este ano foi a quarta vez que fizemos o track day de fim de ano do flatout o evento que sempre aconteceu no autodromo da fazenda capuava aqui mesmo em indaiatuba sp e tambem sempre organizado pela equipe da crazy for auto [caption id= attachment_355103 align= aligncenter width= 999 ] juliano barata no sandero #99 incrivel tempo [/caption] a quarta ediçao aconteceu no sabado dia 25 de novembro passado e como sempre foi um sucesso maior do que esperavamos isso simplesmente por ser um evento extremamente agradavel num clima que parece de churrasco entre amigos; com a carne e a cerveja sumariamente substituidos por carros e a magnifica pista da capuava o lugar ajuda claro; e um ambiente onde todos ficam realmente juntos no gramado e na pista e tudo se confunde como uma coisa so pista boxes na verdade acampamentos no gramado estacionamento de visitantes area de alimentaçao e tudo mais e um grande convescote anual dos assinantes do flatout https //flatout com br/leo drives valdirene uma kombi restomod 1965/ como sempre o taxi classico estava presente levando todos para passear na pista com carros diferentes a bmw z3 do rogerio @senhor_bmw o mais popular deles ano passado quebrou logo no começo e nao rodou quase nada; em compensaçao tivemos a kombi valdirene do max loefler; o incrivel e extraordinario bianco furia v8 do marcelo camargo da engemotors https //flatout com br/o incrivel bianco v8 flatout street/ eu tambem fiz parte do taxi classico com meu chevette; assim como o amigo eric giacinto e sua incrivel alfa romeo gtv 2000 o eric na verdade estava engajado em tentar defender a honra de milao e fazer tempo melhor que eu no meu chevette tenho a felicidade de reportar que nao teve sucesso nisso mas tambem tenho a dizer que os dois carros sao extremamente parelhos; parecem andar praticamente no mesmo tempo mas nao eu sou mais rapido so um fato que acho coerente apontar para manter a realidade clara o juliano barata estava com o seu sandero rs #99; o ultimo rs nas maos do publico fora da renault e mais equipado com pneus continental especiais que nao podia gastar; dai nao participou do taxi como sempre faz mas valeu a pena olha o temporal que ele aprontou no dia no video abaixo https //www youtube com/watch v= krlovu7irs e dificil descrever em palavras o espirito de camaradagem alegria e respeito que rola no nosso track day; e realmente unico entao desta vez nem vou tentar; desta vez resolvemos deixar os assinantes que participaram descrever o que viram e fizeram no dia pelo grupo secreto do facebook pedi suas contribuiçoes e delas selecionamos algumas para publicar aqui afinal de contas a gente ficar falando parece autopromoçao tooting our own horn preferimos deixar a palavra com as pessoas para quem o evento e o flatout em ultima instancia existe os nossos queridos assinantes obrigado a voces camaradas e sensacional trabalhar diariamente criando coisas que esperamos lhes entretenham e informem mas melhor ainda e depois disso encontrar voces pessoalmente na capuava todo fim de ano sempre e um evento marcante e sensacional mas nao acreditem em mim que tenho skin in the game; acreditem nesses caras aqui o track day alem da pista por leandro rosa em agosto de 2019 vendi meu carro pelo gt40 para outro flatouter um cruze sport6 ltz 2012 na rarissima configuraçao com cambio manual a venda deu origem a uma amizade que em 2021 depois que os efeitos da pandemia começaram a diminuir resultou num convite para o segundo track day do flatout na capuava nunca tinha participado ou sequer visitado um evento como esse fui de carona com o franco em seu peugeot 308 2 0l manual e mesmo no banco do passageiro a experiencia e surpresa do quao legal e a pista que combina retas longas e curtas curvas de todo tipo e mudanças de elevaçao ja me viciaram mas essa nao foi a unica curtiçao como entusiasta de carros e fotografia assisti alguns videos no youtube sobre como fazer panning que consisti na tecnica de tirar fotos de objetos em alta velocidade com fundos dinamicos como fotografo amador usei o evento para testar minhas poucas habilidades o resultado foi melhor do que eu esperava claro muito longe das feras como albuquerque e outros fotografos profissionais que sao sempre parte essencial do evento mas assim como os pilotos amadores que se divertem desenvolvendo suas tecnicas de pilotagem nesse circuito superbacana eu me divirto registrando as lasanhas rasgando a reta ou entrando de lado nas curvas do circuito da fazenda especificamente sobre o td de 2023 o que ja era bom ficou ainda melhor o clima dentro e fora da pista e de diversao papos instantaneos com ate entao desconhecidos debruçados sobre o cofre de alguma caranga trocando impressoes e conhecimentos que vao da teoria da faculdade de engenharia a experiencia