os esportivos a moda antiga com motor aspirado cambio manual e traçao traseira sao uma especie em extinçao claro motores turbo e hibridos sao mais eficientes traçao nas quatro rodas e mais eficaz em uma serie de situaçoes e o cambio de dupla embreagem pode te ajudar a baixar alguns segundos em tempos de volta alias ate mesmo automaticos com conversor de torque estao chegando nesse nivel se ja nao chegaram mas para um entusiasta que valoriza o envolvimento ao volante nada disso substitui um conjunto minimalista com tudo na mao menos potencia e menos peso traseira alegre e um ronco puro e sem distraçoes ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] ha quem diga que a salvaçao no futuro serao os carros antigos mas se pararmos para pensar no futuro os carros atuais serao os antigos entao quais sao os carros que temos hoje que vao merecer a sua atençao daqui a 20 ou 30 anos essa pergunta na verdade poderia ate render uma materia por si so por hoje contudo vamos analisar um serio candidato o novo toyota gr86 ou melhor vamos ver o que as analises dele la fora vem dizendo a respeito porque sim o gr86 ja foi testado pela imprensa estrangeira e felizmente eles praticamente nao tem criticas ao que parece o gr86 mudou so por desencargo de consciencia afinal a geraçao anterior ja tinha quase dez anos e estava mesmo na hora de dar ao cupe uma nova cara e mais potencia so que o que importa continuou intacto e se em qualquer outro segmento mudar tao pouco seria alvo de criticas no caso do toyobaru e motivo de alivio para saber mais sobre como o gr86 de gazoo racing 86 foi recebido pela critica vamos mergulhar de cabeça em mais um meta review vale lembrar que as impressoes se referem ao toyota gr86 pois o subaru brz ainda nao foi testado mas pelo que diz a propria toyota o motor do gr86 e mais esperto enquanto o do brz tem carater mais linear tudo esclarecido entao vamos la adam ismail do jalopnik resumiu bem a impressao que permeia todas as analises que lemos sobre o novo gr86 o toyota gr86 nao surpreende porque e o mesmo esportivo de traçao traseira que conhecemos e amamos ha uma decada com o mesmo espirito alegre e filosofia democratica no sobresterço exceto que agora ele e mais esperto e preparado para correr atras [de esportivos maiores e mais potentes] e nao era exatamente disso que o 86 original precisava ismail refere se aos incessantes pedidos por mais potencia que a toyota e a subaru que fornece o motor tiveram de aturar desde o lançamento do toyobaru em 2012 os 200 cv do boxer de dois litros podem ser mais que suficientes para qualquer entusiasta se divertir em uma estradinha cheia de curvas mas em tempos de super trunfo virtual e dificil agradar nem mesmo o argumento de que os gemeos foram criados para preparaçao foi suficiente para aplacar as criticas em 2016 rolou um aumento de 8 cv na potencia mas os mais afobados encararam a mudança como um punhado de migalhas e bem com certa razao o aumento de potencia se deu com a adoçao de um boxer maior de 2 4 litros o fa24 que e tratado como um novo motor no material publicitario mas tudo indica se tratar de um fa20 com o diametro dos cilindros ampliado de 86 mm para 94 mm o curso dos pistoes se manteve em 86 mm o que e filosoficamente adequado ja que o numeral no nome do carro se refere justamente as medidas do motor; mas tambem ajuda o motor a subir de giro com mais rapidez https //www youtube com/watch v=hjsmzy5exlw naturalmente aspirado o fa24 entrega 235 cv a 7 000 rpm e 25 5 kgfm de torque a 3 700 rpm a maneira correta de especificar seu gr86 inclui o cambio manual de seis marchas mas e possivel optar por uma caixa automatica tambem com seis marchas a força vai para as rodas traseiras atraves de um diferencial de deslizamento limitado torsen a suspensao e do tipo macpherson na dianteira com braços triangulares sobrepostos na traseira e a plataforma do carro ganhou elementos modulares da arquitetura sgp subaru global platform graças ao uso de novas travessas diagonais conectando a suspensao dianteira ao monobloco e outros reforços como um anel de aço atras do habitaculo ligando as longarinas superiores e inferiores o gr86 traz um aumento de 50% na rigidez lateral em relaçao ao modelo anterior as mudanças acrescentaram quase 10 kg ao peso do carro em ordem de marcha de 1 298 kg para 1 307 kg com o ganho de potencia em quase 30 cv nao da nem para ficar chateado na verdade o ganho irrisorio de massa so foi possivel porque a fim de abaixar o centro de gravidade e compensar o peso extra do powertrain o gr86 recebeu para lamas teto e capo de aluminio mas como a afirmaçao de que o gr86 ficou igual so que melhor se traduz na pratica da para reescrever essa frase dizendo que o novo gr86 segue a mesma receita mesmo a estetica e claramente evolutiva porem melhor executada mas e preciso prestar atençao aos detalhes para entender como isso afeta a experiencia ao volante adam ismail prossegue com suas impressoes em termos de dinamica lutei para