlagos, mas foi em 2017. A cada nova versão e variação ficamos mais interessados nesta pequena maravilha, que prova que um carro moderno não precisa ser pesado e cheio de amortecedores e controles ativos para ter desempenho primoroso; não precisa pesar mais de uma tonelada; não precisa ter medo de ser turbo e DCT, se tudo for bem-feito. Um carro que vamos sentir saudades quando sumir, o que não será em breve, mas acontecerá. Seu substituto será elétrico. (MAO)
Toyota promete continuar com os carros Gazoo Racing
Aparentemente a saída de Morizo-san da cadeira mais alta da Toyota, e o imediato papo de foco em eletrificação de seu sucessor, causaram algum mal estar na imagem esportiva tão cultivada recentemente pela empresa.
Tanto que tiveram que voltar e falar sobre isso. O novo CEO, Koji Sato, revelou que seu antecessor – Akio Toyoda – agora terá mais tempo para se concentrar no desenvolvimento de novos modelos da marca GR.
Sato disse em entrevista à Autocar: “Nosso Master Driver (Akio Toyoda) também era presidente da empresa ao mesmo tempo em que tinha na mão o volante da Gazoo. Agora ele é apenas presidente, talvez tenha muito mais tempo para desenvolver carros para eles.”
A empresa fala pouco sobre o futuro da Gazoo; mas disse que está considerando uma versão esportiva do crossover elétrico Toyota bZ4X (Yay!…) e está tentando viabilizar o hidrogênio como maneira de continuar fazendo carros com motor a combustão.
Em 2021, a Toyota apresentou brevemente um conceito compacto de carro esportivo elétrico de dois lugares com o emblema GR, que possivelmente seria um novo substituto para o MR2, e rival do A110 e Boxster elétricos.
Parece, na verdade, que não vai ficar melhor que exatamente agora. Reserve seu GR Corolla assim que for colocado a venda aqui e seja feliz. Lá fora existem o Yaris, o GR86 e o Supra na linha GR, mas por aqui, apenas teremos o Corolla. O que é mil vezes melhor que alternativa: nada. (MAO)
Corvette E-Ray, banido de competição, foi readmitido
O National Council of Corvette Clubs (NCCC) americano foi criticado no mês passado quando foi descoberto que o Chevrolet Corvette E-Ray seria proibido de competir ou participar de seus eventos e shows. Após uma quantidade significativa de reação dos próprios associados, a entidade voltou atrás.
Após a tempestade midiática, a presidente do NCCC, Deb Murphy, disse que a regra foi redigida para veículos 100% elétricos, não os híbridos. “Gostaria de esclarecer: a discussão envolveu os carros elétricos (tipo plug-in) que pegaram fogo”, disse Murphy em um comunicado. “Não incluímos carros híbridos nessa discussão. Os híbridos são permitidos em nossas competições e os E-Rays serão bem-vindos em nossos eventos.”
A redação da norma vai ter que ser alterada, claro, pois alguém E-rou errou aqui. Mas o fato é que o E-ray então está de volta nos eventos do NCCC. Ufa! O mundo pode continuar a rodar depois desta importante discussão. (MAO)
Lia Block vai subir o Pikes Peak em homenagem ao pai
Não é só o Alpine A110 que vai estar em Pikes Peak, mas também o carro que prometia ser a estrela do evento de 2022, mas não conseguiu bater o recorde da pista. Está de volta este ano: o Hoonipegasus, um Porsche 911 muito doido.
Se você estranhou esta volta, pelo simples motivo de que o seu piloto e idealizador, the late, great Ken Block, bem… estar mortinho da silva, não se aflija: existem outros pilotos profissionais no mundo. Mas o legal aqui é que o carro, agora pintado de rosa, será pilotado não por outro piloto qualquer, mas sim por Lia Block, de 16 anos, filha de Ken.
No Instagram, Lia compartilhou a notícia com o mundo. No entanto, disse que não será uma corrida cronometrada oficial, pois ainda precisa de um pouco mais de experiência ao volante para participar oficialmente. Será uma subida-tributo ao pai apenas. O que, considerando o carro radical que é o Hoonipegasus, parece algo prudente.
Quão radical é ele? O tanto necessário para se tornar recordista na famosa prova. O motor Porsche turbo tem 1400cv, e o carro pesa apenas 995 kg. Construído pela BBi Autosport, este é tecnicamente um 911 de motor central projetado especificamente para a prova. Utiliza um sistema de suspensão ajustável em altura que opera automaticamente usando as coordenadas do GPS, aumentando ou diminuindo conforme necessário durante a corrida. Tem tração nas quatro rodas e, sim, a pintura é também uma homenagem ao Porsche 917/20 “Pink Pig” de 1971.
A menina Block não é exatamente verde: além de ser captada em câmera algumas vezes dirigindo o Mustang de 1400 cv do pai, ela está atualmente fazendo uma temporada de sucesso na Green APU American Rally Association, pilotando um Subaru BRZ na categoria Open 2WD. Ela terminou recentemente em primeiro lugar na classe no Olympus Rally de 2023 e atualmente está em segundo lugar geral no campeonato, em sua categoria. O fruto realmente não cai longe da árvore. (MAO)