coisas que quase todo carro tem quatro rodas um volante um cambio um motor no entanto de vez em quando aparece alguem que acha que um motor so e pouco como o dono deste opel corsa b segunda geraçao na europa primeira no brasil que nao contente com um motor c20xe na dianteira ele decidiu colocar um c20xe na traseira tambem [gt40 content search= chevrolet widget= 1 title= ficou inspirado ] nao e a primeira vez que um carro com dois motores aparece aqui no flatout estranho seria se fosse porque de cara consigo lembrar do fusca de dois motores dos irmaos fittipaldi e do scirocco de dois motores da volkswagen sem falar nesta lista que fizemos em 2015 vale a pena relembrar alias neste caso contudo ha o fato de ser uma combinaçao de carro+motor ja consagrada entre os corseiros no brasil e la fora por unir a dinamica naturalmente divertida do corsa ao rendimento do motor c20xe da general motors europeia um dos quatro cilindros mais legais ja feitos o carro pertence ao britanico adam beard do reino unido ou seja tecnicamente o corsa e um vauxhall que ja teve outros projetos bem ousados como um fiat punto de primeira geraçao com motor de suzuki hayabusa em posiçao central traseira montado em uma estrutura tubular este contudo era o carro de um amigo de adam [youtube id= p1uzhvnaphm width= 620 height= 350 ] [youtube id= earjd4yabzk width= 620 height= 350 ] repare que o cambio sequencial foi mantido atuado por aletas atras do volante o corsa sucessor do punto foi fruto do desejo de adam por um carro com traçao nas quatro rodas e bastante potencia com a experiencia adquirida no projeto do punto ele nao teve muitos problemas para executar o swap duplo no pequeno hatch de duas portas [youtube id= = ikhe0kdcpm width= 620 height= 350 ] a verdade e que o corsa no qual adam ja esta fuçando desde 2012 ja seria bem divertido se tivesse apenas o motor dianteiro que na verdade e um c20let versao turbinada do motor c20xe este por sua vez e velho conhecido dos brasileiros por ter equipado o chevrolet vectra gsi nos anos 90 bem como seu irmao de plataforma o cupe calibra com comando duplo no cabeçote excelente fluxo e disposiçao para girar o motor fica ainda mais interessante na versao c20let esta foi utilizada na europa para equipar versoes turbinadas do vectra e do calibra bastante semelhante ao c20xe ele tem como principais diferenças um turbo kkk 16 pistoes mahles forjados ecu bosch motronic m2 7 alem de comandos de valvulas com menor tempo de levante por questoes de durabilidade ambos tem injeçao eletronica multiponto sequencial sem modificaçoes o c20xe entrega 150 cv e 20 7 mkgf de torque enquanto o c20let desenvolve 204 cv e 28 5 mkgf os dois motores sao praticamente identicos e contam com coletores de admissao feitos sob medida com corpos de borboleta individuais pois entao na dianteira o corsa de adam tem um c20let bastante preparado com comandos xe um turbocompressor gt3071 cabeçote retrabalhado injeçao programavel go tech injetores de maior vazao alem de todos os componentes internos forjados e o suficiente para entregar 497 cv e 57 8 mkgf de torque pensando bem provavelmente seria demais para um pequeno hatchback de traçao dianteira a nao ser que fosse um carro de arrancada para conseguir dobrar esta potencia adam montou um segundo motor com as mesmas especificaçoes e o instalou em uma estrutura tubular na traseira com um pouco menos de potencia e um pouco mais de torque 488 cv e 61 5 mkgf respectivamente ou seja o corsinha tem mais torque na traseira os dois motores sao ligados a cambios manuais identicos um par de getrag f28 de seis marchas com volante aliviado e diferencial quaife de deslizamento limitado [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o pulo do gato esta na alavanca de cambio que e ligada por cabos as duas transmissoes os cabos podem ser conectados e desconectados facilmente e com igniçoes separadas os dois motores podem funcionar de maneira indendente assim caso queria adam consegue conduzir o carro so com o motor dianteiro ou so com o motor traseiro ou com os dois nesse caso a potencia combinada e de 986 cv com 119 3 mkgf de torque a janela traseira de acrilico vazada ajuda a arrefecer o segundo motor que tem seu proprio radiador em um teste no asfalto calçando pneus de rua a048 o corsa foi capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 3 2 segundos e de 0 a 160 km/h em 3 6 segundos o quarto de milha foi cumprido em 10 9 segundos a 231 km/h e a velocidade maxima de de 253 km/h e desempenho de supercarro [youtube id= muzspo q3ko width= 620 height= 350 ] o corsa tomou a maior parte do tempo livre de adam que e dono de uma oficina mecanica ha pelo menos oito anos o carro e usado em eventos de pista regionais na inglaterra track days e competiçoes de time attack e e uma das vantagens do corsa e que bastam alguns minutos deitado embaixo do carro para transforma lo em um carro com de traçao dianteira traseira ou nas quatro rodas tornando se apto a qualquer categoria fwd rwd ou awd um detalhe interessante apesar de todas as modificaçoes que tambem incluem suspensao ajustavel interior aliviado e gaiola de proteçao o corsa passou na inspeçao das autoridades de transito britanicas e e 100% legalizado para as ruas no entanto na maioria das vezes o corsa vai para a pista de trailer [youtube id= ildsccilso width= 620 height= 350 ] adam diz que vai se dedicar ao corsa por mais alguns anos todo mundo sabe que um project car nunca esta pronto mas ja avisou em sua pagina no facebook que assim que completar 40 vai começar a dedicar se a um projeto ainda mais impressionante uma recriaçao do audi quattro s2 do grupo b com entre eixos curto e tudo ele ja tem um audi quattro de rua guardado na garagem e ha algum tempo esta coletando peças para o carro incluindo o motor cinco cilindros turbo de 2 1 litros e nos parece uma boa maneira de superar um corsa com dois motores e quase 1 000 cv
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.