apontar as diferenças entre o carro antigo e o novo forçando um pouco a barra talvez o gr86 seja um carro mais decidido graças as melhorias na rigidez lateral em grande parte os carros se comportam praticamente da mesma forma quando mudam de direçao imediatos e alegres porem com equilibrio a direçao e relativamente leve tanto no carro novo quanto no antigo com uma pequena folga que deixa espaço para melhorias mas certamente nao pronunciada o bastante para incomodar talvez donos experientes do 86 ou do brz possam notar as diferenças que nao notei nas curvas mas uma diferença que todo mundo vai notar e o torque extra e particularmente quando ele entra em açao o novo motor 2 4 toma corpo muito mais rapido e voce nao precisa mais manter se sempre no limite de giro de cada marcha para aproveita lo ao maximo o gr86 so e um carro mais amigavel de levar ao limite e quando voce o faz com certeza passa a impressao de que ele tem mais para entregar o motor e o que realmente vira o jogo com o gr86 ele deixou o carro mais responsivo de forma geral e eu desconfio que o clamor por um sistema de induçao forçada que ja foi ensurdecedor vai diminuir um pouco com essa nova geraçao https //www youtube com/watch v=5c5tx0onaw8 um detalhe que todas as avaliaçoes abordaram e o fato de os pneus serem diferentes dependendo da versao o modelo basico e calçado com um jogo de michelin primacy hp de 17 polegadas exatamente os mesmos que no 86 antigo na versao premium porem os michelin dao lugar a quatro pirelli sport 4 de 18 polegadas sao pneus mais grudentos sim mas a unanimidade absoluta unanimidade mesmo e a seguinte os pneus mais baratos podem divertir mais a quem quer simplesmente esticar as pernas na pista e escorregar a traseira algumas vezes os pneus melhores deixam o carro mais plantado e mitigam um pouco as estripulias aaron gold da motor trend resume bem os pneus mais baratos tornam as derrapagens controladas mais faceis e em um carro como o gr86 isso e 3/4 da diversao falando em derrapagens controladas elas sao outra coisa que o motor mais potente facilitou gold acrescenta por mais que o motor nao seja forte a ponto de derreter os pneus como se fossem manteiga sua recem adquirida potencia extra torna os powerslides mais faceis e so colocar o carro no modo track para desligar o controle de traçao e diminuir a atuaçao do controle de estabilidade depois reduzir a marcha dar uma bela virada no volante e pisar fundo no acelerador e dificil fazer o gr86 perder o controle e sair rodando e mesmo nao estando no modo track o controle de estabilidade permite uma dose surpreendente de sobresterço antes de intervir para te ajudar a corrigir o que e uma boa surpresa se tratando da toyota patrick george do the drive oferece uma analise mais abrangente do quanto o gr86 melhorou na pista na verdade ele achou as melhorias mais sensiveis nao e so uma questao de igual so que melhor para ele ele diz que fora o motor ha mudanças significativas no peso da direçao e na qualidade da suspensao velocidade em linha reta nunca foi o ponto forte do 86 mas com quase meio litro a mais no deslocamento o novo gr86 vai de zero a 100 km/h em 6 1 segundos com o cambio manual e quase 1s mais rapido que antes e pode apostar que isso faz diferença nas retas o carro agora segue em frente com um senso de urgencia que o modelo anterior nunca teve esta certo que ele nao vai tirar o sono dos esportivos turbinados mas ele da conta do recado o aumento de potencia e perceptivel e bem vindo bem como a curva de torque mais plana que faz uma diferença absurda na pegada depois tem a direçao que e totalmente nova eletrica e menos pesada ela passa uma sensaçao de mais leveza e suavidade com mais assistencia mas mesmo com menos vibraçoes ela ainda da um feedback muito bom na verdade ela ficou ainda mais comunicativa quer escorregar a traseira o gr86 te mostra como e a suspensao ficou bem mais confortavel nao estou exagerando todos os que andaram no gr86 fizeram elogios semelhantes e fazia bastante tempo que nao topava com um carro tao elogiado de forma tao parecida da para perceber que a toyota e a subaru tomaram tempo para ouvir as criticas e tentar solucionar os defeitos do gt86/subaru brz ate onde dava sem apelar para a sobrealimentaçao o que no contexto atual chega a ser louvavel quer um 86 turbinado compre o seu e turbine mesmo as criticas direcionadas ao carro valeriam para qualquer cupe esportivo o banco traseiro apertado que so acomoda crianças pequenas o porta malas igualmente pequeno e de acesso burocratico e o acabamento interno apenas satisfatorio e o tipo de coisa que deixa a gente com sentimentos mistos ficamos satisfeitos em saber que ainda se faz carros como o gr86 e provavelmente o novo brz mas tambem ficamos chateados por saber que depois dele provavelmente nao havera outro e mais ainda por termos a certeza de que ele jamais sera vendido aqui nunca quisemos estar errados tanto quanto agora
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