por quase seis anos eu fui o louco proprietario de um classe a o famoso mercedes da classe b que era conduzido por mim como se fosse um classe g um carrinho muito valente se querem saber apesar de seus varios defeitos ou melhor particularidades carro que a gente gosta nao tem defeito e igual esposa e amigo tem particularidades e dentre as particularidades do classe a w168 a mais notavel era o acerto de suspensao exageradamente firme um arranjo independente com mcpherson e braços arrastados que controlava a carroceria contrariando a fisica mas que cobrava seu preço no quesito conforto — afinal a fisica ainda e fisica e a suspensao nao era magica mas ele nao nasceu assim nem fui eu quem a estragou nao era rebaixado ou coisa do tipo aquela suspensao esquisita foi obra da propria mercedes quando eles desenvolveram o carro na metade dos anos 1990 ele tinha o padrao de conforto que se espera em um mercedes benz e ele foi para as lojas assim so que no inicio de 1997 logo nos primeiros meses de vendas uns suecos malucos decidiram fazer um teste muito comum por la o teste do alce https //www youtube com/watch v=qf3eu_mkxgm o alce e um cervideo exotico para nos ele nao habita a america do sul e por aqui seus parentes mais proximos sao os cervos e veados que sao bem menores e por isso nao ameaçam a segurança no transito — ate mesmo por que o habitat natural destes animais nao costuma ter muito transito mas nos paises do hemisferio norte os alces sao uma preocupaçao por que eles nao sao do tamanho de caes como os veados e cervos eles sao maiores que touros e vacas — um alce macho pode chegar a 2 metros de altura e 2 5 metros de comprimento pesando ate 700 kg atropelar um animal desse e tragedia na certa mas desviar deles tambem pode ser porque a manobra de desvio e das que mais desestabilizam um carro pois ela submete a suspensao a uma transferencia rapida de carga que em velocidade acaba multiplicada podendo consumir todo o curso da suspensao nesse caso ela passa a atuar como uma alavanca para tombar o carro se escapa de um acidente causando outro por isso o teste do alce e comum na suecia os jornalistas entram no carro e simulam um desvio se o carro se descontrolar e reprovado nao serve para desviar de alces no susto se ele for controlavel pelo motorista e bom e seguro a maioria dos carros e reprovada por que sai excessivamente de frente ou de traseira ou apresenta risco de tombamento mas com o mercedes classe a foi pior o piloto mal teve chance de tentar controlar o carro ele capotou com os jornalistas dentro e causou um baita problema de imagem para a mercedes o jeito foi recolher o carro revisar a suspensao — e torna la desconfortavel para ser estavel — e ainda instalar no carro mais barato da marca toda a suite de assistencias do carro mais caro na epoca o classe s w220 funcionou o carro se tornou quase incapotavel com direito a teste independente do tuv uma especie de inmetro germanico certificando sua segurança mesmo assim o carro acabou apelidado carinhosamente pelos fas europeus de elch que e alce em alemao https //www youtube com/watch v=er7r 9jwkis ate hoje o teste do alce e usado para avaliar a segurança dos carros nesta situaçao afinal somente na suecia estima se que existam cerca de 600 000 alces e os acidentes envolvendo estes animais ocorrem varias vezes ao dia em todo o pais — algumas fontes falam em mais de 5 000 acidentes por ano alem disso situaçoes de desvio emergencial nao acontecem apenas quando um alce atravessa a pista mas tambem quando uma criança entra correndo na rua ou quando um acidente acontece na faixa ao lado por exemplo depois do mercedes classe a outros carros de grandes fabricantes reprovaram no teste do alce como a toyota hilux de setima e de nona geraçao o dacia duster de primeira geraçao e o jeep grand cherokee da penultima geraçao agora os suecos da saab foram alem nos testes de segurança contra alces nao contentes em fazer seus carros capazes de desviar destes enormes animais eles decidiram criar um teste no qual o carro acerta propositalmente um alce para ver o que acontece com a estrutura do teto e colunas a — o que faz todo o sentido afinal nem sempre se consegue desviar nao pensar nisso seria como nao usar airbags e dizer desvie do acidente e claro que a saab nao usava alces de verdade nem cadaveres de alces como a industria automotiva ja fez com humanos em vez disso eles criaram um boneco de alce de 400 kg um simulacro feito com uma tora de madeira como eixo central simulando a coluna vertebral do alce e um emaranhado de cabos eletricos e metalicos simulando os tecidos moles tudo envolto por uma camada de lona simulando a pele do animal isso era estruturado sobre dois pilares laterais simulando a altura do bicho o carro era entao lançado contra esse boneco e a integridade estrutural era avaliada e se necessario correçoes eram feitas ao projeto das colunas e teto para resistir ao impacto de forma a nao oferecer risco de morte ao ocupantes do carro esse teste do alce contudo durou pouco na saab — ele foi usado do inicio dos anos 1990 ate pouco antes do processo de recuperaçao judicial da empresa iniciado em 2010 antes disso a saab usava um outro metodo para medir a resistencia do teto e colunas dos seus carros o drop test eles simplesmente içavam o carro de cabeça para baixo e o soltavam para uma colisao contra o chao ate mesmo o para brisa era testado por sua resistencia — e e por isso por exemplo que o do saab 99/900 tem uma curvatura tao grande https //www youtube com/watch v=_9fw9nou_g8
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.