FlatOut!
Image default
Zero a 300

Os Audi RS4 e RS5 Competition | Um novo Alfa Romeo 33 Stradale | A van-esporte da Vauxhall e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Audi RS4 e RS5 ganham novos pacotes de alta performance

A Audi acaba de lançar na Europa versões ainda mais interessantes dos interessantíssimos RS4 Avant, RS5 Coupe e RS5 Sportback. São os pacotes “Competition” e “Competition Plus”, que trazem mais foco e menos peso.

O pacote Competition inclui o RS Sports Exhaust System Plus com dois tubos de escape ovais de grande diâmetro, o que resulta em mais barulho; ainda mais desse barulho vai alcançar a cabine também, já que 8 kg de isolamento termoacústico também é defenestrado nesta versão.  Ajustes no software das unidades de controle do motor e da transmissão resultam em trocas de marchas mais rápidas e o limitador agora permite até 290 km/h de final.

Por fora, emblemas pretos e fibra de carbono fosca nos espelhos, e em vários outros detalhes da carroceria. Como opcional, há rodas de 20 polegadas com acabamento Phantom Black. No interior, detalhes laterais dos bancos em Piano Black, e os cintos de segurança são pretos com bordas vermelhas.

O pacote Competition Plus vai mais adiante, claro: altura de rodagem reduzida em 10 mm, molas mais duras, amortecedores ajustáveis ​​​​de três vias e barras estabilizadoras maiores. A direção perde assistência variável para uma fixa: 1:13,1. A tração nas quatro rodas tem mais viés para a traseira, e os freios são cerâmicos com ABS recalibrado, o que reduz sensivelmente as distâncias de frenagem: até 2 metros a partir de 100 km/h, por exemplo.

Não há modificações no motor, um V6 twin-turbo de 2,9 litros com 444 cv e 61 mkgf. Ainda assim, são veículos um pouco mais rápidos: O RS4 Avant atinge 100 km/h em 3,9 segundos – 0,2 segundo melhor que uma versão original. O RS5 Coupe e o Sportback atingem essa velocidade em 3,8 segundos – 0,1 segundo melhor.

Os pacotes estarão disponíveis na Europa a partir de julho de 2023, a € 7.875 (R$ 40.477) para o pacote Competition, e € 11.875 (R$ 60.338) para o Competition Plus. (MAO)

 

O Alfa Romeo 33 Stradale volta em réplica perfeita

Lembram no Stratos moderno, criado com base num Ferrari 430 Scuderia com entre-eixos reduzido? Bem, a empresa que criou aquele fantástico automóvel, a Manufattura Automobili Torino, está de volta, e por incrível que pareça, com algo ainda mais fantástico: um Alfa Romeo 33 Stradale zero km.

Você lembra do original: a versão de rua do carro de corrida V8 de dois litros dos anos 1960, com uma carroceria criada no Olimpo por um comitê de Deuses de todas as religiões conhecidas. Na verdade, é a obra-mestra do maestro Franco Scaglioni, mas custo a acreditar que um ser humano seja capaz de algo assim tão belo.

Criado usando os desenhos originais de Franco Scaglione, que incrivelmente sobreviveram, é uma réplica do original, quase que totalmente perfeita em desenho externo. Mas todos os aspectos do carro foram otimizados usando tecnologias modernas, incluindo um chassi sob medida. A carroceria, porém, é toda em alumínio batido à mão, usando métodos tradicionais dos carrozzieri.

O motor é um raro V8 DOHC de 2,6 litros de Montreal. Que não tem nada a ver com o motor original do 33, que era uma unidade de competição exclusiva; este V8 é na verdade dois cabeçotes de 4 em linha dos Giulia, num bloco de V8. Neste novo 33 Stradale, o motor defenestra a problemática injeção SPICA (“Do you SPICA italiano?”), em favor de quatro Weber duplos. Si, carburatori, paesano!

