21 de julho de 1987 enzo ferrari dirige se ao centro civico de maranello onde jornalistas de todo o mundo o aguardam para a apresentaçao de seu mais novo modelo aquela altura o ultimo modelo inedito da marca a testarossa tinha somente tres anos de estrada o que mais o commendatore poderia apresentar o modelo era nada menos que a ferrari f40 que deixou aqueles jornalistas boquiabertos com suas formas elegantes e ousadas e depois voltou a deixa los impressionados com seu desempenho bruto e jamais visto em um carro de rua era literalmente um carro de corrida para as ruas — o carro que criou este cliche mesmo depois de 30 anos ela ainda continua mais admirada e desejada que ao menos duas de suas sucessoras a f50 e a enzo mais incrivel ainda e que ainda ha fatos desconhecidos ou pouco conhecidos sobre este icone de tres decadas por isso em vez de contar sua historia no formato tradicional decidimos conta la de um jeito diferente contando mais sobre estes fatos [youtube id= fvanlgow54 width= 620 height= 350 ] aperte o play e continue a leitura com trilha sonora a f40 nasceu como resposta ao porsche 959 que a ferrari f40 foi derivada de um projeto abortado para o grupo b nao e novidade o que nem todos sabem e que a ideia para construi la nao foi motivada pelo cancelamento da categoria pela fia e sim pelo porsche 959 a historia começou no salao de frankfurt de 1985 quando a porsche deslumbrou o mundo com um prototipo chamado 959 desenvolvido para disputar as competiçao de turismo e rali do grupo b ele usava um flat six biturbo de 450 cv que alem de ter 50 cv a mais que a 288 gto tambem levaria o carro aos 317 km/h de velocidade maxima — 11 km/h a mais que a gto e como se nao bastasse ele ainda teria um sistema eletronico de traçao integral e suspensao com ajuste de altura e carga dos amortecedores era o supercarro do futuro que fez a 288 gto parecer um supercarro do passado ultrapassado a ferrari precisava fazer algo foi um dos ultimos filhos do grupo b esse algo era o esportivo mais rapido do mundo como disse giovanni razelli o diretor geral da ferrari na epoca o esportivo mais rapido do mundo tem que ser uma ferrari naquela epoca ela ja estava desenvolvendo a 288 gto evoluzione de acordo com o regulamento do grupo b que nao era apenas voltada aos ralis mas tambem a provas de asfalto e circuitos que usava um v8 biturbo de 650 cv a ferrari chegou a construir cinco exemplares dos 20 necessarios para a homologaçao mas na metade de 1986 quando a f40 começou a ser desenvolvida a fia cancelou o grupo b com isso o projeto 288 evoluzione acabou se tornando um laboratorio de testes para a f40 que assim se tornou um dos ultimos filhos da categoria note como as proporçoes e o perfil basico da 288 gto evoluzione ja tem muito da f40 e como um rascunho do que seria finalizado pela pininfarina enzo sabia que a f40 seria a ultima ferrari que ele veria aos 88 anos enzo sabia que sua vida ja estava chegando ao fim talvez por isso tenha decidido encerrar sua carreira da mesma forma que a começou em vez de responder a porsche com um supercarro tecnologico enzo ferrari olhou para seu passado e decidiu que seu supercarro seria uma verdadeira ferrari construida a moda antiga com foco total no desempenho e na pilotagem da maquina em entrevista ao top gear o designer da f40 leonardo fioravanti lembrou como e por que era intenso o desejo de enzo construir um carro de corrida para as ruas o commendatore perguntou minha opiniao sobre a 288 gto evoluzione e foi a primeira vez que ele me falou sobre seu desejo de produzir uma ferrari de verdade nos sabiamos e ele sabia que aquele seria seu ultimo carro foi a primeira ferrari desenhada pelo vento nos ultimos anos com a aerodinamica assumindo um papel predominante no desenvolvimento dos carros — tanto os de corrida quanto os de rua — eles acabaram todos muitos parecidos e o que acontece quando as formas do carro sao definidas pelo vento que e igual para todos e isso torna o design da f40 ainda mais especial a f40 nao foi a primeira ferrari desenvolvida em um tunel de vento mas foi a primeira ferrari cujas formas foram definidas pela aerodinamica leonardo fioravanti designer responsavel pelas linhas do carro na pininfarina ja disse em diversas ocasioes que o design foi baseado nos resultados das pesquisas em tunel de vento nao apenas para cortar o vento e se tornar