nao faltou tempero antigomobilista no feriadao de aniversario da cidade de sao paulo alem da ja tradicional corrida maluca no pacaembu aconteceu tambem o classicos brasil 2016 entre os dias 23 e 25 de janeiro no clube hipico de santo amaro chancelado pela fbva e organizado pela zr soluçoes automotivas rrbb propaganda e marketing e dts promoçoes e eventos esta segunda ediçao reuniu aproximadamente 130 classicos nacionais entre modelos fora de serie esportivos luxuosos e carros de corrida incluindo o primeiro formula 1 brasileiro o fittipaldi fd 01 wilsinho fittipaldi chico lameirao e outras personalidades do automobilismo estavam presentes no evento dando autografos e compartilhando historias foi um evento extremamente agradavel com carros bem divididos de acordo com a marca e periodo historico amplo espaço para circulaçao e muitas opçoes de alimentaçao nesta primeira parte da cobertura nos focaremos nos classicos opala familia dodge v8 galaxie e maverick nao esqueça de que as fotos sao ampliaveis basta clicar a grande estrela do evento que ficou envolta em uma misteriosa caixa de madeira no primeiro dia e que so foi revelada na manha do domingo e o opala las vegas este nome que acabou virando apelido do meio teto de vinil dos opala na verdade descreve um exemplar unico que foi construido especialmente para o salao do automovel de 1972 como voces leram em nossa materia os carros perdidos que a chevrolet quase fabricou no brasil o estande da gm neste salao foi marcado por dois opalas conceito o esportivo aguia apelido pois nao havia nome oficial e o luxuoso las vegas um estudo da marca baseado no gran luxo construido entre setembro e outubro de 1972 e jamais produzido em serie suspeita se que a ideia era somente testar a aceitaçao de cada item diferenciado o las vegas deixou como legado aos opala que vieram depois o espelho retrovisor conico os bancos dianteiros mais altos de encosto inteiriço e o meio teto de vinil este ultimo introduzido no comodoro tres anos depois e que acabou recebendo o apelido popular teto las vegas por razoes obvias mas o carro do salao de 1972 tinha muito mais itens unicos de personalizaçao alem do meio teto de vinil branco no interior a cor da carroceria verde menta foi replicada em todo o painel e volante havia um console central da zune luz de cortesia para os passageiros de tras bancos dianteiros individuais da procar com forraçao customizada e banco traseiro com encostos de cabeça por fora o opala las vegas tinha grade e lanternas traseiras exclusivas retrovisor conico no para lama esquerdo e calotas com design da veraneio em aro 14 fabricadas pela glicerio depois do salao o opala las vegas ficou algum tempo exposto na concessionaria simpala porto alegre rs supostamente ja sob propriedade de um diretor da gm que teria ficado com o veiculo ao longo das decadas de 1970 e 1980 desde 2004 em posse do colecionador jefferson pereira de itajai sc o mais raro dos opala passou por uma longa restauraçao apos uma jornada em busca de documentaçoes imagens e testemunhos para conseguir o maximo de detalhes na mao oposta de tanta gala havia dois outros opala historicos de competiçao ambos pilotados na epoca por paulao gomes hoje diretor de planejamento e marketing da confederaçao brasileira de automobilismo cba o carro amarelo e vermelho com patrocinio da coca cola foi o campeao do primeiro ano da stock car 1979 ja o carro 22 metalpo foi o vencedor das mil milhas de 1985 nas maos de gomes e fabio sotto mayor estabelecendo dois feitos a primeira vitoria da prova abaixo das 12 horas 11 horas 45 minutos e 9 33 s que ocorreu de ponta a ponta algo inedito na prova ate entao fazendo companhia aos dodges e mavericks estavam os opala antigos rivais de pista e de rua naquele feriadao eram bons vizinhos entre comodoros ss6 e ss4 caravan 250 s com belos toques de customizaçao da epoca como os bancos eletricos console central volante e rodas scorro qual o seu favorito nao esqueça do belo chevette tubarao na ala dos ford maverick destaque para a rarissima perua maverick baseada na versao seda do modelo e produzida artesanalmente de forma independente pela concessionaria souza ramos para fazer frente a chevrolet caravan estima se que sua produçao ficou entre 50 e 100 unidades apenas a modificaçao podia ser feita em mavericks novos ou usados e era bastante salgada cr$ 50 000 em 1978 a versao basica do maverick custava pouco menos de cr$ 110 mil alem do teto de lata tampa traseira de fibra de vidro novos vidros e novas colunas reforços estruturais eram instalados no assoalho do porta malas e as travessas do banco traseiro eram removidas pois o novo banco usado tinha assento movel e ainda era basculante deixando a perua bastante versatil todas as modificaçoes acrescentavam 72 kg sobre o eixo traseiro deixando suas freadas mais estaveis seu porta malas todo forrado de carpete tinha latifundiares 880 litros fazendo companhia a uma belissima f100 um quarteto full size da ford permitia vermos todas as diferenças entre os galaxie e landau note a janela traseira dos modelos nos dodge nacionais apesar de nao termos nenhum exemplar de polara a historia dos modelos v8 foi bem representada como principais destaques os epicos charger r/t 1971 calçavam pneus diagonais do tipo redline e vestiam as cores mais representativas amarelo boreal e verde tropical alem de um rarissimo charger r/t 1977 branco valencia com teto e interior bordo o simca esplanada 1969 monocromatico bordo era um espetaculo a parte mas nao pense que o classicos brasil se resumiu aos big boys brasileiros pelo contrario na proxima parte teremos uma enxurrada de classicos nacionais das decadas de 1960 a de 1990 incluindo carros de competiçao e series limitadas rarissimas fique antenado
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