quando li hoje de manha a noticia de que o kia stinger gt pode nao ter sucessor a primeira coisa que pensei foi surpreendendo um total de zero pessoas e isto e meio triste na verdade eu vi o carro de perto no salao do automovel em novembro de 2018 com a presença de emerson fittipaldi no estande da kia durante sua estreia no brasil e ele e um carro muito bacana bem mais imponente cara a cara com um belo perfil fastback postura assentada e agressiva linhas bem resolvidas e inegavel inspiraçao alema graças ao trabalho do ex audi e volkswagen peter schreyer e 370 cv acompanhados de 50 kgfm de torque no v6 biturbo de 3 3 litros cambio automatico de oito marchas traçao traseira ou integral zero a 100 km/h em menos de cinco segundos uma bela cabine com um que de mercedes que te fazem esquecer por um instante que aquele carro e coreano ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] na epoca a kia disse ter trazido um lote de 20 unidades a ser vendidas a clientes selecionados a um preço promocional de r$ 349 990 os outros carros seriam vendidos pro r$ 399 990 ate março de 2019 tres exemplares haviam sido encomendados na epoca começaram a circular rumores sobre uma versao mais barata o kia stinger ex que e vendido la fora em tem um motor 2 0 turbo de 255 cv no entanto sua chegada jamais foi confirmada e se me permitem o palpite e bem improvavel la fora a situaçao do stinger gt e parecida no seis primeiros meses de 2018 o stinger vendeu pouco mais de 10 000 exemplares nos eua contra 18 300 exemplares do bmw serie 4 gran coupe 21 600 exempllares do audi a4/s4 e 33 500 unidades do mercedes benz classe c os eua eram o mercado no qual a kia apostava com mais força e se ele nao vendeu exatamente mal tambem passou longe de ameaçar as trindade alema mas por que por que a kia nao conseguiu emplacar o stinger como gostaria ele e um belo carro mas parece que nao deu aquele click com o publico como eu disse isto nao me surpreende e para entender o motivo basta olhar para a irma da kia a hyundai digo mais se o stinger fosse um hyundai ele estaria dando muito mais certo sabe por que porque a hyundai fez a liçao de casa na decada de 1990 a hyundai era vista da mesma forma que enxergavamos as fabricantes chinesas ha alguns anos carros de design duvidoso com qualidade questionavel e um grande ponto de interrogaçao quanto a manutençao e a durabilidade entao para reverter esta situaçao a hyundai buscou aperfeiçoar seus produtos investindo em estilo e tecnica muitas vezes contratando ex funcionarios das rivais a serem batidas campanhas de marketing agressivas as vezes ate demais e efetivamente melhorando seus produtos e a percepçao sobre eles com isto nos ultimos 15 anos a hyundai conseguiu conquistar o grande publico incluindo o brasileiro o passo seguinte foi conquistar respeito entre os entusiastas o publico mais dificil alias aqui vale a velha maxima sobre vecer no domingo e vender na segunda feira por isso em 2012 foi criada a hyundai motorsport divisao de competiçao da marca coreana sediada na alemanha em 2014 a hyundai voltou a disputar o wrc com uma equipe de fabrica retornando apos 11 anos e imediatamente mostrou se competitiva a primeira vitoria do hyundai i20 veio no rali da alemanha daquele ano com o belga thierry neuville ao volante em 2015 a hyundai ficou na terceira posiçao entre as fabricantes e foi vice campea por tres anos consecutivos em 2016 2017 e 2018 https //www youtube com/watch v=lenzga1qvtg neste ano com sebastien loeb como companheiro de neuville a equipe coreana esta na ponta e tem chances reais de conquistar seu primeiro titulo no campeonato mundial de rali em comparaçao a fabricante competiu entre 2000 e 2003 com o hyundai accent mas sequer subiu ao podio e teve de deixar o wrc por falta de recursos mas nao para por ai a hyundai tambem possui programas de automobilismo para clientes tanto os adeptos do rali com o proprio hyundai i20 quanto para os de turismo que podem correr com o i30 ou o veloster e ate no brasil ha a hyundai hb20 cup que e um esforço local alinhado com esta filosofia o que nos traz a cereja do bolo a divisao n da hyundai que e para a fabricante coreana o mesmo que a divisao m e para a bmw com o credito conquistado pelo i20 no wrc e por seus demais programas de automobilismo e com sua imagem como fabricante de bons carros ja estabelecida a hyundai quis dar um passo alem e fundar sua propria divisao entusiasta os entusiastas mais conservadores e tradicionalistas talvez torçam o nariz e pensem nunca serao mas os reviews estrangeiros como os do i30 n que conferimos e comentamos aqui dizem que no minimo eles estao no caminho certo tanto que caso a divisao n chegasse por aqui talvez ate conseguisse apagar a imagem ruim deixada pelo primeiro veloster e sua potencia menor do que o anunciado lembra quando falamos sobre marketing agressivo demais sim porque antes de tudo isto a hyundai e a kia nao eram percebidas de forma tao diferente na verdade trazendo a coisa toda para o brasil o kia cerato koup tem uma reputaçao mais forte entre os entusiastas do que o veloster em boa parte graças ao motor 2 0 16v theta ii com seus 157 cv e claro por seu design bem mais interessante acontece que a kia sob o mesmo teto que a hyundai a kia passou pelo mesmo processo de melhora sua imagem aos olhos do grande publico mas nao ha a mesma atençao ao automobilismo e consequentemente aos entusiastas a kia e a fabricante do sorento do sportage do cerato e do picanto que sao bons carros de volume mas nao inspiram paixoes a soluçao ja foi aplicada com sucesso pela hyundai na verdade ainda esta sendo e o resultado e visivel enquanto a kia nao conseguir uma forma de agregar valor a marca seja pelo automobilismo ou por outro meio dificilmente conseguira convencer o publico entusiasta a trocar seu audi bmw ou mercedes ou mesmo um hyundai n por um kia de pretensoes esportivas que isto nao seja tomado como critica pela critica mas sim como incentivo para explorar um grande potencial
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.