o carro mais rapido do mundo mas tambem para otimizar o arrefecimento do v8 biturbo e por isso que ela tem aquela dianteira baixissima com o balanço mais curto possivel para acomodar as rodas dianteiras sob o capo dutos naca por todos os lados e uma asa traseira integrada e nao destacada como na maioria dos esportivos a f40 foi o primeiro carro de corrida para as ruas o plano de enzo em fazer uma verdadeira ferrari em 13 meses lembre se incluia uma das regras basicas de um carro de corrida reduzir o peso ao maximo sendo uma equipe de corridas a ferrari recorreu as tecnologias usadas pela scuderia na epoca o chassi tubular tipo spaceframe foi revestido de kevlar e usa paineis colados de fibra de carbono que e o mesmo material das portas capo e cobertura do motor — exatamente como um carro de corridas por dentro a reduçao de peso dispensou carpete maquinas para abrir as janelas das portas nos primeiros modelos havia apenas uma janelinha deslizante isolamento acustico sistema de audio ventilaçao forçada os dutos naca no capo estao la para isso e ate mesmo maçanetas para abrir as portas havia apenas uma cordinha pendurada no painel vazado da porta [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 154823 154824 ] os unicos itens revestidos da cabine eram o painel o tunel central os bancos o teto e os para sois — todos de nomex nos primeiros exemplares ah e o volante de camurça e por isso que a f40 justifica o apelido de carro de corrida para as ruas — algo que se tornou um cliche depois dela a f40 nao tem vidros o comprometimento com o baixo peso fez com que a ferrari nao usasse nem um pixel de vidro na f40 as quatro janelas o para brisa a capa do motor o vigia traseiro e as lentes dos farois fixos sao todas feitas de resina de policarbonato lexan a pintura da f40 usa apenas dois litros de tinta a pintura nao escapou da economia de material para manter o peso baixo a camada de tinta e tao fina que e possivel ver a trama das fibras de carbono da carroceria dizem que a ferrari usou apenas dois litros de tinta para cada exemplar ate mesmo o motor da f40 foi aliviado [gallery columns= 2 size= medium link= file ids= 154817 154818 ] embora fosse uma variaçao do v8 2 8 da gto evoluzione a equipe liderada por ermanno bonfiglioli dividiu o foco entre a potencia e a reduçao de peso como resultado ele usa carter tampas de valvula coletor de admissao e capa seca do cambio todos feitos de magnesio que e muito mais caro que o aluminio mas tambem mais leve [youtube id= ofzud_ujzd0 width= 620 height= 350 ] o bloco era o v8 dino mas todos os componentes internos do motor foram modificados em relaçao ao v8 da 288 gto foram usados novos pistoes bielas e virabrequim que reduziram o curso para 69 5 mm e aumentaram o diametro dos cilindros para 82 mm — e tambem passaram a suportar a pressao maxima de 1 1 bar aplicada pelos dois turbos para produzir 478 cv a f40 foi o primeiro carro a usar os pneus pirelli pzero um dos obstaculos para o desenvolvimento dos supercarros e que via de regra eles trazem um novo patamar de desempenho e isso quase sempre exige que a tecnologia de pneus evolua junto com eles por isso quando a f40 foi lançada ela usava um pneu desenvolvido especialmente para ela o conhecido pirelli pzero que divide o mercado de esportivos com os michelin pilot sport o primeiro p zero tinha uma estrutura diferente de todos os outros pneus da epoca sua zona de contato entre o pneu e o aro usava kevlar para aumentar a estabilidade estrutural do pneu e reduzir seu peso em cerca de 10% ele tambem tinha uma banda de rodagem com desenho assimetrico e feito com dois compostos diferentes e ineditos pneus 335/35 r17 no eixo traseiro o desenvolvimento da f40 levou apenas 13 meses talvez tenha sido a idade avançada de enzo combinada aquele que seria o ultimo desejo de sua carreira — e tambem ao sentimentalismo italiano talvez tenha sido a necessidade de dar uma resposta rapida ao porsche 959 ou talvez tenha sido tudo isso o prazo para aprontar a ferrari f40 era de apenas 13 meses treze meses para sair da cabeça e chegar a linha de produçao para se ter uma ideia o desenvolvimento de um carro costuma durar cerca de tres anos basta ver quanto tempo demora o lançamento de um carro flagrado em testes — que e uma das ultimas etapas do desenvolvimento do carro a ferrari 488 por exemplo deu as caras nas ruas