Lembra do orkut? Então… o Google vai tirá-lo do ar no próximo dia 30 de setembro, depois de pouco mais de dez anos de atividades. Entre os maiores atrativos da rede social moribunda estavam as comunidades, que ajudaram muita gente a aprofundar seus conhecimentos e trocar experiências sobre qualquer assunto. Os carros, é claro, não ficaram de fora.
Como a gente sabe que antes de grupos do Facebook e do FlatOut Brasil, era lá que você passava o tempo discutindo sobre carros, queremos saber: qual era sua comunidade automotiva favorita no orkut?
As comunidades do orkut foram o primeiro passo de muitos gearheads na internet. Na verdade elas foram algo ainda mais importante que isso: foi onde aprendemos o que era uma rede social e como elas poderiam ser úteis para reunir pessoas com interesses em comum. Bastava você procurar uma comunidade sobre o assunto que te interessava e começar a participar dela.
Diferentemente do Facebook, que já foi pensado para ter perfis comerciais/corporativos, o orkut era um lance meio amador. As empresas ainda não sabiam como se beneficiar com essa concentração de pessoas interessadas em sua marca e seus produtos (algumas continuam não entendendo até hoje), e por isso a maioria das comunidades eram controladas por usuários comuns, que tinham apenas a intenção de juntar pessoas com um mesmo interesse.
E assim surgiram comunidades de leitores de revistas, os fã-clubes de marcas, de modelos, de pilotos, os clubes de proprietários. Comunidades sobre design automotivo, sobre tuning virtual, Velozes e Furiosos, carros turbo, preparações e até as famosas comunidades de ódio, como “Odeio APezero”, “Churrascaria Maranello”, “Fiat Marea Bombando Geral”, “Porsche = Fusca” etc. Foi nelas que descobrimos o que era um troll, um hater, um fake, mas também aprendemos o que é OBD2, como soprar um giclê, a trocar correia de Fusca e que Top Gear não era só um jogo de Super Nintendo.
Então um dia veio o Facebook, com uma estrutura mais atraente, chat integrado, grupos, suporte para multimídias e, mais importante, a possibilidade de criar páginas corporativas. A migração em massa para a rede do Marquinhos Zuckerberg deixou para o orkut apenas os fãs mais dedicados às suas comunidades, que usavam a rede social do Google — a primeira delas — como uma plataforma simples e fácil de usar (e gratuita) para fóruns. Com poucos usuários e operando apenas no Brasil, o Google vai fazer o que qualquer empresa faria com um produto marginalizado: tirá-lo do ar.
Por isso pare por um minuto, tente vasculhar suas memórias de seis, sete, dez anos atrás e responda para a gente: qual era sua comunidade automotiva favorita do orkut?