Não há muito mais detalhes sobre esta criação fantástica, nem muito menos como se licenciará um carro efetivamente de especificação de 1968, em 2022. Mas para os poucos felizardos que ao ouvir isso já ligaram encomendando um mesmo sem saber o preço (é só dinheiro, afinal de contas; o quanto é irrelevante), aparentemente este tipo de problema não é um problema. (MAO)

 

Vauxhall Vivaro GS: a versão esportiva da van Stellantis

OK, preste atenção: as vans que conhecemos aqui como Peugeot Expert, Citroën Jumpy e Fiat Scudo, estão disponíveis na Europa como Opel e Vauxhall também. Estas vans, além das qualidades profissionais de transporte de carga, são veículos muito interessantes do ponto de vista do motorista também: câmbio manual, um diesel forte, gostoso, monobloco, suspensão firme, conforto de automóvel… Diria que são esportivas até, se isso não fosse suficiente para ser excomungado pela nossa religião. Fica aqui entre nós só, ok?

Mas os ingleses, sempre eles, parece que concordam comigo. A Vauxhall lançou uma versão GS, esportiva, para sua linha de vans, que lá se chama “Vivaro”. O Vauxhall Vivaro GS está disponível tanto movido a diesel quanto para o elétrico, e inclui mudanças de estilo, e um motor diesel exclusivo com mais potência. A gente tem que adorar esses limeys.

Por fora o Vivaro GS ganha um splitter dianteiro pronunciado, saias laterais, um para-choque traseiro redesenhado, além de um spoiler montado no teto. O exterior é complementado por um novo conjunto de rodas de liga leve de 18 polegadas com acabamento em preto. No interior, encontramos um novo par de assentos com estofamento exclusivo, com costura vermelha e marca GS.

Vem também com uma versão mais potente do motor diesel turbo de 2,0 litros, que produz 180 cv, um aumento de 35 cv em relação ao Vivaro normal. A potência é transmitida às rodas dianteiras somente através de uma caixa automática de oito velocidades, porém, infelizmente. Nada é perfeito. O GS elétrico é pacote de aparência apenas; o motor é o mesmo.

O preço do Vauxhall Vivaro GS começa em £ 41.000 (R$ 239.850) na Inglaterra. Dona Maria Stellantis: se lançar algo assim com câmbio manual e cabine crew-cab, prometo vender todos os meus carros e comprar um. Sério.(MAO)

 

Ford mostra última série do GT: o GT LM

Então chegamos a mais um fim. Sempre soubemos que o magnífico carro-de-corrida-para-as-ruas que comemorou a famosa vitória em Le Mans de 1966 com  outra vitória em Le Mans, o Ford GT, não estaria disponível para sempre. Sempre foi um presente da Ford para seus fãs, e para todos que consideram o automóvel mais que mero transporte. Sempre soubemos que ficaria um tempo à venda, depois sumiria. Não é surpresa.

Agora, esta hora chegou: A última edição especial do Ford GT celebra a vitória da empresa em 2016 em Le Mans. A Ford começará a entregar o Ford GT LM Edition 2022 neste outono, com a produção encerrada até o final do ano. Não dá nem para ficar triste: é uma celebração finita este carro, sempre foi: graças a Deus por isso. A Deus, e à família Ford, claro; valeu, William Clay e parentada.

Todos os carros serão no tom de prata chamado “Liquid Silver”, com os clientes podendo escolher entre detalhes em vermelho ou azul, já que o carro vencedor de Le Mans usava uma pintura vermelha e azul. O carro usa rodas de fibra de carbono de 20 polegadas, com detalhes em vermelho ou azul. As porcas que fixam essas rodas são de titânio, e as  pinças de freio Brembo são pintadas em laca preta. O escape é de titânio impresso em 3D, e há um emblema traseiro “GT LM” de titânio impresso também em 3D.

Olha isso: a Ford pegou o virabrequim do carro que conquistou o terceiro lugar em Le Mans de 2016 (o carro nº 69) e moeu; o pó que sobrou disso a empresa usou para imprimir em 3D o emblema do painel de instrumentos. É mole?

Nenhuma novidade técnica nesta edição especial porém: o carro continua com o EcoBoost V6 de 3,5 litros da Ford, que produz 660 cv. A Ford encerrará a produção do GT em dezembro.  Quando a produção terminar, a Ford terá construído 1.350 GTs. O novo Ford GT LM Edition está disponível para encomenda, e apenas 20 unidades serão feitas. (MAO)