vamos começar pela parte chata que e inevitavel o emira o unico lotus em produçao hoje e um carro que nao vende bem e por isso a lotus anda meio mal das pernas se nao fosse seu dono chines a geely um gigante preocupado aparentemente so em colocar o logotipo em suvs fabricados na china provavelmente ja teria ido para o buraco [caption id= attachment_347539 align= aligncenter width= 999 ] o elise serie 1 725 kg[/caption] o erro mercadologico do emira parece estar nao no carro em si mas sim no fato de que ele substituto basicamente do evora tambem matou o elise e o exige esses dois ultimos eram realmente o centro do que a lotus era e deveria sempre ser carros esporte extremamente leves criados para pista mas tambem vendidos para uso em rua o evora e seu sucessor o emira sao versoes civilizadas deles apenas da para ver a diferença entre eles com um so dado o peso o elise serie 1 pesava 725 kg e o ultimo perto de 900 kg o evora e o emira na casa dos 1400 kg e uma diferença que independente de potencia ou qualquer outra coisa mostra o dado mais importante quando se fala de um lotus nao preciso lembrar ninguem que a marca foi fundada para levar adiante o ethos do fundador colin chapman simplify and then add lightness [caption id= attachment_347536 align= aligncenter width= 999 ] o lotus evora[/caption] tambem nao e dificil lembrar que hoje ha concorrencia para o emira na forma do universalmente aclamado alpine a110 uma marca da reanult francesa os franceses acertaram mais na mosca aqui em tamanho e peso o emira mede 4412 mm em um entre eixos de 2573 mm 234 e 154 mm maior que o a110 nas duas medidas o emira pesa 1400 kg e o alpine 1100 kg o emira na verdade nao e mais leve que um porsche cayman basico manual e e bem mais caro que ele uma proposta dificil de venda mesmo pelo menos o emira tem um v6 manual de 400 cv; o porsche apenas 300 de seus 4 cilindros boxer turbo mas as vendas do emira devem aumentar agora com o lançamento e inicio de entrega da nova versao i4; pretende ser a ponta de lança na china e o que e um lotus emira i4 voce pergunta engraçado voce perguntar ia mesmo explicar exatamente isso o emira amg o emira ate agora usava uma evoluçao do motor do evora o v6 dohc/4 valvulas por cilindro de 3 5 litros todo de aluminio do toyota camry vem completo com o cambio manual de seis marchas da toyota ou um automatico tambem de seis marchas a lotus porem instala um compressor mecanico tipo rootes no v6 para um total de 406 cv e 43 8 mkgf [caption id= attachment_347542 align= aligncenter width= 999 ] o v6 do emira[/caption] este motor e cambio sozinhos sao a proposta unica da lotus para o emira voce pode preferir o a110 mas vai ter que conviver com o bem menos satisfatorio quatro em linha turbo dele e o cambio dct o lotus e mais pesado mas mais divertido falando se de powertrain apenas [caption id= attachment_347543 align= aligncenter width= 999 ] o quatro cilindros fica escondido[/caption] esta e a receita que nao precisava mudar neste carro o v6 e muito elogiado por sua força som e linearidade e o cambio manual a opçao certa para este tipo de carro esporte mas ha um problema serio para uma empresa que ao frigir dos ovos e chinesa com 3 5 litros esta numa faixa de imposto alta demais para a china; la tambem o cambio manual nao e popular [caption id= attachment_347545 align= aligncenter width= 999 ] v6 manual[/caption] entao conheçam o emira i4 usa todo o powertrain do mercedes amg a45 um hot hatch da mercedes por mais estranho que essa definiçao soe o fornecimento do motor e garantido pelo fato de que a geely veja so alem de ser dona da volvo tambem hoje e dona de 10% da mercedes benz o motor e um quatro em linha de dois litros turbo e nada menos que 421 cv a 6 750 rpm e 50 1 mkgf a 5000 rpm sempre acoplado a um transeixo dct de oito velocidades se voce notou isso e mais potencia e mais torque que o que o emira v6 claro que o carro mais barato nao pode ser mais rapido que o topo de linha; no novo emira i4 o motor amg e detunado para dar 360 cv e 43 8 mkgf esse ultimo numero identico ao do v6 [caption id= attachment_347544 align= aligncenter width= 999 ] emira i4 dct[/caption] a outra alteraçao do carro com quatro cilindros alem do acerto geral de suspensao e freios para a nova configuraçao e um subframe traseiro novo de aluminio mais leve em 12 kg o quatro cilindros tambem aproxima o motor do centro do carro um pouco melhorando a distribuiçao de peso mas o peso final e bem proximo o quatro cilindros e apenas 11 kg mais leve; muito por causa do pesado cambio dct certamente o quatro cilindros sem esta restriçao seria bem mais rapido mas mesmo capado esta longe de ser lerdo o v6 manual faz 0 96 km/h em 4 2 segundos e o amg 2 litros dct em 4 4 segundos e ambos tem velocidade maxima de 290 km/h ou seja o desempenho e o mesmo so entregue de forma diferente no mundo real muito pouca diferença o v6 automatico uma