ganha em horas de mao na massa na garagem de casa; das impressoes rodando em uma estrada sinuosa a overdose sensorial do asfalto da capuava independente do ano marca modelo preparaçao ou nao do bolido o interesse sobre a historia as curiosidades tecnicas e admiraçao dos presentes e sempre alta as misturas de assuntos nas inumeras conversas sao de uma diversidade de satisfazer qualquer carguy o que voce achou desse pneu viu o ultimo lançamento dos chineses sera que a mercedes vem forte na f1 2024 em que decada a alfa do barata deve ficar pronta esse chevette do mao e muito fotogenico sera que o leo veio com a lasanha nova perguntas cuja resposta sao apenas o inicio de outro papo descontraido regado a perspectivas trocas de conhecimento e muita risada tudo ao som da melodia dos motores e cantoria dos pneus no asfalto da fazenda ilustrado pelas vedetes sobre 4 rodas que todo ano eu tenho o gostinho de sentar no banco do carona ou clicar e admirar pelas lentes da camera track day do flatout virou evento fixo no calendario de todo ano a camera ja esta preparada para 2024 e quem sabe mais 4 pneus cantando no palco mais divertido dos eventos do flatout vitor katanosaka [caption id= attachment_355184 align= aligncenter width= 999 ] o fusca do vitor[/caption] participar do trackday do flatout e uma das experiencias automotivas mais gratificantes o autodromo da fazenda capuava e uma pista sinuosa com boa variaçao de relevo otimo para uma direçao esportiva o clima do evento e amigavel e de grande respeito entre os participantes na pista o ambiente e festivo de encontro de amigos e as caronas/taxis momentos unicos proporcionam uma variedade de vivencias automobilisticas; neste ano pude estar na maior das disputas amistosas o chevette trifoglio do mao contra a alfa romeo gtv 2000 do eric e no banco do passageiro da alfa que pega os pilotos com a faca nos dentes que carros mais parelhos a alfa e chique refinada sentada no chao; os dois carros de lado nas curvas foi demais dirigir meu fusca originalzinho e uma delicia ele e original mesmo 1600 carburaçao simples bem cuidado de manutençao e alguns detalhezinhos que com o tempo se vai aperfeiçoando itens de performance amortecedores com um tequinho mais firmes de carga e escapamento 4x1 a traçao traseira o relativo baixo peso mesmo a pouca potencia o fusca tem um equilibrio proprio do carro fazem o controle bem neutro numa tocada animada mas fluida no miolo a diversao para mim e garantida e um carrinho para se conectar e dirigir com os sentidos aguçados aproveitar das forças da fisica prestando atençao tanto no carro e seu comportamento volta a volta em mim no piloto no traçado e na forma de ataque das curvas os pontos de frenagem quando e quanto acelerar os angulos do volante e deixar o carro ir a um ritmo bom atento na pista que no correr do dia ganha temperatura e muda as respostas na direçao e pedais ao final 67 voltas de muita diversao e satisfaçao este ano testei outro oleo permitindo dar 6 7 voltas corridas ante 4 5 do ano passado; mantendo a pressao de oleo mais estavel em altas temperaturas agora uma vontade de testar um aro menor 14 menos peso e uma medida acima de largura 185 vamos ver tenho bastante historia vivida nesses 9 anos com o fusca uma verdadeira escola de mecanica e de dinamica na direçao leandro santos desde o primeiro carro sempre fantasiava comprar um carro pra usar como daily experimentar na pista em seu estado puro e aos poucos transforma lo em um carro 50 50 pista/dia dia acabei sempre caindo nos ford pela conhecida dinamica por afinidade dentro de casa meu pai teve 3 e por gosto tambem primeiro escort carro que apanhou bastante por ser de um feiano sofredor sem grana pra investir tempo e dinheiro em um carro velho rsrs depois consegui um focus ghia manual mk1 5 velho sonho de infancia com este descobri o que e uma dinamica afiada tanto para o dia a dia quanto para pista trabalhei um periodo como fiscal de pista em interlagos pela lda equipe que dava suporte a algumas categorias de marcas regionais de sp interlagos tem uns 19 postos de fiscais e eu adorava quando era escolhido para ser responsavel pelos postos do fim do traçado pegar o carro do estacionamento/box e ir guiando ate o posto sempre no sentido da pista ali peguei somente o gosto de quero mais pois ficava o dia todo controlando pilotos em que eu queria estar no lugar a partir de entao sempre tentava me planejar para participar de algum track day mas sempre com pe atras de nao arrebentar com meu carro e por desconfiança de como os outros se comportariam na pista com algum novato depois deste focus acabei pegando outro focus mk3 5 1 6 manual unia os dois mundos carro mais novo para confiabilidade no dia a dia com modernidades convenientes dinamica ainda acima