que o chevrolet opala e baseado no alemao opel rekord talvez voce ja saiba no fim da decada de 1960 a chevrolet pegou o modelo europeu deu a ele estilo e motor americanos e com esta receita criou um dos carros mais queridos da historia automotiva brasileira acontece que o opala nao foi o unico carro derivado do rekord espalhado pelo mundo — nossos colegas mexicanos tambem tiveram o seu ele nao era chevrolet mas opel mesmo e ate ficou famoso por aqui graças a ninguem menos que o chapolin colorado o nome rekord foi usado pela primeira vez em uma versao do opel olympia um dos primeiros modelos totalmente novos lançados pela marca alema depois da segunda guerra mundial em 1953 o nome reapareceu exatos dez anos depois com a primeira geraçao do opel rekord conhecia como rekord a na tradicional nomenclatura da opel de 1963 o rekord que se tornou o nosso opala e o modelo de terceira geraçao c lançado em 1966 — naquela epoca a evoluçao dos carros era mais rapida e atualizaçoes importantes eram introduzidas em pouco tempo para se ter uma ideia a segunda geraçao do rekord na verdade um facelift mais abrangente foi produzida apenas em 1965 e 1966 a terceira geraçao herdou os motores dos modelos anteriores — de quatro e seis cilindros sendo que o mais potente era um seis em linha de 2 2 litros e 95 cv — e tinha desempenho semelhante mas foi o mais bem sucedido por seu visual especialmente o perfil garrafa de coca cola e pelo espaço interno que era bastante superior era uma boa receita e foi muito bem aceita na europa — e os executivos da general motors logo perceberam que o rekord era versatil o bastante para fazer sucesso em outros mercados so precisava de alguns ajustes no brasil como voce talvez ja saiba a chevrolet decidiu transformar o rekord em um carro mais americano dando a ele linhas inspiradas em modelos como o chevelle e o nova muscle cars muito populares nos eua a americanizaçao continuou na mecanica — os motores de 2 5 e 3 8 litros de quatro e seis cilindros respectivamente eram baseados em um projeto desenvolvido nos eua — e no nome que fazia alusao a pedra preciosa mas tambem buscava associaçao com o impala para o mercado mexicano a situaçao foi parecida — so que o carro nao foi vendido como chevrolet e sim como opel fiera era seu nome e lançado em 1967 trazia mecanica semelhante a do opala com um seis em linha de 3 8 litros so que o motor era mais potente com 145 cv brutos a 4 400 rpm alem de desenvolver mkgf de torque a baixissimos 1 600 rpm ao contrario do opala porem o fiera nao adotou estilo americano a opel mexicana preferiu manter o estilo elegante da matriz talvez para diferenciar se da avalanche de carros americanos presente desde sempre no mexico — e conter custos no processo em 1968 chegou a vez do opel olimpico batizado em alusao aos jogos olimpicos de 1968 na cidade co mexico a carroceria tinha apelo esportivo com faixas e rodas de muscle car americano mas o motor era menor — um quatro cilindros de 2 5 litros parecido com o do opala capaz de desenvolver 90 cv [gallery columns= 4 link= file ids= 30154 30155 30156 30157 ] a estrategia da opel com o olimpico foi oferece lo em versao basica com muitos opcionais disponiveis — na verdade segundo o club opel mexico o olimpico era a versao do fiera que mais tinha equipamentos opcionais como ar condicionado teto de vinil e sistema de som de preço atraente foi um dos modelos mais vendidos — e ate apareceu em um episodio do chapolin colorado quem nao se lembra do bandido mao negra escondido atras dos arbustos enquanto o polegar vermelho fica as voltas com as portas capo e porta malas do carro que abrem e fecham descontroladamente [youtube id= vnnvb22_ubm width= 620 height= 350 ] no fim das contas o carro ajuda o chapolin a deter o bandido — vale assistir de novo em memoria de roberto gomez bolanos nao acha enquanto o olimpico estava disponivel apenas com carroceria cupe o fiera foi vendido como seda de quatro portas a exemplo do opala mas nao como perua por outro lado os mexicanos puderam comprar o seda de duas portas que existia tambem na europa mas nunca chegou ao brasil o fiera e o olimpico foram comercializados no mexico ate 1972 o que significa que o rekord nao teve uma vida tao longa por la quanto aqui no brasil nos ultimos dois anos porem foi vendida a versao mais interessante do modelo o opel fiera ss ainda que utilizasse o mesmo motor do fiera comum o ss nos parece muito interessante — especialmente por causa do visual inspirado no camaro yenko olha so as faixas laterais alem de freios a disco na dianteira as outras versoes tinham freios a tambor volante exclusivo e alavanca de cambio hurst acontece que o fiera/olimpico nunca fez o mesmo sucesso no mexico que o opala no brasil basta lembrar que foram 24 anos de boas vendas aqui ou mesmo o rekord na alemanha que produziu mais de 1 3 milhao de unidades em seis anos acredita se que a razao para a baixa receptividade foi causada por dois fatores principais o visual que foi considerado europeu demais pelo publico mexicano; e a baixa disponibilidade de peças de reposiçao que eram importadas e custavam caro sendo assim tanto o fiera quanto o olimpico sao carros relativamente raros de se achar em bom estado no mexico — o que significa que com o tempo seu preço devera aumentar e os dois tem muitos admiradores — que se autointitulam opeleros em um paralelo aos nossos conhecidos opaleiros sera que o chespirito nao era um desses opeleros [ fotos fabio aro club opel mexico ]
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