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Zero a 300

O trailer do filme “Ferrari” | O Mini elétrico | Tchau, Seat e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Divulgado primeiro trailer do filme “Ferrari”

O filme promete: baseado na melhor parte da famosa biografia de Enzo Ferrari escrita por Bock Yates logo após a morte do “Comendador”, vem com um diretor de primeira, Michael Mann, e atores também caros e prestigiados.

Ainda não me convenci com Adam Driver como Enzo, mas Penelope Cruz como Laura Ferrari e Shailene Woodley como Lina Lardi, sua amante de décadas, parecem boas escolhas. Patrick Dempsey, ele mesmo piloto, interpreta Piero Taruffi, o famoso “Silver Fox”. Também teremos o brasileiro Gabriel Leone como Afonso de Portago. Um personagem importante: a história centra no turbulento ano de 1957, e os eventos que levam até a infame Mille Miglia daquele ano.

Parece, ao olhar as primeiras resenhas, que será realmente fiel à história, e a era. Uma época em que Dino Ferrari tinha acabado de morrer de distrofia muscular, e Enzo se aproxima de Piero, seu filho com a amante que eventualmente seria seu herdeiro. Muita morte e velocidade também; estamos em 1957 afinal de contas. Uma história verdadeiramente épica.

O primeiro trailer quase não tem diálogo. A montagem dramática mostra cenas de tensão crescente, levando à invocação de que qualquer pessoa que entre em uma Ferrari deve estar nela para vencer. Apesar de revelar pouco da trama, o trailer dá o clima do filme.

A estreia é no festival de Veneza, e deve estar nos cinemas no natal deste ano. Ah, a espera insuportável! (MAO)

 

Ativistas climáticos alemães fazem protesto no Salão de Munique

Tá frio aí, Helga?

O IAA Mobility 2023, conhecido á boca pequena como o “Salão de Munique”, abre suas portas ao público no dia 5 de setembro. Os ativistas climáticos alemães, como sempre os mais fanáticos, organizaram um tipo diferente de protesto, afundando carros no lago em frente ao centro de exposições.

A façanha aconteceu na manhã de segunda-feira, dia de divulgação para imprensa. Submersos estavam três veículos diferentes – um sedã Mercedes-Benz Classe E W210, um SUV VW Touareg de primeira geração e o teto de um modelo não especificado. Eles estavam flutuando no lago raso, parecendo veículos reais submersos na água, mas parece que é uma instalação artística só com peças deles; para não serem criticados por poluir lagos.

Dois ativistas prostraram-se ao lado dos três veículos com faixas de grife Greenpeace, numa tentativa de chamar atenção. Uma delas diz “Encolher agora ou Afundar mais tarde”, referindo-se à necessidade de emissões ainda mais baixas para evitar inundações e outros eventos catastróficos causados pelo aquecimento global.

Heróis ou terroristas? Depende, como sempre, de que lado a vitória nesta batalha estará. A história julga, independentemente de boas ou más intenções. Dentro do pavilhão do salão, a julgar pelas notíias que vem, tudo está eletrificado. Não era isso que queriam? O que mais precisam de nós, queridos? (MAO)

 

Diga adeus para a SEAT

A Seat irá cessar a produção da maioria dos seus automóveis. Foi confirmado que  assim que os modelos atuais completarem o seu ciclo de vida, não serão substituídos. Em vez disso, o legado da Seat viverá na marca Cupra, que também começará a ver um forte investimento do Grupo VW. Cupra eram os Seat esportivos; agora é marca separada.

Existem, no entanto, planos para manter vivo o nome Seat. A Autocar relata que, quando questionado sobre o futuro da Seat no Salão Automóvel de Munique, o presidente da empresa VW, Thomas Schäfer, disse: “O futuro da Seat é Cupra”.

Embora tenha tido um bom desempenho nas décadas de 2000 e 2010, a marca espanhola começou a mostrar sinais de fadiga. E com o crescimento da Cupra, que foi desmembrada da Seat em 2018, o argumento para manter ambas funcionando não pode mais ser defendido.

Marbella: o Panda da Seat

O nome Seat não desaparecerá completamente. Em vez disso, Schäfer disse que o grupo Volkswagen “encontraria um papel diferente para isso”. Boatos anteriores sugeriram que a marca se concentrará na oferta de soluções de mobilidade, como scooters. A gama de scooters Mo da empresa já se encontra nesse espaço e há potencial expansão.  Também parece que existe possibilidade de a marca espanhola continuar a construir carros pequenos. Outro caminho potencial para exploração seriam os quadriciclos, semelhantes aos do Citroen Ami.

A Seat já foi ligada á Fiat; depois foi independente, antes de virar parte da VW em 1986. Sobreviverá, claro, na sua nova marca Cupra. (MAO)

 

Este é o novo Mini elétrico

Eu sei que você está incomodado com tanta eletricidade esta semana, mas a culpa é dos alemães, reclame com eles. O Salão de Munique parece ser exclusivamente elétrico.

Então vamos à mais um deles: o novo Mini Cooper elétrico foi finalmente totalmente revelado pela BMW. Com estreia pública prevista para 5 de setembro no IAA 2023 em Munique, o hatch de três portas levará oficialmente o nome Mini Cooper e estará disponível em duas versões: Mini Cooper E e Mini Cooper SE.

A versão básica possui um motor elétrico montado na frente que desenvolve 181 cv e 30 mkgf de torque, permitindo que o hatch movido a bateria acelere de 0-100 km/h em 7,3 segundos. O Cooper SE tem 214 cv e 33 mkgf, e diminui o 0-100 km/h para 6,7 segundos.

A bateria fornece energia suficiente para uma autonomia WLTP de 305 km no Mini Cooper E, enquanto o Cooper SE mais potente fica um pacote um pouco maior de 54,2 kWh que aumenta a autonomia para 402 km.

Em termos de design, o Mini de última geração apresenta os conhecidos faróis circulares da marca, desta vez com tecnologia LED, enquanto a nova grade octogonal completa o visual da dianteira. O cd de apenas 0,28 ajuda conservar energia.

No interior, uma abordagem minimalista, reduzindo tudo ao essencial. Como resultado, o painel agora apresenta um display central redondo de 9,44 polegadas que executa o Mini Operating System 9, que foi desenvolvido internamente pelo BMW Group e é baseado em um software Android Open Source Project (AOSP).

Quatro versões existirão: Essential, Classic, Favoured e JCW, cada uma com diferentes opções de personalização. O novo Mini Cooper elétrico é baseado na plataforma Spotlight EV co-desenvolvida pelo BMW Group e pela Great Wall Motor. A produção está programada para começar na China ainda este ano, com os próximos Mini Countryman e Mini Aceman se juntando ao Cooper na linha renovada do Mini. E você achando que comprar carro chinês é comprar artigo de segunda! (MAO)