toda fabricante de automoveis com uma forte veia entusiasta tem ao menos um santo graal e no caso da subaru e razoavelmente seguro afirmar que este posto e ocupado pelo impreza wrx sti 22b considerado por uma serie de razoes o mais desejavel de todos os modelos e versoes da linhagem ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] foram feitos apenas 400 exemplares numerados do wrx sti 22b em 1998 de 001/400 a 400/400 fazendo dele uma das variantes mais raras do subaru impreza todos os carros eram pintados no mesmo tom de azul metalico rodas bbs douradas com as tampas da ponta de eixo de fibra de carbono carroceria de duas portas para lamas alargados e debaixo do capo um motor boxer ej22 com 2 2 litros de deslocamento desenvolvido especialmente para a versao o sti 22b tambem tinha molas eibach e amortecedores ajustaveis da bilstein diferentemente dos rumores a letra b nao e uma referencia ao fornecedor dos amortecedores mas um codigo interno da subaru para o turbo alem disso 22b e a conversao hexadecimal decimal do numero 555 que era a marca de cigarros patrocinadora do subaru rally team na epoca o carro foi apresentado no salao de toquio em 1997 ano em que colin mcrae ajudou a subaru a conquistar seu terceiro titulo no campeonato mundial de rali e chegou as concessionarias do japao no ano seguinte comemorando o tricampeonato e tambem os 40 anos da subaru como fabricante de automoveis reza a lenda que todas as 400 unidades foram vendidas em questao de tres dias e alguns mais empolgados dizem que nao levou mais que cinco horas em qualquer caso estamos falando de um carro que ja nasceu extremamente cobiçado e nunca deixou de se lo ao ponto de varios deles terem sido comprados como investimento e por isso que mais raro que o 22b em si e ver um 22b a venda qualquer que seja seu estado de conservaçao e por isso que topar com um dos prototipos do 22b com apenas 55 km rodados e um acontecimento extremamente raro praticamente impossivel e com um destes a venda e o equivalente subarista a descoberta do santo graal e foi o que aconteceu aqui esta um impreza wrx sti 22b 000/400 a venda em uma loja de hong kong pelo equivalente a us$ 255 000 r$ 1 milhao em conversao direta para entender como um impreza wrx sti pode valer tanto e preciso escavar um pouco na historia do 22b antes mesmo de ele começar a ser vendido a propria subaru nao possui registros muito precisos a respeito do tema mas ate onde se sabe foram feitos ao menos seis prototipos do 22b antes da produçao em serie primeiro tres com a numeraçao 000/000 e depois mais tres com a numeraçao 000/400 podem ter sido feitos mais prototipos com ambas as numeraçoes pois diversas fontes dizem que o numero total de exemplares do 22b pode chegar a 424 nos anos seguintes logo depois que a serie limitada esgotou os fas do impreza dedicaram se a tentar rastrear os prototipos que aparecem de em tempos e um destes entusiastas e adam zillin dono do canal 7tune no youtube e da pagina tempos de mesmo nome no facebook em 2013 adam visitou o museu da subaru sti que fica em toquio e fez um video com um dos prototipos 000/000 que faz parte do acervo https //www youtube com/watch v=iisecpgdmzk&t=161s acredita se que os carros 000/000 foram construidos para fins de divulgaçao e testes a imprensa ao menos tres deles nao ha informaçoes sobre seu paradeiro atualmente exceto pelo carro que esta no museu ja os carros 000/400 foram feitos depois um deles foi parar nas maos do proprio colin mcrae que pode te lo comprado ou ganhado de presente da propria subaru e recebeu a placa s447 yox este carro ainda pertence a familia mcrae e de tempos em tempos e exposto em algum evento os outros dois especula se foram dados a nicky grist o navegador de mcrae por boa parte de sua carreira e a david lapworth que na epoca era coordenador da equipe de fabrica da subaru no wrc a trajetoria destes carros tambem nao e totalmente conhecida do publico o que so torna ainda mais fascinante a existencia de um exemplar a venda ainda mais em hong kong o carro esta simplesmente imaculado como novo nao ha qualquer sinal de desgaste por fora ou por dentro e ate mesmo os pneus pirelli p zero devem ser os originais de fabrica mas e o numero marcado no hodometro digital que mais surpreende 55 km [gallery type= grid link= file columns= 4 size= medium ids= 227117 227120 227121 227126 227127 227129 227130 227133 ] foi o proprio adam quem entrou em contato com a loja na asia para descobrir o preço do carro dois milhoes de dolares de hong kong ou us$ 254 000/r$ 1 milhao em conversao direta nao foram divulgadas outras informaçoes mas e possivel arriscar alguns palpites em 2017 foi leiloado pela bonhams um exemplar 000/400 do 22b com 51 000 km rodados segundo a agencia de leiloes o carro pertenceu a seu primeiro dono por vinte anos ou seja de 1997 a 2017 e foi mantido como novo por todo este tempo o proprietario mandou colocar adesivos no carro por conta propria para torna lo mais parecido com os impreza de rali mas fora isto ele era todo original ainda de acordo com a bonhams foi exatamente este carro que a subaru levou para salao de toquio de 1997 e bem plausivel que a unidade leiloada pela bonhams tenha sido arrematada por um colecionador como investimento e levada para hong kong onde a revenda responsavel por ele pede agora quase o dobro do preço que foi pago ha dois anos [gallery type= grid link= file size= medium ids= 227115 227118 227134 ] mas voltamos a frisar isto e apenas especulaçao alem disso se estivermos diante do mesmo carro ainda falta descobrir o que aconteceu com o exemplar de nicky grist como ja foi dito a propria subaru faz alguma confusao quanto as origens do 22b talvez jamais saibamos a verdade
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.