as queixas sobre os preços da gasolina no brasil de 2017 talvez sejam um dos raros consensos nestes tempos de polarizaçao de opinioes ha quem atribua a culpa a estatizaçao outros atribuem o preço elevado as margens de lucro envolvidas no processo ha quem diga que a culpa e dos impostos estaduais que chegam aos 30% do preço do combustivel; ou ainda da adiçao de alcool anidro — que tem periodo de entressafra e divide sua produçao com o açucar o problema contudo vai um pouco alem da superficie e das discussoes nas redes sociais ha varios outros fatores ocultos discretos e quase desconhecidos que influenciam de forma ainda mais direta o preço dos combustiveis e achamos que seria uma boa hora para falar sobre eles por isso conversamos com analistas donos de postos e levantamos as informaçoes disponibilizadas pela agencia nacional do petroleo gas natural e biocombustiveis anp e chegamos a cinco fatores principais que afetam diretamente o preço da gasolina que voce compra falta de concorrencia atualmente apenas tres empresas controlam cerca de 80% da distribuiçao de combustiveis e todas elas tambem atuam indiretamente no varejo sao os postos de bandeiras grandes como a legislaçao brasileira impede a verticalizaçao — ou seja a operaçao de uma distribuidora e uma rede de revendas — os postos de combustiveis sao sempre operados por empresas independentes por meios de contratos semelhantes a franquias estes contratos incluem uma clausula de exclusividade na compra de combustiveis — que e uma forma de garantir que os postos da rede x vendam combustiveis distribuidos pela distribuidora x mas o outro lado desta moeda e que a exclusividade tira dos postos o poder de barganha de preços afinal eles sao legalmente impedidos de negociar com outras distribuidoras que eventualmente ofereçam combustiveis mais baratos o que limita sua margem de variaçao de preços e por isso por exemplo que a ipiranga esta com dificuldade de renovar os contratos de quase 20% dos seus postos devido a sua inflexibilidade na negociaçao de preços e prazos de pagamento — o que limita a variaçao dos preços na bomba por isso as distribuidoras concorrentes começaram a abordar estes postos oferecendo beneficios para convence los trocar de bandeira contudo ainda que troquem de bandeira eles tambem terao um contrato de exclusividade de fornecimento pela frente e por esse motivo que os postos independentes ou de redes menores os chamados bandeira branca geralmente oferecem combustiveis a preços menores mas mesmo eles tem poucas opçoes de distribuidores o que tambem limita a negociaçao e a barganha de preços refinaria de manguinhos a falta de concorrencia tambem afeta os preços nas refinarias atualmente ha apenas uma refinaria privada no brasil — a refinaria de manguinhos no rio de janeiro por ser independente esta refinaria pode importar sua materia prima e refinar ou ainda comprar a gasolina importada fazer sua formulaçao de acordo com a legislaçao brasileira e revende la as distribuidoras contudo sua capacidade de produçao e substancialmente menor que a da petrobras de forma que seus preços nao chegam a influenciar o mercado nacional por esse motivo a politica de preços da petrobras influencia todo o mercado e permite que a empresa seja usada como instrumento de politica economica como veremos a seguir uso politico da petrobras e dos impostos federais apesar do fim do monopolio estatal da exploraçao e refino do petroleo brasileiro a principal empresa em operaçao no setor e uma estatal de capital aberto a petrobras s a por isso embora tenha captaçao de recursos provenientes de acionistas seu conselho administrativo ainda e definido por gestores politicos o que abre espaço para que a empresa seja utilizada como instrumento de politica economica nacional isso significa que em determinados periodos a definiçao dos preços dos combustiveis pode deixar de levar em consideraçao apenas fatores objetivos como custo de produçao frete flutuaçao cambial e cotaçao do petroleo no mercado externo e passa a ser influenciada pela politica economica do governo de situaçao esse tipo de influencia politica e algo que tem sido praticado desde os anos 1950 quando juscelino kubitschek decidiu congelar os preços dos combustiveis por um ano para estimular a industria automobilistica e controlar a inflaçao durante o regime militar os preços eram igualmente manipulados para os mesmos fins no final dos anos 1990 o presidente fernando henrique cardoso tambem usou o recurso para controlar a inflaçao e em 2002 congelou os preços do gas de cozinha pelo mesmo motivo ja nos ultimos anos os presidentes lula e dilma rousseff adotaram a politica de represamento dos preços que eram reajustados anualmente independentemente da cotaçao do petroleo no mercado internacional com a mudança de governo em 2016 a politica de preços mudou mais uma vez tambem por motivos politicos desta vez a intençao era recuperar o preço de mercado da petrobras que havia se deteriorado apos uma serie de escandalos de corrupçao a nova politica de preços baseada na flutuaçao da cotaçao do petroleo no mercado internacional traz mais um fator de influencia direta nos preços da gasolina a cotaçao do dolar cotaçao do dolar atualmente a definiçao dos preços dos combustiveis considera o custo de produçao a cotaçao media do barril petroleo no mercado internacional e a cotaçao do dolar no mesmo periodo da produçao essa avaliaçao de custos e realizada mensalmente e dependendo da variaçao a petrobras