FlatOut!
Image default
Zero a 300

O que sabemos sobre a “Kombi elétrica” // Os carros mais vendidos em novembro // O Porsche Safari na pista e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Porsche 911 Safari vai ao Nürburgring de salto alto

A essa altura de 2022 não é novidade que a Porsche está desenvolvendo uma versão Safari oficial do 911 — afinal, todos os tuners e restomodders já encheram os bolsos com essas versões enquanto a Porsche largava a grana na mesa.

O que é novidade, contudo, são os testes do carro em Nürburgring Nordschleife, que não é exatamente o lugar onde esperávamos ver o Porsche 911 Safari. O modelo foi flagrado neste último fim de semana atacando as curvas do circuito como se não fosse um Porsche 911 de dois andares.

No vídeo, fica claro o que a altura de rodagem faz com a dinâmica do carro — especialmente nos setores em que a velocidade de reta é mais alta. Perceba como a velocidade de contorno das curvas é sutilmente mais baixa do que normalmente se vê em um 911 no circuito. Note também, quando o carro está entrando na pista, que as bordas dos para-lamas são diferentes das que normalmente se vê em um 911. Aparentemente, o 911 Safari terá os paralamas mais curtos e com protetores nas bordas, como já vimos nas versões aventureiras do Panamera e do Taycan.

 

Os carros mais vendidos em novembro de 2021

Vejam só quem voltou para o topo da lista dos mais vendidos em novembro: o Chevrolet Onix. O compacto da Chevrolet, em suas duas gerações, assumiu a ponta depois de uma longa ausência provocada pelo caos que se instalou na indústria nos últimos dois anos. E a Chevrolet fez a dobradinha no mês, com o Onix Plus  na segunda posição, também somando as duas gerações oferecidas atualmente.

Quem também surpreende é o Gol, que anda meio apagado, mas segue vendendo bem a ponto de terminar o mês como o terceiro carro mais vendido em todo o país, seguido pelo Fiat Argo, que, depois de altos e baixos no seu primeiro ano, parece ter se encontrado nessa metade do top 10.

A segunda metade é dominada pelos SUV/crossovers: o Hyundai Creta foi o quinto mais vendido, seguido pelo Chevrolet Tracker em sexto, o Jeep Compass em oitavo, o Volkswagen T Cross em nono e o Jeep Renegade em décimo. O estranho no ninho é o Hyundai HB20, que foi o sétimo mais vendido.

  1. Chevrolet Onix – 9.327
  2. Chevrolet Onix Plus – 7.521
  3. Volkswagen Gol – 6.866
  4. Fiat Argo – 6.340
  5. Hyundai Creta – 6.099
  6. Chevrolet Tracker – 6.073
  7. Hyundai HB20 – 5.540
  8. Jeep Compass 5.287
  9. Volkswagen T-Cross – 4.725
  10. Jeep Renegade – 4.233

Fora do top 10, o destaque vai para o Fiat Pulse, que estreou com 2.228 unidades vendidas já na 19ª posição, encostando no Citroën C4 Cactus e à Frente do Hyundai HB20S e do Renault Duster. Outro modelo que vale a menção é o Corolla Cross, que vendeu 3.454 unidades e encostou no Corolla sedã, que vendeu 3.505 unidades em novembro.

No total, o mês de novembro viu um aumento de 7,3% em relação a outubro. Embora o volume de vendas do mês (161.027 unidades) seja  24,84% menor que o de novembro de 2020, o acumulado do ano já registra uma alta de 3,66%. Vamos ver se a instabilidade de 2022 não vai derrubar esse volume novamente.

 

Peugeot quer linha totalmente elétrica em 2030 — mas só na Europa

Apesar de o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, reclamar publicamente sobre os custos da eletrificação dos automóveis, dizendo que eles “estão além dos limites” do sustentável, a Peugeot segue firme com seus planos de oferecer apenas carros elétricos no mercado europeu a partir de 2030 — ou seja: em menos de nove anos.

A CEO da Peugeot, Linda Jackson, é quem fez o anúncio durante uma entrevista ao site Automotive News. Na ocasião, contudo, ela pontuou que fora da Europa a marca continuará lançando modelos com motores a combustão após 2030, e que a eletrificação total é voltada apenas ao mercado europeu.

