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Car Culture

O que é um Jeep “Trail Rated”?

“Leo, quais as diferenças entre Renegade Trailhawk e Longitude? Algo estrutural? Pra pegar umas trilhas…”, dizia a pergunta na caixinha do instagram. A pergunta poderia ser respondida em apenas algumas linhas, mas… por que não ir além, não é mesmo?

A resposta é simples: se você der uma olhada na ficha técnica do Renegade Sport, verá que ele é relativamente pesado para um carro de seu porte. São 1.470 kg do Jeep ante 1.420 kg do Volkswagen Taos, por exemplo, um carro muito maior. Quando o carro foi lançado, em nossa avaliação o Juliano apontou o motivo do peso: reforços para uso offroad, no caso da versão Trailhawk — que é ainda mais pesada por ter tração nas quatro rodas, chegando a quase 1.650 kg.

Em sua primeira versão, antes dos facelifts que o carro recebeu ao longo de quase 10 anos de estrada, a versão Trailhawk tinha para-choques exclusivos, que aumentavam seus ângulos de ataque e saída, mas depois a Jeep unificou o estilo e todas as versões passaram a usar basicamente o mesmo para-choques.

Além da tração nas quatro rodas — também disponível em outras versões —, o Renegade Trailhawk tem como itens exclusivos o gancho de reboque traseiro, os protetores de cárter, tanque de combustível, cardã e transmissão, além dos pneus de uso misto, suspensão elevada e modo “Rock” no seletor de terreno.

E aqui vem a ironia do negócio: apesar do bullying com o modelo — que realmente é o Jeep menos Jeep já feito pela Jeep em toda a história da Jeep — a versão Trailhawk é um outro tipo de animal. Tão diferente das versões de entrada, que ele recebeu o badge “Trail Rated”, algo que a Jeep reserva apenas aos modelos que realmente são capazes de encarar uma trilha do jeito que saem da linha de produção. Palavras da própria Jeep.

É uma declaração forte, mas a Jeep faz questão de se mostrar orgulhosa do critério usado para dar a um de seus veículos o selo Trail Rated. Para recebê-lo, o modelo precisa passar por uma bateria de testes que avalia cinco fatores: tração, distância do solo, articulação, manobrabilidade e impermeabilidade. Se for aprovado, ele pode ser considerado “Trail Rated”.

O teste de tração verifica a aderência do veículo, que precisa ser capaz de percorrer seu caminho sem perdê-la. Os Jeeps são testados em trechos de areia, lama e neve e subindo ladeiras íngremes. No teste de distância do solo, os veículos Trail Rated tem ângulos de ataque, saída e transposição modificados para transpor a maioria dos obstáculos naturais encontrados na trilha de testes.

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Já o teste de articulação verifica o curso de suspensão e a capacidade do sistema em manter o veículo estável quando uma das rodas fica no ar. O teste de transposição leva o carro por trechos estreitos entre rochas e árvores, por exemplo, mudando de direção com facilidade e agilidade em um espaço reduzido

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Por último, vem o teste de impermeabilidade: o modelo precisa transpor corpos d’água que tenham entre 50 e 75 cm de profundidade, dependendo do modelo. Para conseguir isso, o modelo tem de ter um sistema elétrico selado e tomada de ar do motor elevada.

Um dos locais usados para o desenvolvimento dos carroa é uma das trilhas mais famosas do planeta: a Rubicon Trail, em Lake Tahoe, estado de Nevada.

Trata-se de uma rota de 35 km, parte asfalto e parte trilha. A trilha compreende 19 km, e passa por dentro das Florestas Nacionais de El Dorado e Tahoe, e tem em seu percurso riachos, atoleiros, estradas de terra,  pedreiras e subidas íngremes.

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A trilha foi batizada com o nome inglês do rio Rubicão, que fica no nordeste da Itália — “Rubicon river”, em inglês. O Rubicão ficou famoso na história mundial porque, em 49 AC, Júlio César foi instruído pelo Senado Romano a desmanchar seu exército e retornar a Roma, recebendo a ordem específica para não cruzar as fronteiras do norte da Itália — que eram delimitadas pelo leito do rio Rubicão.

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César, sendo um dos maiores líderes político-militares da história, ignorou as ordens sem nenhuma cerimônia. Tomou a dianteira de seu exército e cruzou o Rubicão. Ao desafiar as ordens do Senado, César foi para o tudo ou nada — executou uma ação sem volta, que não poderia ser desfeita, pois o ato foi foi considerado traição e uma declaração de guerra ao Senado.

Alguns historiadores afirmam que foi nesta ocasião que Júlio Cesar disse sua famosa frase alea jacta est, que costuma ser traduzida para o português como “a sorte está lançada”. O evento foi o que levou à Guerra Civil Romana, à queda da República de Roma e ao início do Império Romano. Por conta disto, “atravessar o Rubicão” é uma expressão usada quando se toma uma atitude cujas consequências são irreversíveis. É fácil associar esta história à ideia de um caminho difícil, que só os veículos mais aptos conseguem atravessar.

De fato a trilha de Rubicon é um local visto como destino obrigatório para qualquer entusiasta do off road em algum momento da vida, e todos os anos recebe eventos exclusivos para proprietários de Jeep. Tanto que muitos acreditam que, para ter o badge Trail Rated, o Jeep precisa ter realmente percorrido toda a trilha de Rubicon. Não é bem assim.

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Os testes feitos pela Jeep são realizados por uma organização chamada NATC – Nevada Automotive Test Centre, que foi fundada em 1957 para proporcionar às fabricantes um local seguro para testar veículos 4×4, com a presença de mecânicos e engenheiros e também com todos os equipamentos necessários para realizar as medições.

A Jeep e o NATC desenvolveram juntos o teste Trail Rated, e o mesmo é realizado dentro de uma área de 155 km² que inclui rodovias interstaduais, estradas municipais, trilhas, desertos e os picos da Sierra Nevada, onde fica a trilha de Rubicon. De acordo com a NATC, o perímetro inclui terrenos que simulam as condições dos Alpes, do Deserto do Saara e até das tundras e savanas africanas.

Por essa razão nem todo Jeep Trail Rated ganha essa “certificação” na trilha de Rubicon. É o caso do Jeep Compass Trailhawk, que teve seu “Trail Rated” concedido no fim de 2017, mesmo sem ter atravesado a “Rubicon”. Por outro lado, perceba que os modelos mais radicais da Jeep, tratando-se de capacidade off-road (especialmente o Wrangler), já receberam em algum momento de sua história “Rubicon” como nome da versão.


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