no meu primeiro post deste project car clique aqui para acessa lo comecei falando sobre como surgiu meu amor pelos carros e mencionei o poster da ferrari f40 na parede do quarto ironicamente dois dias depois de escrever o texto passei em frente a uma loja de antiguidades e na porta estava um baita quadro da f40 exatamente igual ao poster que tive quando era pequeno acabei nao comprando por nao estar com grana sobrando no momento mas postei essa coincidencia nas redes sociais e para a minha surpresa a historia acabou causando uma comoçao nos meus amigos que fizeram uma vaquinha e me compraram o quadro agora ele esta na minha parede para lembrar que os amigos sao aqueles que te dao um empurraozinho a mais te fazem ir alem do que iria sozinho e felizmente amizade e um tema que vai aparecer bastante na historia do meu ss entao agora eu ja tenho o ss 79 hora de catalogar as peças que vieram com ele o que falta o que vai ter que receber restauro o carro estava desmontado a lataria ja havia sido raspada os reparos necessarios ja estavam feitos o carro estava muito bom de lata moleza mesmo um dos lados ja estava no fundo fosfatizante e o outro no primer foto eduardo foya esqueci de comentar um detalhe estamos sem motor pois numa prova de arrancada o dono anterior mandou o 4 cilindros pro espaço mas o fato e que este seria o meu carro de uso diario independentemente do motor que eu colocaria nele obviamente o sonho sempre foi botar um v8 dentro do cofre aquele ronco compassado o carro balançando todo voce pisa e o medo misturado com excitaçao vai aumentando dentro de voce se nao fizer nenhum tipo de cagada a sensaçao que vem depois e viciante voce precisa de mais uma dose voltando a realidade o que meu bolso permitia era apenas colocar o motor 4 cilindros que um amigo tinha sobrando pois colocou um 6 em linha no opala 76 dele o motor estava muito novo a alcool com comando do modelo a gasolina e carburador dfv 446 bem ja seria mais espertinho que o 4trinho totalmente original na minha vida o fator sorte e sempre bem presente as vezes muito mais sorte do que juizo confesso enfim mandei o carro pro meu funileiro e comecei a matutar qual seria o destino dele estava feliz por ter um motor pra colocar no ss mas no fundo eu nao estava totalmente satisfeito afinal era um opala ss o terror dos rachas nas decadas de 70 e 80 merecia um motor mais forte nessa epoca eu tambem comecei a acompanhar o movimento dos pro touring muscle cars com melhoramentos de suspensao freios rigidez da carroceria tudo para encarar provas de pro solo ou autocross contra o cronometro algum tempo depois o mesmo amigo que me vendeu o 4 cilindros estava vendendo um 6 cilindros ai a coisa começou a melhorar pra performance do ss mas fiquei numa baita duvida se colocava esse seis ou partia de vez para o v8 contando assim parece facil mas foram dois anos nessa duvida e ai quando decidi fechar com o 6 cilindros me apareceu um motor v8 305 na epoca eu estava orçando uma replica de volante do ss com o rafael bisso e o miseravel acabou fazendo minha cabeça pra montar o opala com o v8 ja que ele tambem estava montando um ss 1978 com esse motor acabei nao comprando o volante mas ganhei um amigo e o contato pra comprar o 305 voce deve estar pensando como assim 305 nao e 383 pois e ainda tem historia ate chegarmos no 383 mas comprei o motor parcial pronto seria v8 mesmo feliz com a motorizaçao agora vamos definir o projeto um opala v8 daily driver comando de valvulas baixo pra nao ficar muito ruim de andar no transito relaçao de diferencial nao muito curta afinal vou pegar a estrada as vezes e o ponto crucial pra mim leveza ao contrario do que muitas pessoas pensam o opala pode ser considerado um carro leve as primeiras geraçoes do opala com motor 4 cilindros pesavam 1 116 kg para comparar o honda civic si de 2007 pesa 1 322 kg e um dodge dart 1970 tem 1 497 kg para manter o peso o mais baixo possivel optei por utilizar componentes de aluminio cabeçotes coletor de admissao talvez radiador um bloco seria pra la de bem vindo mas o preço e alto demais mesmo la fora reforço nas longarinas quem sabe sub frame connectors bateria la pra tras trabalho na suspensao nada de direçao hidraulica ou ar condicionado normalmente faz frio em curitiba e me recuso a usar direçao hidraulica sabendo que vovos e maes de muita gente usavam estas barcas sem este recurso o que mais cambio de dodge clark 260 f quatro marchas diferencial de maverick com freios a disco adaptados toda a fiaçao eletrica e linhas de freio serao escondidas pra deixar o visual do cofre o mais clean possivel a foto abaixo e do ss 383 1975 de paulo nunes uma inspiraçao sem duvidas foto paulo nunes visual os opalas ss em geral ja tem um apelo visual muito bacana entao nao precisa de muito pra deixa los belos deixe original que funciona o que planejei para ele e um visual externo muito proximo do original a cor vai ser o vermelho marajo 1979 com exceçao do meu so conheço mais um ss 1979 nessa cor pneus radiais com letrado branco rodas dos ss mais antigos pintadas de preto enfim maldade sobre rodas internamente o opala vai ficar totalmente original volante painel console forraçoes em uma das fotos do post anterior voces viram um volante grant de madeira mas acabei passando o para frente bem como a manopla de cambio com a inscriçao ss optei por deixar tudo original em relaçao ao seu ano apesar disso a vontade de comprar outro volante e grande vamos ver ate o final dessa jornada aqui esta uma projeçao feita por guilherme farias com base numa foto de um ss que cacei na internet extras como comentei anteriormente sao cinco anos de historia sem poder andar no meu opala mas e claro que o bichinho da ferrugem nao me deixou em paz entao hoje o meu companheiro de garagem e este carinha aqui embaixo um dodge polara gl 1980 assim que o opala ficar pronto ele se tornara um project car tambem fazer o que essa loucura ja tomou conta este e o esqueleto do meu projeto algumas coisas podem mudar no decorrer do processo mas agora voce ja conhece a ideia basica no proximo post começarei a falar sobre cada item separadamente ou mais detalhadamente abraço por marcos camillo project cars #22
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