A Peugeot é uma das fabricantes que mais está adiantada em relação ao cronograma proposto pela União Europeia, sobre o uso exclusivo de carros “livres de CO2” a partir de 2035. Além da Peugeot, a DS pretende se eletrificar totalmente a partir de 2026, a Alfa Romeo a partir de 2027 e a Opel a partir de 2028.

 

Isto, segundo a Porsche, é um Porsche

Não parece, mas esse conceito meio sem personalidade é o novo Porsche Vision Gran Turismo, um conceito feito pela fabricante alemã em parceria com a Polyphony Digital, criadora da franquia de games Gran Turismo. O modelo, evidentemente, é um esportivo virtual criado para a mais recente versão do jogo, Gran Turismo 7, que será lançado em 4 de março de 2022.

O modelo virtual é 100% elétrico, apesar de ter uma silhueta de carro com motor central traseiro. Ele também não tem portas, porque, no fim das contas, ninguém precisa entrar nele. Na verdade, no mundo do faz-de-conta dos games, o acesso à cabine é feito pelo canopi, como se fosse um avião de caça.

Na dianteira, além do emblema do cavalo rampante de Stuttgart, o único elemento que identifica que este é um Porsche são os faróis com quatro pontos de LED, instalados em uma posição que, infelizmente, nenhuma legislação atual permite.

Ali na dianteira ele também tem um splitter ativo, que se ajusta à velocidade do carro para otimizar o fluxo aerodinâmico. Na traseira, o spoiler faz o mesmo. Olhando com atenção para o quarto traseiro do carro, você verá alguma semelhança com o quarto traseiro do Taycan — isso, claro, sem mencionar a lanterna de LED.

Por dentro, há um volante de Alcantara virtual e materiais “veganos”, porque a Porsche está promovendo a sustentabilidade. No lugar do quadro de instrumentos, há um display holográfico, que parece flutuar sobre o volante.

Se há algo interessante nestes conceitos Vision Gran Turismo, é como os fabricantes podem ousar sem compromissos com a realidade — o que nos traz um pouco de informação sobre como os designers das fabricantes pensam, o que eles imaginam para um carro do futuro e como algumas destas ideias poderiam ser implementadas realmente. A imaginação, afinal, é a base da criatividade e da invenção.

 

O que sabemos sobre a nova Kombi elétrica, o VW ID. Buzz

Há alguns dias vimos a nova “Kombi” elétrica da Volkswagen em testes. Nova “Kombi” é uma liberalidade nossa. O carro se chama ID. Buzz e apenas segue a linhagem iniciada pela Kombi e que teve também as vans Eurovan e Caravelle, que foram vendidas no Brasil há quase duas décadas.

O nome “nova Kombi” contudo, é mais simpático que ID. Buzz (que só faz sentido para os mercados que chamavam a Kombi de Volkswagen Bus), então vou chamá-lo de “nova Kombi elétrica” mesmo, ok?

Considerando que ela já circula sem disfarces e em duas configurações de salão (fechado e envidraçado, por enquanto), o lançamento certamente está próximo. Já foi confirmada sua produção para 2022, mas ainda não quando exatamente — diríamos que no primeiro semestre veremos algo oficial.

A Volkswagen também não mencionou nada sobre os dados técnicos do(s) motor(es) elétrico(s) da Kombi, mas o conceito ID Buzz Cargo tinha 201 cv de um motor traseiro, com capacidade para baterias de até 111 kWh, que podem proporcionar até 550 km de autonomia. Como todo carro elétrico de 2022, ela também deverá ter uma versão com tração nas quatro rodas por meio de um motor no eixo dianteiro, o que pode elevar a potência para mais de 400 cv.

Mantendo a tradição de utilizar o teto da van, esta nova Kombi pode ter um painel solar no teto, usado para recarregar as baterias. Além disso, como a Kombi original, ela terá variantes de carroceria, algo que já vimos nos flagras na forma de furgão de carga e van envidraçada. Ela também terá versões de entre-eixos longo e curto — mas somente na Europa.

No lado de cá do Atlântico — especificamente nos EUA — ela será apenas uma van de passageiros. Ela também irá levar mais tempo para dar as caras, pois deve chegar somente no final de 2023 como modelo 2024.