anuncia um aumento ou reduçao dos preços dos combustiveis em suas refinarias desde outubro do ano passado o preço da gasolina teve sete reajustes dos quais quatro foram influenciados pela variaçao cambial em outubro janeiro de 2017 e fevereiro de 2017 a gasolina ficou mais barata devido a valorizaçao do real cotaçao do dolar mais baixa ja em dezembro passado os preços subiram junto com a cotaçao do dolar o motivo e que o dolar afeta diretamente nao apenas o preço de compra do oleo importado mas tambem o custo do frete maritimo internacional legislaçao obsoleta nos anos 1990 a shell e a esso tentaram introduzir no brasil o modelo de postos self service nos quais o proprio cliente abastece seu carro voce ja deve ter notado esse tipo de sistema nas viagens de top gear ou em filmes estrangeiros sem frentistas o custo operacional do posto e significativamente reduzido uma vez que os encargos trabalhistas sao a segunda maior despesa de um posto de combustivel foto rafael neddermayer/fotos publicas o sistema tinha potencial para se popularizar porem no ano 2000 o presidente fernando henrique cardoso sancionou a lei 9 956 de autoria do entao deputado federal aldo rebelo que proibiu o funcionamento de bombas de auto serviço no brasil e tambem de catracas eletronicas no transporte publico a justificativa do projeto de lei era resumidamente que o manuseio das bombas de combustiveis requer qualificaçao para garantir a saude e a segurança alem de garantir empregos de acordo com as fontes consultadas pelo flatout atualmente o salario base de um frentista em sao paulo/sp gira em torno de r$ 1 200 a r$ 1 400 contudo por estarem expostos continuamente aos vapores de combustiveis e aos riscos inerentes a atividade os encargos trabalhistas incluem adicionais de periculosidade alem de um adicional noturno para aqueles que trabalham apos as 22 horas superior ao previsto pela clt para trabalhadores de outros setores alem disso os frentistas precisam passar por um exame de hemograma semestral pois a exposiçao constante ao benzeno e demais hidrocarbonetos pode desencadear diversos tipos de cancer como linfomas e cancer de pele ainda ha um ultimo custo adicional diferentemente de praticamente todos os setores do mercado os postos tem por obrigaçao legal a lavagem dos uniformes dos frentistas ao menos duas vezes por semana no total o custo financeiro com cada um destes funcionarios de pista chega aos r$ 3 000 — dos quais lembre se menos da metade vai para o bolso do trabalhador o custo logicamente e repassado ao consumidor mas alem de elevar o preço o custo tambem limita a variaçao de preços na bomba o motivo a margem dos postos sobre os preços pagos as distribuidoras essa margem precisa ser informada obrigatoriamente a anp atraves do livro de movimento de combustiveis lmc e praticamente uma prestaçao de contas que os postos fazem a agencia informando mensalmente quantos litros foram comprados quantos litros foram vendidos quanto foi pago por cada litro no atacado e quanto foi recebido por eles na venda em varejo estes dados estao disponiveis no site da anp um pouco dificeis de encontrar e verdade mas eles sao precisos e retratam exatamente as margens dos postos foto rafael neddermayer/fotos publicas analisando estes dados notamos que as margens em sao paulo variam entre 9% e 18% mas isso nao significa que o posto lucra quase 20% por litro nesta margem estao uma serie de custos operacionais e de infra estrutura que todo estabelecimento comercial precisa levar em consideraçao os custos com funcionarios por exemplo sao a segunda maior despesa de um posto de combustivel ficando atras apenas do custo dos combustiveis e lubrificantes de acordo com uma de nossas fontes o lucro liquido do posto sobre a gasolina atualmente gira em torno de r$ 0 03 a r$ 0 05 por litro vendido e uma margem similar as margens praticadas em dolar nos eua onde a concorrencia e bem mais acirrada e as margens chegaram ao minimo possivel dai a criaçao das lojas de conveniencia disse nosso entrevistado que preferiu permanecer anonimo custos ocultos segundo a petrobras o preço da gasolina nas bombas e composto da seguinte forma 30% e o custo da gasolina em suas refinarias 41% correspondem aos impostos municipais estaduais e federais 13% e o custo do alcool anidro e 16% e a margem dos distribuidores e postos o grafico abaixo ajuda a visualizar quem leva a maior fatia do dinheiro que pagamos pelo litro de gasolina mas ele nao mostra o cenario todo uma analise simplista nos levaria a crer que os 16% dos distribuidores e revendedores correspondem ao lucro liquido — simplificando 8% para cada parte a verdade contudo e que os 16% correspondem aos custos das distribuidoras e postos somados as margens de lucro aqueles encargos trabalhistas devidos pela contrataçao de frentistas estao incluidos ali a conta de energia eletrica de telefone e internet e seus quase 60% de impostos tambem bem como a manutençao das bombas impostos municipais custo de aluguel juros bancarios foto ciete silverio/a2img ate mesmo a aferiçao das bombas obrigatoriamente realizadas pelo instituto de pesos e medidas a cada seis meses tem um custo de r$ 600 por bico como uma bomba convencional hoje tem tres bicos gasolina comum aditivada e etanol o preço medio por bomba fica em r$ 1 800 um posto com quatro bombas portanto tem uma despesa fixa semestral de r$ 7 200 — ou r$ 1 200 por mes o mesmo valor do salario de um frentista
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