uma das coisas mais legais de ser estupidamente rico e poder acompanhar leiloes de alto nivel e pensar hmm talvez eu deva comprar este carro se a gente fosse uma destas pessoas certamente abandonariamos o window shopping e estariamos disputando a tapa este shelby gt 350 r por que alem da razao obvia de este ser um shelby gt 350 de corrida que por si so ja justificaria toda nossa cobiça por ele ha um detalhe mais que especial este carro e conhecido como o shelby que mais venceu corridas na historia e quebrou um importante recorde de velocidade em 1965 um ano depois do lançamento do mustang a ford encomendou a carroll shelby o gt 350 foto acima versao mais potente aliviada e com uma serie de ajustes ja pensados para uso em pista que homologaria o mustang na categoria b da scca — a marca do oval azul queria um rival a altura para o corvette shelby preparou o v8 289 4 7 litros do mustang com um carburador quadrijet holley comando de valvulas agressivo e coletores de admissao e escape redimensionados aumentando a potencia de 274 para 306 cv fora isso ele tirou o banco traseiro foi substituido por um estepe para se classificar como um esportivo de dois lugares redimensionou os freios e a suspensao com direito ao classico shelby drop deslocamento do ponto de fixaçao da bandeja superior para alterar sua curva de cambagem empregou capo de fibra de vidro com um pequeno scoop para que o motor admitisse ar fresco e instalou rodas de aluminio da cragar o sucesso foi tao grande que foram feitos 600 carros naquele ano mesmo que a ford so precisasse de 100 destes 33 se transformaram em gt 350 r — versao aliviada de corrida com motor ainda mais modificado rendendo algo entre 325 e 360 cv para choques de fibra de vidro gaiola de proteçao e tanque de combustivel de 120 litros este carro e um deles seu primeiro dono foi o piloto roger west que o comprou novo em 1966 e venceu algumas corridas com ele contudo foi seu segundo dono charlie kemp quem realmente aproveitou seu potencial kemp comprou o carro em dezembro de 1967 por us$ 4 600 dolares quantia que tambem incluia um jogo de pneus e os serviços do mecanico do carro pete hood logo na primeira volta em que o carro deu na pista com seu novo dono kemp quebrou o recorde do circuito de montgomery no alabama — e logo depois fundiu o motor do gt 350 vendo potencial no carro charlie decidiu ficar com ele e com seu preparador promovendo o a chefe de equipe os dois trabalharam no mustang aliviando peso e preparando o motor para render algo entre 440 e 450 cv — contudo pete hood jamais revelou a natureza das modificaçoes a equipe disputou as etapas regionais divisionais e nacionais do sports car club of america scca entre 1968 e 1970 foi tambem em 1968 que começou a sequencia de 17 vitorias que deu ao shelby gt 350 de charlie kemp o titulo de shelby mais vencedor da historia em 1969 no circuito de daytona o shelby gt 350 com seu pequeno motor 289 ficou a frente do corvette zl 1 e seu big block de aluminio que liderava a categoria a de produçao teoricamente com um motor bem maior — de 427 polegadas — o corvette jamais poderia ficar para tras do mustang mas ele ficou e o shelby com o motor girando a estratosfericos 8 400 rpm chegou aos 296 km/h na reta longa — um recorde para qualquer shelby equipado com motor 289 nem mesmo o proprio carroll shelby que autografou o carro acreditou ele nao entendia como um tijolo como aquele podia cortar o ar tao rapido na verdade ninguem entendeu nem mesmo o proprio piloto o unico que poderia revelar a resposta pete hood nao diz uma palavra uma trapaça seria na epoca a unica explicaçao plausivel mas a inspeçao depois da corrida revelou que tudo no carro estava de acordo com o regulamento os autografos de carroll shelby note que toda a parte interna e inferior do carro ficam apenas no fundo primer sem pintura para alivio de peso em 1971 charlie kemp participou de 54 corridas com o carro terminou 42 e venceu 32 — um saldo quase inacreditavel nos anos seguintes quando foi correr na can am charlie vendeu o carro mas o recomprou pouco depois e permanece com ele ate hoje tecnicamente ele e o segundo e o quarto dono do gt 350 em 2000 o carro foi restaurado totalmente por pete e charlie o trabalho se concentrou no motor na suspensao e em detalhes como as rodas e a pintura — a lataria e totalmente original bem como os vidros rodas e ate os bancos agora o carro sera leiloado pela rm auctions no dia 8 de março durante um evento em amelia island na florida alem da historia e da condiçao excelente em que se encontra o stang acompanha toda a documentaçao historica que foi acumulando ao longo das decadas — comprovantes de compra e venda certificados e fotografias entre outras coisas e um detalhe bacana os dois se dispoem a ajudar a preparar o carro para corridas historicas nao e todos os dias que se pode comprar um carro de corrida famoso e ter a assistencia dos caras que fizeram sua fama faria um baita estrago nas provas de carros historicos organizados pela rolex no autodromo de laguna seca tudo bonito tudo saboroso mas e melhor voce respirar fundo o valor de arremate estimado e de us$ 900 mil a us$ 1 2 milhao — de r$ 2 1 a 2 8 milhoes sera que eles aceitam vr
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.