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Lançamentos

O que esperar do próximo Volkswagen Polo GTI?

No já distante ano de 2008, a Volkswagen cogitou por um breve período vender o Polo GTI no Brasil. Para isso ela chegou a importar 30 exemplares da Alemanha que logo foram vendidos, mas uma série de fatores levaram a marca a desistir da empreitada e pouco depois, em 2010, o modelo foi substituído pela nova geração na Europa.

Embora tenha sido cogitada para o Brasil, na época, a quinta geração do Polo acabou nunca vindo — e provavelmente continuará assim. Sem ela, também perdemos a chance de ter o Polo GTI de volta, especialmente agora que a Volkswagen já oferece o Golf GTI com seu 2.0 TSI de 230 cv.

Enquanto sonhamos (junto com os americanos), o público europeu já pode comprar o modelo com o facelift de meia-vida — cujas fotos ilustram o post — e aguarda a nova edição do esportivo, que também será atualizado e receberá um upgrade no powertrain, segundo as notícias vindas do outro lado do Atlântico.

O motor 1.4 TSI, que produzia 180 cv e fazia o Polo GTI acelerar de zero a 100 km/h em 6,9 segundos, foi revisto e passará a produzir 192 cv no novo (mas não muito) GTI, o que deve cortar alguns décimos desse tempo de aceleração e aumentar a velocidade máxima do antecessor, que era 229 km/h. O câmbio continua sendo o DSG de duas embreagens e sete marchas, mas espera-se que ele também seja oferecido com câmbio manual de seis marchas como opcional.

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No lado de fora, além das sutis mudanças na dianteira e na traseira, o Polo GTI terá faróis com luzes diurnas de LED opcionais e rodas exclusivas de 17 polegadas com desenho semelhante ao das usadas no Golf GTI. Por dentro pouco deve mudar, mas é seguro dizer que ele terá o tradicional banco com revestimento xadrez, como todos os Volkswagen GTI. Para saber mais detalhes teremos que esperar o segundo semestre, quando o Polo GTI for apresentado, provavelmente no Salão de Paris, que acontece em setembro.

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Por falar nisso, com a chegada do novo Polo GTI, a Volkswagen terá três esportivos de propostas bem semelhantes na Europa — sem contar os gêmeos de plataforma das outras marcas como Škoda, Audi e Seat.

No Velho Mundo você pode escolher entre o Golf GTI, que é oferecido com três e cinco portas, e usa o 2.0 TSI com 230 cv para seus 1.320 kg (5,73 kg/cv), vai de zero a 100 km/h em 6,4 segundos e acelera até 244 km/h; o irmão menor Polo GTI, que tem 192 cv para cerca de 1.270 kg (6,61 kg/cv); e o exclusivo Scirocco, que tem um visual bem mais agressivo e não é tão prático como os hatches, mas pode ser comprado com o motor 1.4 TSI de 160 cv, que vai de zero a 100 km/h em 8 segundos e chega aos 220 km/h, ou com o 2.0 TSI de 210 cv, que vai de zero a 100 km/h em 6,9 segundos e chega aos 240 km/h.

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No Brasil, a escolha é uma só: o Golf GTI, mas se você pudesse escolher um dos três para ser vendido aqui, qual seria sua opção?