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Car Culture

O “Trabant mais rápido do mundo” tem um motor Honda de 270 cv atrás dos bancos dianteiros

"Odiado por muitos, adorado por quase todos". É com esta frase que os fãs do Trabant costumam descrever o "carro de papelão" feito na Alemanha Oriental que, além de motorizar o país por bem mais que os dez anos previstos pela fabricante, acabou se tornando um símbolo da queda do Muro de Berlim. De qualquer forma, se você já leu o especial sobre o Trabant que publicamos no fim de 2014, no aniversário de 25 anos da queda do Muro de Berlim, sabe que ele não é feito de papelão, e sim de uma resina plástica reforçada com fibras de algodão ou lã chamada Duroplast. Sabe também que ele não era exatamente potente, rápido ou espaçoso, mas era barato, prático e mecanicamente simples o bastante para ser um dos carros mais populares do país por quase três décadas. E você lembra daquele Trabant com motor de 600 cm³ preparado para produzir 80 cv que tinha desempenho melhor do que vários carros preparados "de verdade", como o Golf Mk1 e o BMW M3, na pista? Se não lembra, vamos refresc