FlatOut!
Image default
Automobilismo Car Culture FlatOut Revival

Os 40 anos do primeiro teste de Ayrton Senna na F1

O dia era 19 de julho de 1983. Ayrton Senna sentou-se ao volante de um Alfa Romeo Alfasud, que estava parado na frente da casa onde seu irmão, Leonardo, passava férias na Inglaterra. Os dois seguiram em direção ao circuito de Donington Park, em Leicestershire, porque aquele seria um grande dia: a convite do próprio Frank Williams, o jovem piloto da Fórmula 3 britânica testaria pela primeira vez um monoposto da Fórmula 1.

Apesar de ter apensa 23 anos na época, Senna estava longe de ser inexperiente. Depois de oito anos no kart — e um vice-campeonato mundial —, ele migrou para os monopostos em 1981 e, naquele ano, vinha fazendo uma temporada excepcional na Fórmula 3 britânica: das 13 provas disputadas até aquele momento, Ayrton havia vencido dez. A última delas, em Silverstone, três dias antes.

Senna era o líder do campeonato e já estava chamando a atenção das equipes de Fórmula 1. Tanto que o fundador e chefe da Williams foi o primeiro a lhe dar uma oportunidade em um monoposto da maior categoria do automobilismo. O carro era o Williams FW08C, equipado com um V8 Cosworth, que no ano anterior tinha dado ao finlandês Keke Rosberg seu primeiro e único título na Fórmula 1.

Reginaldo Leme, da Rede Globo, acompanhou Senna naquele dia. Ele foi o único membro da imprensa presente no teste, e o resultado foi uma reportagem muito próxima do piloto que já foi ao ar algumas vezes.

Nota-se um Ayrton Senna muito concentrado, preocupado em dar seu melhor desempenho no circuito de Donington. Não por causa do traçado, que já lhe era bastante familiar, mas pela chance de mostrar o que sabia fazer com um monoposto da Fórmula 1. Suas intenções eram claras: conseguir um assento para a temporada de 1984. Não necessariamente um lugar na Williams, visto que a equipe já havia fechado contratos com o próprio Rosberg e com o francês Jacques Lafitte para o ano seguinte, mas quem é que recebe um convite desses e recusa?

Mesmo que você já tenha visto, seja na TV ou na Internet, é difícil não notar como Ayrton Senna era um cara metódico, que calculava cuidadosamente todos os passos de sua carreira, mas ao mesmo tempo também era muito passional e emotivo. Em determinado momento, ainda no caminhão da Williams – onde foi conhecer e cumprimentar os mecânicos e demais membros da equipe – Senna dá um tapinha na asa traseira do FW08C e diz: “é hoje”, visivelmente empolgado.

Ao sentar no carro (que não estava devidamente ajustado para ele, e sim para Keke Rosberg, um piloto mais… “robusto”), Senna fica visivelmente emocionado e agradece a Deus pela oportunidade de guiar um Fórmula 1. Instantes depois ele sai devagar com o carro, que não está usando pneus de classificação e não está com o motor 100%.

Em pouco tempo começa a baixar significativamente seus tempos. Depois de cerca de 20 voltas, Senna parou nos boxes para avisar a Frank Williams que o motor estava se comportando de forma estranha, perdendo rotações, e que talvez fosse melhor encerrar a sessão por ali.

Mesmo com problemas no carro, Senna conseguiu um feito impressionante: seu melhor tempo, de 1:00,05, era o recorde em Donington na época. E mais de um segundo mais rápido que o melhor tempo do piloto de testes da própria Williams, Jonathan Palmer, que também havia testado o carro em Donington semanas antes.

Segundo Frank Williams, Ayrton Senna deu cerca de 35 voltas no carro, depois desceu, cumprimentou todo mundo e saiu da pista. Em 2013, durante uma entrevista concedida ao Grande Prêmio, o britânico disse que ficou “bastante inclinado a assinar com Senna”, e e que o piloto sabia muito bem o que queria quando aceitou o convite.

7cd5cd3e1693d31b88f4268f9850c29d

“Era um homem de negócios. Quando ele veio até mim, tinha atitude e um senso do valor dele no mercado. Esse era o preço dele. Eu tentei explicar que ele era novo e ainda tinha muito para provar, pilotos novos costumam bater carros, a velha história, e acho que chegamos muito perto de um acordo.”- Frank Williams

Frank Williams ainda disse que, no fim das coisas, a melhor coisa que aconteceu com Senna foi não assinar com sua equipe naquele dia, pois o carro da temporada de 1984, em suas palavras, “era terrível”. De fato, Keke e Laffite marcaram apenas 25,5 pontos na temporada e a Williams amargou uma sexta posição no campeonato de construtores.

Isso fica claro na entrevista com Reginaldo Leme, na qual Senna dizia que só iria assinar com uma equipe que lhe deixasse totalmente satisfeito. Ainda naquele ano Senna testou carros da Brabham, da McLaren e da Toleman, e foi com esta última, a menor de todas as equipes, que o brasileiro assinou.

Talvez ele tivesse dado razão ao conselho de Williams – cujo entendimento, aliás, é de que a Toleman precisava mais de Ayrton que Ayrton da Toleman. Senna subiu ao pódio três vezes em 1984 e certamente foi o melhor piloto com o melhor desempenho na história da Toleman.

ayrton-senna-guia-sua-toleman-no-grande-premio-de-monaco-de-1984-1337812033608_1920x1080

Levou dez anos para que Senna finalmente fechasse com a Williams, no fim da temporada de 1993 – temporada na qual, aliás, Senna deu aquela que é considerada uma de suas melhores voltas ao volante do McLaren MP4/8 justamente em Donington Park.

Frank Williams disse, em 2013, que encontrou o mesmo piloto obstinado e que sabia o quanto valia, mas que Ayrton foi mais ameno na negociação – estava em uma situação diferente, atrás de um carro competitivo para buscar seu quarto título. O contrato foi firmado e o resto da história todos nós lembramos muito bem.

Em uma triste coincidência, o último carro de Fórmula 1 que Ayrton Senna pilotou na vida também foi um Williams.


Esta matéria é uma amostra do nosso conteúdo diário exclusivo para assinantes, e foi publicada sem restrições de acesso a caráter de degustação.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos produzindo, tanto aqui no site quanto no YouTube, nas redes sociais e podcasts. Escolha seu plano abaixo e torne-se um assinante! Além das matérias exclusivas, você também ganha um convite para o grupo secreto (exclusivo do plano FlatOuter), onde poderá interagir diretamente com a equipe, ganha descontos com empresas parceiras (de lojas como a Interlakes a serviços de detailing e pastilhas TecPads), e ainda receberá convites exclusivos aos eventos para FlatOuters.

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.