a porsche e uma marca boa para fazer pegadinhas com entusiastas distraidos em algum dos varios episodios do flatout podcast nos despistamos os ouvintes no desafio do ronco dizendo que o carro em questao tinha um motor v8 e um cavalo em seu logotipo o publico claro ficou entre mustang e ferrari esquecendo se completamente da existencia do porsche 928 que tambem tem um cavalo rampante em seu logotipo da mesma forma e muito comum falar da marca de stuttgart para se referir a porsche ou dos esportivos de stuttgart mas se eu fizesse uma charada perguntando qual dos esportivos de stuttgart tinha um motor de oito cilindros em linha muita gente ia bater a cabeça procurando straight 8 porsche ou ate pensaria no porsche 908 que tem um flat 8 enquanto a resposta seria o mercedes benz 300slr por alguma razao o fato de a mercedes tambem ser sediada em stuttgart ou na estugarda como dizem os convenientes portugueses nao e tao lembrado como o fato de a porsche estar ali na regiao carro de stuttgart quase sempre e uma metonimia para porsche nao para mercedes https //flatout com br/o museu corporativo mais antigo mercedes benz em estugarda/ as duas fabricantes estao separadas por cerca de 10 km e voce so descobre isso quando faz um roteiro para visitar o museu de ambas usando algum serviço de mapa/gps online o fato de a porsche estar em zuffenhausen e a mercedes estar sempre em stuttgart faz parecer que elas estao mais distantes do que realmente sao ou ate mesmo que a porsche esta em uma especie de distrito rural/industrial da cidade mas ambas estao na regiao urbana de stuttgart a mercedes fica em uma regiao chamada bad cannstadt vizinha a zuffenhausen isso tudo significa que voce pode visitar o museu da mercedes em uma manha almoçar e visitar o museu da porsche a tarde nao precisa nem voltar para o hotel o acervo começou como um pequeno salao junto a fabrica da porsche em zuffenhausen suttgart em 1976 e tinha espaço para apenas 20 carros — os modelos expostos eram substituidos periodicamente por outros o atual museu foi inaugurado somente em 2008 e como o antigo exibe alem dos carros feitos pela porsche algumas criaçoes porsche feitas para outras marcas como o lohner porsche do inicio do seculo xx ou o fusca como tantos museus o da porsche tem parte do seu acervo exposta de forma permanente e outra parte levada ao museu de forma temporaria neste momento por exemplo outubro de 2023 o museu tem a mostra comemorativa dos 75 anos com 10 carros que simbolizam momentos historicos da atuaçao da marca começando por ela os carros sao o 356 nº1 o 908/2 spyder o 956 o 911 gt2 o cayman s sport o 919 hybrid o 911 dakar o mission x concept e o gran turismo vision gt alem do s 91 pegasus starfighter o mais importante claro e o 356 numero 1 o primeiro exemplar do porsche 356 um prototipo ainda com carroceria de aluminio motor central traseiro de 1 1 litro e 40 cv tudo muito derivado do fusca — o motor continuaria nos demais 356 mas a carroceria de aluminio e a posiçao do motor nao um fato curioso e que o carro foi usado pelos porsche mais especificamente pelo filho de ferdinand ferry porsche por isso ele foi emplacado e rodou pela primeira vez em 8 de junho de 1948 depois dele ha o 908/2 spyder que disputou o mundial de carros esporte wsc e claro as 24 horas de le mans no fim dos anos 1960 quando a ford dominou a corrida normalmente quando se fala nos prototipos de resistencia da porsche e o 917 ou o 956 ou ainda o 962 que vem a memoria mas o 908/2 foi o começo de tudo ele chegou em segundo lugar na 24 horas de le mans de 1969 brigando pela vitoria com o ford gt40 e ainda ajudou a porsche a conquistar o titulo de construtores do wsc naquele ano isso claro sem contar a sequencia de mais de 50 vitorias e 100 podios que ele teria a partir daquele ano de 1969 com seu flat 8 de tres litros e 350 cv a 8 000 rpm sem ele nao haveria 917 956 962 nem o recorde de vitorias da porsche em le mans ainda desta exposiçao vale destacar o 911 gt2 993 que foi o primeiro gt2 um descendente moderno do 911 carrera rsr turbo de 1974 que evoluiu na forma do 935 ate entao o 911 mais radical em termos de desempenho absoluto e potencia era o 911 turbo embora a porsche ja desse sinais de uma linha inspirada nos carros de rua desde a geraçao 964 que teve o carrera rs e o clubsport entao em 1995 eles colocaram nas ruas um novo modelo que combinava o carrera rs ao turbo para fazer o gt2 inaugurando a era do 911 como supercarro a base do 911 gt2 era o 993 turbo mas a transformaçao era radical incluindo a adoçao de componentes de aluminio no lugar do aço portas e capo interior aliviado e o