FlatOut!
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Vídeo WTF?

Ops… esse cara ficou sem volante no meio da corrida – e continuou a prova!

Imagine estar no meio de um rali, perto dos 100 km/h, no pique para fazer um tempo extraordinário e, de repente, o volante sai na sua mão. Imaginou? Bom, nem precisava: tem um vídeo que mostra exatamente isso.

Por sorte, o infeliz incidente foi apenas engraçado. Se não tivesse acontecido em uma curva fechada, de baixa velocidade, poderia ter sido trágico. Foi isso que não só permitiu ao piloto, aparentemente um polonês, sair ileso, mas também partir para o gesto mais heróico que uma situação deste tipo poderia provocar: segurar o cubo da direção, dar ré e esterçar o carro, sabe-se lá com que força.

Isso por que o volante nada mais é do que uma alavanca. Quanto maior for seu diâmetro (maior a alavanca), menor será o esforço necessário para virá-lo. É por isso que carros sem assistência hidráulica ou elétrica na direção geralmente usam volantes de maior diâmetro. É também é por isso que você não deveria usar volantes de origem duvidosa — a menos que não se incomode com a possibilidade de quebrar o cubo como este piloto de rali, ou os caras do vídeo abaixo, que comparam um volante Nardi original a um “Nardi” xing-ling:

Aparentemente, a situação é mais comum do que poderíamos supor, como mostram todas as gravações de volantes caindo que encontramos no YouTube. Por sorte, pode acontecer também de haver jeito de reencaixar a peça, como neste vídeo.

Ou ser tão rápido que só dá para ver em câmera lenta. Menos mal que foi por culpa do piloto.

Nas competições, uma das explicações para essa escapadela dos volantes é a necessidade de ter cubos de engate rápido, para entrar e sair do veículo. Em alguns modelos, como os monopostos, não dá para fazer isso sem tirar o volante do lugar. E, quando a peça não é das melhores, ou o encaixe não está bem feito, o resultado é o que a gente já viu.

Menos gráfico, e bem mais longo, esse vídeo mostra uma situação parecida. O volante do funny car sai e o motorista se vira segurando a barra de direção.

E nos dragsters, cujo objetivo é ganhar o máximo de velocidade em um curto espaço, em linha reta, você não precisa de um volante propriamente dito — apenas algo que possa manter o eixo dianteiro sob controle, ou você passará por um sufoco como esse cara:

Agora, se você usa um volante de saque rápido, ele pode ser uma boa solução para espantar ladrões de carro — quem roubaria um carro sem volante? Só não vá desfilar com ele pendurado na janela.

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