A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

O primeiro shakedown do Opala na Old Stock, hackers descobrem falha de segurança em chave de 25 fabricantes, novos detalhes do Lamborghini “Hyperveloce” e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Primeiro shakedown oficial da Old Stock acontece neste sábado

261552_532261_261309_531438_foto_18__1_

Saudosistas, podem pagar suas promessas. Amanhã, dia 22/08/2015, sabadão, marca o primeiro shakedown oficial da Old Stock Race, competição nostálgica que traz de volta às pistas não só os Chevrolet Opala 1979 com motor 4.1 de seis cilindros e mais de 300 cv usados pelos Opala de Stock Car em 1979, mas também com os pilotos da época, como Paulão Gomes (veja mais nesse post).

261552_532260_261309_531436__mg_1648

Foi Paulão, aliás, que idealizou o campeonato ao lado de George “Grego” Lemonias e Paulo Soláriz, artista plástico e curador do Festival VeloCult. Além de Paulão, o shakedown terá também a presença de Wilson Fitippaldi, Fábio Sotto Maior, Angelo Giombeli, Raul Boesel, Alfredo Guaraná Menezes, Alencar Jr., Chico Serra, Marcos Gomes e Artur Bragantini. Será que Ingo Hoffmann também se anima?

Mais de 20 Opala estão em produção para a competição. “Os carros têm o visual idêntico ao da primeira temporada da Stock, mas completamente adaptados às evoluções de segurança do automobilismo moderno”, explica Paulo Gomes, que pilotará o Opala 22. Entre as mudanças estão um sistema de freios a disco nas quatro rodas específico para a Old Stock Race. O câmbio é o mesmo usado pelas picapes Chevrolet S10. Tem cinco marchas e diferencial autoblocante Eaton. Os pneus serão radiais, outra concessão aos novos tempos.

O shakedown tem o objetivo de mostrar os carros, apresentar a categoria a patrocinadores, reunir velhos amigos e mostrar o apoio que a comunidade de apaixonados por carros pode dar a iniciativas como essa. Quer ver esse evento histórico? Então apareça no autódromo de Interlagos entre as 8h e as 12h. Vai ter muita coisa legal para ver e ouvir.

 

Hackers quebram a criptografia de transponder usado por mais de 25 fabricantes

carthief

Há menos de um mês mostramos o aparelho desenvolvido por um hacker capaz de copiar o sinal de praticamente qualquer carro e qualquer controle de portão usando apenas um computador Raspberry Pi. Felizmente a intenção do desenvolvedor não é fornecer tecnologia para criminosos, mas alertar os fabricantes desses sistemas que eles são muito mais vulneráveis do que parecem.

Prova disso é a notícia publicada ontem no Daily Mail, de que três pesquisadores decobriram uma brecha de segurança na criptografia do transponder Megamos Crypto — o dispositivo que confirma que o transponder da chave é verdadeiro antes de liberar a ignição. Esse transponder é usada por nada menos que 25 fabricantes de todo o mundo, e abrange boa parte da linha Volkswagen, Audi e Volvo, para citar alguns exemplos.

1440082949-screen-shot-2015-08-19-at-55541-pm-626x825

 

O sistema, logicamente, deveria ser inquebrável. Ele usa um código de 96 bits para gerar bilhões de combinações possíveis entre a chave e o carro, o que tornaria uma adivinhação aleatória impossível. Os hackers, contudo, descobriram que ao analisar as frequências de rádio entre o carro e a chave apenas duas vezes, seria possível reduzir o número de possibilidades para 196.607 tentativas. Parece muito, mas com a capacidade de processamento de computadores modernos isso é um trabalho de meia hora. Segundo os pesquisadores, uma vez encontrado o código é fácil fazer uma cópia exata e plenamente funcional da chave original.

 

Filme sobre Enzo Ferrari terá Christian Bale

landscape-1440103511-ferraribiopic

Lembra que comentamos que Robert De Niro estava produzindo um filme sobre Enzo Ferrari? E que ele próprio faria o papel do fundador da marca? Pois De Niro terá concorrência. Michael Mann também quer fazer um filme sobre Enzo e contratou ninguém menos do que Christian Bale para o papel do “commendatore”.

Mann tem uma ligação estreia com a marca italiana. Além de ter dirigido o filme promocional da Ferrari California em 2008, ele costumava competir no Ferrari Challenge. Mas terá de suar a camisa, especialmente se o filme de De Niro for mesmo dirigido por Clint Eastwood, como os rumores davam conta. Para os fãs da marca, serão duas oportunidades de saber mais sobre Ferrari. E de ir mais vezes ao cinema.

 

Lamborghini Hyperveloce deve ser apresentado no Salão de Genebra

lamborghini-al-salone-di-ginevra-2013_2

Depois que revelamos o provável nome do novo Lamborghini super exclusivo, que deve ser Hyperveloce, soubemos que o modelo foi realmente apresentado aos supermilionários presentes ao Pebble Beach Concours D’Elegance, que aconteceu na semana passada na Califórnia. Mas não do modo como imaginávamos.

Ao contrário do Bugatti Chiron, que foi transportado ao evento de avião, o Hyperveloce foi apresentado aos interessados por meio de uma projeção holográfica. Os presentes foram informados que haverá 20 unidades do modelo, com apresentação oficial marcada para o Salão de Genebra, na Suíça, em março do ano que vem. A um custo de 1,2 milhão de euros cada uma. O carro deve chegar à apresentação oficial totalmente vendido.

Em entrevista ao site Yahoo Autos, o CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann, disse que essas séries superlimitadas são uma forma de a empresa exercitar sua criatividade para além do que a produção em série exige, além de ser uma ótima forma de reforçar a marca. “Nós queremos mostrar inovações. Temos muitas ideias. Não queremos fazer carros conceito para museus, mas sim dar a nossos consumidores o potencial de aproveitar os carros na estrada.” Winkelmann é petrohead, certeza.

 

Nova geração do Hyundai Elantra deve aparecer no Salão de Frankfurt

Hyundai-Avante-Elantra-3-1-620x412

A nova geração do sedã médio da Hyundai, o Elantra, também chamado de Avante, na Coreia do Sul, deve dar as caras no Salão de Frankfurt deste ano, que acontece em setembro. E a empresa quer começar a desfazer o segredo mostrando sketches oficiais do carro em seu Facebook oficial. Estes aí embaixo.

Hyundai-Avante-Elantra-4-1-620x409

Equipado com um motor 1.6 T-GDi, ou seja, turbinado com injeção direta e capaz de gerar 177 cv, o sedã também virá com transmissão automatizada de dupla embreagem, com sete marchas, no lugar da atual automática convencional de seis marchas. Isso explica o preço promocional do sedã no Brasil, agora abaixo dos R$ 80 mil. Pena que a nova geração deva chegar por aqui a um preço muito mais alto.

 

Matérias relacionadas

Porsche sugere que 911 GT2 RS fará Nürburgring em menos de 7 minutos, Aston Martin Vulcan ainda mais hardcore, BMW i8 Roadster em vídeo e mais!

Leonardo Contesini

ZR1 testado: como anda o Corvette de rua mais potente (e mais rápido) que a Chevrolet já fez?

Dalmo Hernandes

O dia ruim de Massa, o novo parque da Ferrari, um novo Land Rover Freelander e mais!

Leonardo Contesini