caixa com conversor de torque faz o 0 96 km/h em 4 6 segundos embolando mais ainda a confusao a diferença o emira de quatro cilindros nao tem apenas o mesmo desempenho do carro v6 e para todos os efeitos o mesmo carro nao existe nem logotipos diferentes do lado de fora em estilo a unica diferença real e o motor o v6 mostra o supercharger claramente pelo vidro traseiro; no quatro cilindros apenas existe uma capa plastica harry metcalfe mostrou o motivo em seu carro de teste o quatro cilindros e horrivel de ver um monte de tubo fio e isolamentos termicos que parecem uma unidade industrial qualquer nao e a toa que esta escondido harry que e dono ha mais de um ano de um emira v6 disse porem que os dois sao muito diferentes ao andar https //www youtube com/watch v=bkqcynoeuam a autocar diz que uma das grades diferenças e em viagens com o cambio dct e sua extra longa oitava marcha a publicaçao tambem considera o motor 4 cilindros muito mais sofisticado e esportivo que o v6; um argumento dificil de refutar a autocar diz que e um motor puro de alto desempenho que gira mais livre e mais alto que o v6 e e uma obra de arte de tecnologia que apesar de ter mais de 200 cv/litro em algumas versoes 180 cv/litro aqui e docil e discreto coloque ele em movimento e o motor borbulha e vibra suavemente e voce realmente tem que aguçar seus ouvidos para apreciar a potencia incrivel metcalfe notou o distinto assovio de turbo o tempo todo ficou surpreso como e facil de notar e alto mas achou o carro relativamente silencioso notou que o turbo aparece ja desde baixa rotaçao ajudado por um cambio bem curto mas com muitas marchas; o dct realmente ajuda nisso mandando marchas para cima numa velocidade incrivel; a primeira segundo ele e tao curta que dura 3 4 segundos so acelerando ja o top gear gostou do barulho e da natureza entusiasmada do motor disse que falando de motores quatro cilindros sempre menos especiais este e um great entertainer um motor realmente entusiasmante ele sibila e assobia suspira e ronrona o turbo e um personagem real; uma personalidade na cabine com voce abaixe as janelas enquanto voce esta manobrando e parece que ha um helicoptero em perseguiçao em algum lugar sobre a triste tampa do motor esse carro nao esta tentando esconder o fato de ser turboalimentado celebra a induçao forçada o top gear tambem gostou do cambio dct em modo automatico mas disse que as mudanças manuais nao sao tao agradaveis quanto poderiam ser as alavancas atras do volante nao tem um click perceptivel embora sejam de metal e pareçam caros e as reduçoes acontecem apenas uma fraçao depois do ideal subindo marchas e magico um lançamento completo e perfeito metcalfe diz que nao se pode subestimar a facilidade de usar um carro automatico no dia a dia uma grande verdade e achou que ambos os carros o v6 e o 4 cilindros andam igual o quatro tem mais torque desde que depois dos 3000 rpm mas o v6 tem um pouquinho de mais força em alta totalmente esperado; mas so pelo 4 cilindros ser capado ne metcalfe e seu filho que o ajudou na avaliaçao com dois carros tambem sentiram falta do click ao se trocar a marcha com os paddles nao da para saber se trocou marcha ou nao este tipo de coisa para mim pessoalmente e extremamente irritante e o motivo de tratar esses dct’s como automaticos a falta da resposta positiva a um comando e o que perdemos nesse mundo moderno onde tudo tem filtro eletronico um cambio manual e sensacional por isso voce tem que realmente trocar a marcha e sabe quando trocou ou nao e metcalfe concorda a conexao com o carro v6 manual segundo ele e imediata instantaneamente parecendo um evento e te dizendo que o carro precisa ser dirigido isso nao existe no carro dct o dct e mais facil de usar mas menos interessante embora igualmente rapido e por isso todos sao unanimes mesmo sendo excelente a versao de quatro cilindros nao consegue chegar na diversao da de seis se fosse um carro isolado talvez convencesse mas nao e o caso richard lane na autocar diz eu quero amar este lotus a ideia de colocar um motor quatro em linha de ultima geraçao em um lotus atraente compacto e moderno com credenciais gt adequadas e encantadora mas a verdade e que essa uniao lotus amg nao convence totalmente pelo menos ainda nao a verdade e que o v6 supercharged manual ainda e a melhor ideia com quatro cilindros turbo e dct as opçoes do porsche 718 e do alpine a110 parecem muito melhores por menos dinheiro existe para sinalizar o futuro de uma parceria lotus geely mercedes para ser uma possibilidade para mercados onde as regras de emissao forem mais restritas e para pagar menos imposto na china o desempenho e sensacional e ainda e o mesmo emira; esta longe de ser ruim esta nova versao talvez seja util para os poucos compradores de emira v6 automatica mas para quem puder comprar o v6 manual ainda e a melhor opçao
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