Se nos carros de rua os fabricantes nos surpreendem a cada dia com a potência absurda extraída de motores de quatro cilindros, como os 360 cv do 2.0 turbo do Mercedes A45 AMG, em carros de corrida o negócio é capaz de derrubar qualquer percepção de realidade. Este Lancer Evo IX tem um motor 2.2 turbo e 850 cv — um verdadeiro monstro, como você pode conferir neste vídeo onboard em Tsukuba.
O Evo é o carro da equipe Tilton Interiors Racing, que concentra seus esforços no World Time Attack Championship (WTAC) e tem a meta de fazer o menor tempo possível no Super Lap do circuito de Tsukuba, no Japão. Para isto, eles prepararam um Lancer Evolution 9 com motor Corsworth de 2,2 litros que, com uma turbina Borg-Wagner e preparação pesada, entrega 850 cv, que vão para as quatro rodas através de uma caixa sequencial Holinger de seis marchas.
O visual também é totalmente extremo, com faróis escurecidos, uma enorme asa traseira e — talvez sua característica mais peculiar — um para-choque dianteiro em fibra de carbono fabricado pela Voltex, cheio de apêndices sob medida para gerar downforce na dianteira. Só o para-choques já deixa o Evo cerca de 15 cm mais largo do que o carro original.
E como o conjunto se comporta com um piloto que sabe o que está fazendo ao volante? Assim:
Este vídeo mostra a volta da Tilton Interiors em Tsukuba, em abril do ano passado. A primeira parte do vídeo é uma breve apresentação do carro, da equipe e dos componentes — vale à pena só pelas imagens da mecânica do carro e para ver o piloto Garth Walden contando como o motor quebrou no dia anterior e, por sorte, eles tinham peças suficientes para quase construir um motor novo do zero. Aos 4:30 é que a diversão começa.
Tsukuba é um circuito de curvas de alta e retas curtas. Por isso, o Evo tem uma relação de diferencial bem curta — para retomar velocidade o mais rápido possível. Dá para notar, especialmente na primeira curva, que o Evo tem aquele subesterço típico dos carros de tração integral mas que, na retomada, este subesterço se converte em dinâmica neutra e desliza nas quatro rodas logo que o carro começa a retomar velocidade. Estes fatores contribuem para um tempo bem baixo: 54,9 segundos.
Para se ter uma ideia, o atual recorde no Super Lap pertence ao Autobacs ARTA NSX, que fez uma volta de 51,8 segundos. Para 2014, a Tilton Interiors Racing quer chegar bem perto disso: a meta é ficar abaixo de 52 segundos. Com um conjunto carro + piloto como este, não duvidamos que eles consigam.
[ Foto: Tilton Interiors Racing ]