retorno a traçao traseira que alem de tornar o comportamento do carro mais agil — e dificil de segurar — contribuia para a reduçao do peso uma serie limitada de 75 carros de rua foi criada com as mesmas especificaçoes basicas do modelo de competiçao dessa mostra temporaria um destaque e o s 91 pegasus starfighter que nao tem nome de porsche porque e uma nave espacial feita para o filme star wars a presença de um mockup espacial como ele aparentemente mostra a diversidade de atuaçao da porsche e tambem exibe como a porsche aplica seus proprios conceitos de design a uma nave espacial como a vista baixa que remete aos prototipos de le mans dos anos 1960 e 1970 com a ventoinha sobre o motor alem de elementos como a grade traseira e a terceira luz de freio dos 911 modernos ja na coleçao permanente do museu um dos maiores destaques e o 911 vermelho de 1964 tambem conhecido como 901 nr 57 por ser um modelo fabricado como 901 mas vendido como 911 ele e simplesmente o mais antigo de todos os 911 existentes e esta no acervo da porsche ha menos de 10 anos por mais incrivel que pareça o carro foi encontrado por um programa de tv alemao chamado the junk troop abandonado em um galpao os historiadores do porsche museum verificaram o carro e o certificaram nao apenas como um 901 legitimo mas tambem como o mais antigo existente ao menos por enquanto o carro foi restaurado por inteiro — motor transmissao e interior hoje sao exatamente como eram em 1964 em um trabalho que levou tres anos em 2017 ele foi exposto no museu e esta la ate hoje representando o inicio da historia do 911 um dos carros mais famosos do museu e o 956 com a pintura da rothmans que fica exposto pendurado de cabeça para baixo no teto do expositor o carro esta assim para representar o foco da porsche no efeito solo — ele e um dos carros sobre o qual dizem e hipoteticamente possivel de se pilotar no teto de um tunel tamanha a downforce produzida o carro exposto e a unidade usada por jochen mass e vern schuppan nas 24 horas de le mans de 1982 quando a porsche conquistou os tres primeiros lugares este alem da segunda colocaçao na corrida tambem foi usado como mula de testes para o motor tag porsche v6 biturbo que seria usado pela mclaren na formula 1 a partir de 1983 depois um modelo menos conhecido — e lamentavelmente um prototipo em vez de carro de produçao o 918 rsr sim um 918 spyder de corrida ele foi desenvolvido paralelamente ao conceito do 918 spyder apresentado em 2010 e apresentado logo no inicio de 2011 — como conceito claro o v8 e o mesmo do 918 spyder derivado do porsche rs spyder que venceu a le mans series na lmp2 alem do v8 ele tinha dois motores eletricos no eixo dianteiro que usavam a eletricidade gerada a partir da conversao da força das frenagens por um volante inercial esse equipamento que ocupa o lugar do passageiro na cabine do carro como o carro nao era adequado a nenhuma serie de corridas ele foi usado apenas para testar tecnologias para powertrains hibridos incluindo aquele usado no 919 hybrid ainda na tematica roadster com motor de oito cilindros atras da cabine o museu tem o 914/8 sim um 914 com motor de oito cilindros — mais exatamente o flat 8 de tres litros do 908 sim um 914 com motor de oito cilindros de um prototipo de le mans como o 914 e um carro de rua ele e uma versao amansada com 300 cv em vez de 350 cv ele foi o presente de aniversario da porsche a ferry porsche em seu 60º aniversario por mais incrivel que possa parecer ferry nao gostou do carro e simplesmente deixou de usa lo para encerrar vamos deixar um exemplar que e as duas coisas ao mesmo tempo um carro de corrida e um carro de rua — e nao estou falando do 550 spyder mas do 911 gt1 strassenversion que e basicamente um 962 adaptado para o regulamento da gt1 com uma cara de 911 996 ele foi feito em uma serie de 25 unidades e e exatamente o carro que correu em le mans em 1996 e 1997 porem com equipamento de segurança exigido para licenciamento na uniao europeia e pneus esportivos sulcados o motor e o mesmo flat 6 3 2 biturbo do carro de corrida mas com menos potencia — 540 cv em vez de 600 cv nas proximas semanas teremos uma serie especial de videos com uma visita aos museus da mercedes porsche e bmw na alemanha — esta materia e parte do aquecimento para estas visitas infelizmente nao ha como descrever todos os carros do acervo por aqui — a porsche tem mais de 700 carros em sua garagem historica e cerca de 200 sao carros de corrida — entao fique ligado no site e no canal do flatout no youtube para ver estes e todos os demais carros do museu
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