da media conjunto mecanico extremamente consolidado e confiavel economico porem nao muito potente mas tudo bem sempre fui a favor de carros em que o conjunto sendo bom a potencia nao e tudo na pratica e o desempenho desse sigma 1 6 de ultima geraçao e muito prazeroso sobe de giro liso com uma potencia especifica acima da media no mercado nacional 135 cv para 1 6 litros na mesma epoca o flatout ja vinha fazendo o track day todos os anos em 21 fui como visitante pra ver como era e de cara curti de mais o ambiente mais amistoso e com todos falando a mesma lingua em termos de cultura automotiva em 2022 nao pude participar; esse ano consegui estrear na pista de verdade o frio na barriga ja aparece na hora que voce cola o numero no carro quando voce entra na pista a adrenalina ja sobe e voce entra automaticamente no ritmo da tocada de quem ja ta na pista uma volta de aquecimento e ja percebe como dirigir rapido em um autodromo na vida real e realmente desafiador nao necessariamente no sentido de perigo mas de como e sempre uma busca por melhoria continua atraves de sensaçoes vim de experiencia de simulador e a primeira coisa que digo e que ajuda muito para voce entender como buscar melhor traçado como buscar referencias de frenagem sentir o limite do carro pelo feedback do volante mas o mundo real tem algo que faz uma diferença tremenda as forças g ao mesmo tempo que ela te da uma sensaçao do que realmente esta acontecendo com o carro ela te cobra no organismo tambem uma junçao de nao ter dormido tao bem com o traçado amarrado e com muita mudança de relevo em uma distancia curta me fez sentir nauseas apos 3 ou 4 voltas seguidas em interlagos obviamente sem andar voltas seguidas como agora e um pouco mais longe dos limites nao senti nada disso realmente a pratica continua te leva ao aprimoramento na arte de pilotar e para mim que estava com um carro que teria que voltar para casa pra trabalhar com ele na segunda feira um fator inibidor e o medo de estragar o carro isso exige ainda mais disciplina de ir melhorando aos poucos ate se sentir confortavel de constantemente andar a caminho do limite sobre o carro em si ainda que o focus mk3 5 seja mais pesado que o mk1 5 com uma suspensao um pouco mais comportada tambem ainda e de se elogiar como um carro civil barato possa ter uma dinamica tao acima da media o feedback de direçao e muito bom sem peso artificial ja normal em carros de 2017 e nao menos importante a cordialidade que e um track day do flatout com todos sempre respeitando os espaços o que da tranquilidade pra quem esta iniciando minha experiencia com um daily em capuava so me faz querer voltar ano que vem pra entao começar a buscar melhorar tempo e recomendo muito aqueles que tem duvida se vai com carro original para pista simplesmente va deixe o carro no jeito que e uma experiencia viciante e tambem uma maneira de reverenciar ainda mais quem e piloto profissional tarso de leon wu kussaba [caption id= attachment_355125 align= aligncenter width= 854 ] o ka do tarso[/caption] foi o meu primeiro trackday que eu participei na minha vida nao sei como pude viver 41 anos sem ter tido essa experiencia a principio me senti meio deslocado sou curitibano povo que dizem nao conversar com estranhos e quando encontrei o barata mao e leo confesso que fiquei intimidado de ver eles pessoalmente mas eles sao pessoas muito acessiveis e fui me sentindo mais a vontade o leo passou a vez dele para eu andar de bianco andei de chevette com o mao e chamei o barata para andar de ka junto comigo para me passar algumas dicas da pista confesso que fiquei sem aprender tudo o que ele foi me passando pois era muita informaçao e a emoçao de andar na pista me atrapalhou mesmo assim funcionou pois consegui baixar quase 2 segundos depois que ele me passou as dicas consigo falar com certeza que foi o melhor final de semana que eu tive nesse ano o unico ponto negativo foi o meu filho nao poder ter andado comigo no ka e nem ter andado no chevette do mao chevette e o carro favorito dele o ponto positivo foi levar o meu daily driver de menos de 10 000 reais dar mais de 30 voltas na pista e voltar com alguns contratempos rodando para casa o carro e um ka gl 1 0 comprado de leilao a 7 anos atras por r$ 5 200 com intuito de ensinar a minha esposa dirigir; ela nunca aprendeu no fim pensando bem talvez ele seja o carro mais barato que andou no trackday depois de um tempo com ele deu folga nas bronzinas acabei achando um rocam 1 6 flex de uma ecosport que era o jeito mais barato e divertido do carro voltar a funcionar a unica mudança foi o comando de valvulas swr1 pois o original nao funcionaria o sensor de posiçao do comando na injeçao eletronica original o carro roda no alcool usando a ecu do escort sw a alcool apesar da traçao