pela primeira vez em abril de 2014 e so ficou pronta em janeiro de 2015 e esse tempo foi gasto apenas no acerto dinamico e testes de sistemas prontos a f40 começou a ser projetada em maio de 1986 e nos 13 meses seguintes os projetos do chassi da carroceria e do motor correram paralelamente para que o carro ficasse pronto dentro do prazo claro ajudou muito o fato de a ferrari ja ter boa parte do caminho andado na 288 gto evoluzione mas ainda assim tanto o motor quanto o chassi e a carroceria usavam tecnologias ineditas nas ferrari de rua nao e algo que voce pode fazer com pressa correndo contra o calendario [youtube id= zlpglnhapdg width= 620 height= 350 ] mas a ferrari conseguiu e no dia 21 de julho de 1987 ha exatos 30 anos enzo ferrari revelava a f40 no centro civico de maranello a f40 nao foi a ultima ferrari desenvolvida por enzo ferrari diferentemente do que se costuma dizer a ferrari f40 nao foi o ultimo modelo desenvolvido por enzo ferrari o commendatore ainda viveu outros 13 meses depois do lançamento da f40 nesse periodo ele ajudou a desenvolver e aprovou a 348tb cujo projeto começou logo apos o lançamento da f40 e so foi lançada em setembro de 1989 13 meses apos a morte de enzo notou quantos 13 apareceram nessa historia efeito colateral a f40 atrapalhou o desenvolvimento da 348tb qualquer pessoa que ja completou um projeto bem sucedido sabe dos sacrificios que tem que ser feitos no processo no caso da f40 o sacrificio foi a qualidade da 348tb desenvolvida na sequencia da f40 ela tinha todos os elementos das ferrari de motor central traseiro anteriores porem e frequentemente criticada por nao se comportar como uma ferrari em termos dinamicos muitos fas e jornalistas a consideram um modelo dissonante na linhagem de maranello e ela chegou a ser chamada de carro de merda que so faz barulho e nao anda por ninguem menos que luca di montezemolo e niki lauda [youtube id= 3sfozzd0jss width= 620 height= 350 ] a partir de 1 08 um carro de merda que faz barulho e nao anda chamei niki lauda e ele veio e disse a mesma coisa o motivo da baixa qualidade dinamica da 348tb foi supostamente a ausencia de dario benuzzi no desenvolvimento do carro benuzzi fora responsavel pelo acerto dinamico de todas as ferrari desde o inicio dos anos 1970 quando a berlinetta boxer foi lançada na fase final do desenvolvimento da f40 ele fraturou uma das maos ficando afastado de suas tarefas em maranello e acabou nao se envolvendo com o desenvolvimento da 348tb benuzzi ao volante de uma testarossa sua dinamica so seria aperfeiçoada em 1993 quando a ferrari promoveu um facelift que tambem alterou a bitola traseira os pontos de fixaçao da suspensao traseira a largura das rodas traseiras e a geometria da suspensao tornando o carro mais controlado e mais preciso dinamicamente se a ausencia de benuzzi influenciou tanto assim a 348tb de forma negativa e algo que nunca saberemos mas considerando que ele foi o lider do desenvolvimento dinamico da 512 bb da 288 gto da testarossa da f40 e suas variaçoes da f50 da 550 enzo 599 458 fxx 599xx e ff a historia faz todo o sentido somente 12 f40 nao sairam vestidas de vermelho da fabrica a f40 originalmente seria apenas rosso corsa mas voce sabe como a fabricante gosta de agradar seus clientes mais abonados por isso estima se que doze exemplares da f40 foram pintadas de outras cores a mais famosa e a f40 preta encomendada pelo presidente do napoli fc corrado ferlaino que mais tarde a vendeu para diego armando maradona alem desta ha ao menos outro exemplar pintado de preto e mais dez no amarelo giallo modena as outras f40 de outras cores foram todas repintadas apos a compra — quase sempre pela pininfarina somente uma f40 tem bancos de couro originais de fabrica [gallery columns= 2 size= medium link= file ids= 77371 77370 ] esta historia ja contamos aqui a f40 saia de fabrica apenas com bancos de competiçao feitos de fibra de carbono com revestimento acolchoado de nomex a unica opçao era a cor — vermelho ou preto mas quando um membro da familia connolly dona do curtume que fornecia o couro para a ferrari decidiu encomendar sua f40 com bancos de couro o pessoal da ferrari nao viu problemas em fazer um banco exclusivo para o parceiro comercial ainda que estivesse fora das especificaçoes oferecidas determinadas por enzo
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