FlatOut!
Image default
Zero a 300

O Pininfarina do Batman | a nova VW Amarok | o novo Continental UltraContact e mais!

Bom dia, FlatOuters! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa seleção das principais notícias do Brasil e de todo o mundo. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazer a assinatura de um dos planos abaixo. Além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

 

 

Esta é a “nova” VW Amarok

A Volkswagen apresentou na Argentina a “nova” Amarok — que é uma atualização da picape que conhecemos por aqui desde 2010. Como a picape será fabricada lá e vendida por aqui, não teremos de esperar até semana que vem para conhecer as principais mudanças.

De cara, nota-se que ela adotou o estilo de design dos demais modelos da marca, com a dianteira remetendo ao Tiguan, Taos e Saveiro. Além do que se vê, a picape também traz novos elementos de segurança e sistemas de assistência à condução. Os motores são os mesmos 2.0 TDI e 3.0 TDI oferecidos desde 2010, porém o 2.0 terá duas versões — uma com um turbo, 140 cv e 34,7 kgfm e outra com dois turbos, 180 cv e 42,7 kgfm. O V6 3.0 mantém os 258 cv e 59,1 kgfm, e será a única versão oferecida no Brasil. Os dois motores de quatro cilindros serão combinados ao câmbio manual de seis marchas ou automático de oito marchas, com opção de tração traseira, 4×4 e integral. Já o V6 será oferecido apenas com a tração integral 4Motion e o câmbio automático de oito marchas.

Como suas principais rivais foram atualizadas, a Volkswagen teve de atualizar significativamente os itens de conforto, conveniência e segurança da picape. Os bancos, por exemplo, foram remodelados e ganharam sistema de aquecimento, enquanto o número de airbags aumentou de quatro para seis e a picape agora tem aviso de saída de faixa, aviso de colisão frontal, alerta de pedestres, monitoramento de tráfego e indicador de limite máximo de velocidade. A plataforma antiga, contudo, limita a atuação destes sistemas, que são apenas passivos, sem a capacidade de intervenção em caso de emergência.

A arquitetura eletro-eletrônica também impediu a Amarok de ser equipada com um quadro de instrumentos digital como os demais modelos da marca. Por isso, a Volkswagen apenas atualizou a instrumentação com uma tela circular no topo do painel chamada “Safer Tag” (algo como o cronômetro dos Porsche Sport Chrono) que exibe as informações dos assistentes de condução.

Lá fora a Amarok será vendida em 10 versões, uma vez que ela tem duas ofertas de motor e câmbio a mais que no Brasil. Por aqui, ela deverá ser oferecida somente nas versões Comfortline, Highline e Extreme, com a possibilidade da versão Hero ser oferecida como especial de lançamento. Falando nele, a Volkswagen já confirmou que a picape será apresentada na próxima semana, durante a Festa do Peão Boiadeiro, em Barretos/SP. Os preços devem ficar entre R$ 320.000 e R$ 420.000.

 

Continental lança linha UltraContact no Brasil

Se você tem um carro clássico, certamente já notou que a oferta pneus de qualidade em medidas para rodas 14 ou 15 reduziu drasticamente nos últimos anos — fruto do aumento do diâmetro das rodas dos modelos novos, embalado especialmente pelos SUV —, sendo dominada por marcas de segunda linha, o que é um problema para quem faz questão de usar um pneu de ponta. Ao menos até agora. A Continental anunciou o lançamento da linha UltraContact no Brasil.

O UltraContact é um pneu voltado para o uso geral em carros de passeio — segmento que a Continental chama de “touring” —, porém fabricado com elementos e técnicas que, até agora, eram reservadas aos pneus de linhas superiores da marca. É o caso do protetor de borda (flange ribs) e do sistema de cancelamento de ruído distribuído por toda a circunferência da banda (são elementos em forma de C que emitem frequência de rodagem na direção oposta à frequência do restante da banda, fazendo com que elas se cancelem e o ruído percebido dentro do carro seja menor.

Outro elemento é o desenho da banda de rodagem, que além de usar ingredientes premium como uma maior concentração de sílica, adota elementos serrilhados e quatro sulcos centrais — uma combinação que visa proporcionar baixa abrasão e uniformizar o desgaste, além de otimizar a aderência em acelerações e frenagens, especialmente em piso molhado.

A Continental já confirmou que irá oferecer o UltraContact em 18 medidas que cobrirão os aros 14 a 19 — e aqui entra a questão dos carros clássicos, que eram comuns com rodas de 14 polegadas, ou mesmo os “novos antigos” dos anos 1990 e 2000, quando as rodas de 15 se tornaram predominantes. A fabricante ainda menciona que irá trazer outras quatro medidas adicionais futuramente, e divulgou o preço sugerido de R$ 379 para a medida 175/65 R14. O modelo já está sendo distribuído para as revendas de todo o Brasil.

 

Renault Kardian terá versão manual

Parece que a insistência da Volkswagen e GM em oferecer o Polo e o Onix com câmbio manual influenciou também a Renault: a marca francesa confirmou nesta semana, durante o Festival Interlagos, que o Kardian também terá uma versão combinando o motor turbo ao câmbio manual. Não espere, contudo, um sucessor do Sandero RS como alguém poderia imaginar: apesar do câmbio de seis marchas, ele será a versão de entrada do modelo, posicionado abaixo da Evolution de R$ 112.790.

A intenção da Renault, claro, é enfrentar as versões de entrada do Polo e do Onix com motor turbo — ambos oferecidos com câmbio manual. A Renault ainda não divulgou os preços, mas considerando que o Polo e o Onix custam, respectivamente, R$ 104.000 e R$ 106.000, o Kardian não deve ficar longe disso — o que aumentaria o apelo da sua potência, a maior entre os três (o Polo tem 117 cv, o Onix 116 cv e o Kardian, 125 cv).

 

O Batmóvel da Pininfarina

A Pininfarina irá apresentar na próxima semana, durante a Monterey Car Week, o primeiro de seus quatro modelos “one-off” inspirados pelo Batman e feitos em parceria com a Warner Bros. Batizado Pininfarina B95 Gotham, ele combina uma plataforma elétrica fornecida pela Rimac a uma carroceria desenvolvida pela própria Pininfarina, baseada na Barchetta B95.

Como é feito em parceria com o estúdio que produz os filmes do super-herói, o carro tem o logotipo da Wayne Enterprises espalhados pela carroceria, e um assistente digital com a voz do mordomo Alfred Pennyworth. Na soleira do motorista, está a frase: “Todo homem tem limites… eu ignoro os meus”.

Como no B95 Barchetta original, o “Gotham” tem quatro motores elétricos que, juntos, produzem 1.900 cv, alimentados por uma bateria de 120kWh. O carro será apresentado no próximo dia 16 de agosto, durante os eventos da Monterey Car Week, na Califórnia. O modelo será um exemplar único que já foi vendido.

Os outros três modelos inspirados pelo Batman serão o Battista Gotham, o B95 Dark Knight e o Battista Dark Knight, mas eles ainda não têm data confirmada para apresentação. Os modelos fechados (Battista) foram vendidos por 3.400.000 euros, enquanto as barchette foram vendidas por 4.900.000, cada.