nas rodas erradas do ka eu vejo algumas semelhanças com o chevette do mao como o swap para o maior motor que saiu neles 1 6 nos dois e comando de valvulas um pouco mais agressivo que o original fernando garcia [caption id= attachment_355189 align= aligncenter width= 999 ] o impreza h6 do fernando[/caption] participar deste evento sempre esteve na minha lista de atividades que precisava fazer a coisa chega a ser mais parecida com uma aventura pois nao moro assim tao perto do local sair de maringa no parana um dia antes do evento dirigindo uma lasanha 1994 um subaru impreza com swap de motor h6 pegar a estrada com chuva com previsao de chegada ja a noite em vinhedo e levando o filho junto tinha boas chances de dar algum problema e nem chegar a tempo para o evento mas saimos as 16h e chegamos as 23 30 no hotel… deu tudo certo e no outro dia ja no evento participamos do briefing da manha e comecei a entender o que rolaria no dia de pista claro que uma das coisas que estavam na programaçao era tentar dar uma volta com o mao no famoso chevette consegui a carona logo no inicio da manha e meu primeiro contato com a pista foi atraves da conduçao muito divertida que o piloto mao proporcionou alias me surpreendi com a forma que o chevette contornou o traçado da capuava prova mais que suficiente que diversao nao esta diretamente ligado a potencia e sim ao conjunto e claramente o mao nao estava exatamente preocupado com baixar tempo e sim se divertir e divertir tambem os caronas logo mais meu filho tambem teve a oportunidade de andar no chevette depois de ser impedido por tres bandeiras vermelhas em seguida ele curtiu demais as voltas e comentou que o mao era um figurassa que se divertia falava e pilotava tudo ao mesmo tempo foi um dos momentos mais legais do dia com certeza posso dizer que foi um prazer conhecer e trocar algumas ideias com o mao foi como se tivesse participando de algum podcast do flatout tamanha a gentileza e simplicidade que eles trataram a mim e ao meu filho gente finissima esses caras em relaçao a minha experiencia na pista como se tratava da primeira vez tentei observar o traçado dos outros participantes e fui aos poucos me acostumando com a montanha russa que e o traçado a tarde solicitei um instrutor para tentar melhorar meu traçado e valeu a pena pois consegui usar um pouco mais a pista e ate abusar de algumas saidas de lado antes da ponte o meu tempo nao foi nada rapido mas me diverti demais nas voltas que fiz lembrando que no meu caso no dia seguinte ainda teria mais uns 650km de estrada para percorrer ate chegar em casa… entao nao queria abusar tanto do carro e da tocada para evitar possiveis acidentes a galera que participou e tudo de bom com cada um que parei para conversar o papo rolou facil nao importava a escola a traçao a potencia todos estavam a fim de falar das maquinas da pista das aventuras e claro de como e legal poder participar de um dia junto a pista o juliano numa das voltas com transito na pista pintou no meu retrovisor com o sandero completamente de lado e com olhos meio alucinados tipo nos animes japoneses… acho que finalmente entendi aquele estilo de representar o olhos pude falar mais rapidamente com o barata tambem mas o mais legal do evento foi que ali no mesmo ambiente ficou claro a paixao que voces do flatout tem pela cultura automotiva e por isso e tao legal acompanhar e suportar o trabalho de voces vinicius dessoti participei dos quatro track day do flatout e mais um da crazy 4 auto logo apos o primeiro sempre na capuava carro e um golf gti 2016 no primeiro tinha uns 60 mil km e hoje tem quase 170 aos poucos algumas melhorias foram sendo feitas freios pneus um remap e armotecedores novos o medo e o mesmo desde sempre mas o legal e perceber como e o clima de um track day do flatout e a diferença para um normal ali nao tem ninguem competindo com ninguem voce atrapalha e atrapalhado tem bandeira vermelha na sua melhor volta e mesmo assim todo mundo sai contente a briga ali e com voce mesmo e voce so tem seu carro para te ajudar e isso deve ser um problema porque a gente nao ve o carro como uma ferramenta; mas divago e isso tudo se traduz na vista voce ve fusca mercedes que deve pesar umas 3 toneladas sandero rs corcel mais sandero rs tem muito furia e fica claro que ali a gente gosta de carro nao pra aparecer ou pra brincar de supertrunfo mas pra aproveitar e usa los da melhor maneira que conseguirmos ja andei de civic si sandero chevette com banco e volante soltos as caronas e os tds como um todo ampliam muito a experiencia de quem anda pelo menos a minha e ate agora venho ganhando de mim mesmo toda vez esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters eventos como o track day anual
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