ontem fizemos a lista dos 10 blocos e motores favoritos de nossos leitores usando as sugestoes mais votadas por voces agora atendendo a pedidos trazemos a segunda parte com as sugestoes que acabaram ficando de fora volkswagen ap quando a volkswagen lançou o passat com seu motor de quatro cilindros em linha refrigerado a agua foi uma revoluçao era o primeiro motor refrigerado a agua e usava uma versao primitiva do motor que hoje conhecemos como ap — sigla para alta performance com quatro cilindros em linha e oito valvulas tinha como principais caracteristicas a suavidade de funcionamento e a robustez alem da versatilidade existiam versoes de 1 6 e 1 8 litro que eram conseguidas apenas mudando o diametro dos cilindros e de 1 9 ate 2 1 litros alterando tambem o curso dos pistoes e elas equipavam desde os modelos compactos de entrada ate os sedas do topo da linha mesmo descontinuado o ultimo carro equipado com motor ap foi a vw parati que saiu de linha em 2012 o ap e um dos motores mais populares para preparaçao devido a ampla oferta de componentes originais e aftermarket — algo que tambem beneficia a manutençao dos carros de rua chevrolet 250 o opala lançado no brasil em 1968 era basicamente um carro europeu sua base era o opel rekord com motor americano — no caso o seis em linha de 235 pol³ ou 3 8 litros usado desde 1961 no chevrolet impala alem do torque e do ronco caracteristicos o 3 8 oferecia robustez e tambem servia como base para o quatro cilindros de 151 pol³ 2 5 litros tanto o seis em linha quanto o quatro cilindros tinham exatamente as mesmas medidas de diametro dos cilindros e curso dos pistoes — 98 4 x 82 5 mm o lendario 250 surgiu em 1970 sob o capo do opala ss o curso dos pistoes foi ampliado de 82 5 para 89 7 mm elevando o deslocamento para 250 pol³ 4 1 litros em 1976 veio o 250 s com taxa de compressao mais alta comando de valvulas mais agressivo e carburador de corpo duplo depois de equipar o opala o seis cilindros com bloco de ferro fundido foi utilizado no omega substituindo o seis em linha de tres litros alemao [youtube id= mcaauehqzsc width= 620 height= 350 ] devido a sua alta resistencia e facilidade de preparaçao o motor de seis cilindros chevrolet e popular entre os adeptos da arrancada e entre quem so quer um carro de rua forte com mecanica classica gm familia ii modularidade parece mesmo ser o forte dos motores chevrolet voce deve saber que durante muito tempo a maioria dos modelos da chevrolet no brasil foi equipada com os motores das familias i e ii da companhia ambos podem deslocar diferentes volumes dependendo do diametro dos cilindros e do comprimento das bielas — o familia i tem versoes de 1 0 ate 1 8 litro enquanto o familia ii desloca de 1 8 a 2 4 litros alem disso os blocos recebem cabeçotes de 8 ou 16 valvulas aumentando ainda mais a versatilidade dos quatro cilindros um exemplo pratico o motor do monza tinha 1 8 litro 8v e carburador ja o vectra gsi usava um 2 0 com cabeçote de 16 valvulas e injeçao eletronica multiponto denominado c20xe e ambos fazem parte da familia ii toyota jz a familia de jz da toyota consiste em motores de seis cilindros em linha com 24 valvulas de aspiraçao natural e turbinados que ja equiparam desde sedas caretas ate esportivos cultuados como o supra a primeira versao do motor o 1jz deslocava 2 5 litros e rendia de 200 cv 1jz ge aspirado a 280 cv 1jz gte biturbo desde sua introduçao em 1990 o 1jz passou por melhorias no cabeçote e no sistema de admissao com a adoçao do duplo comando de valvulas variavel vvt i a versao de tres litros e denominada 2jz e foi lançada em 1991 na versao biturbo 2jz gte foi a resposta da toyota ao rb26dett do nissan skyline apesar da potencia nominal ser a mesma 280 cv o rendimento do 2jz e superior e em configuraçao de fabrica ele esta muito longe de atingir todo seu potencial sendo assim nao e dificil extrair ate 600 cv dele sem comprometer a durabilidade nao e a toa que o 2jz e um dos motores favoritos para swaps la fora — e nem sempre em carros da toyota sacrilegio honda k20 a serie k de motores e a mais recente da lista e foi introduzida pela honda em 2001 sua principal caracteristica fisica e o comando duplo no cabeçote com sistema variavel i vtec sao motores que giram alto — podem chegar aos 9 000 com facilidade — e roncam bonito a versao de dois litros k20 ja equipou nosso civic si em 2015 a nova geraçao do modelo devera trazer o motor k24 de 2 4 litros e 200 cv o bloco do k24 tem o mesmo comprimento porem e mais alto do que o do k20 ford v8 windsor voces nao acharam mesmo que a lista de hoje ficaria sem um v8 nao e pois teremos dois o primeiro deles e o v8 302 da familia windsor — que recebeu este nome por ter sua produçao iniciada na cidade de windsor ontario no canada por esta mesma razao o conhecemos no brasil como v8 canadense trata se de um motor de cinco litros 302 pol³ que no brasil equipou o ford maverick lançado por aqui em 1973 era um small block com comando no bloco e 135 cv liquidos que apesar de seu desempenho sofreu com a crise do petroleo naquele ano hoje em dia tanto o maverick quanto seu motor v8 sao tao cultuados e preparados quanto o seis em linha do opala — o que proporciona uma das maiores rivalidades da historia automotiva nacional [youtube id= 2zldpfsquli width= 620 height= 350 ] ford cht o motor cht usado nos ford desde o corcel ate o escort e tambem em alguns modelos da volkswagen na epoca da autolatina tem origem francesa mais especificamente no motor sierra desenvolvido pela renault para equipar o renault 8 e mais tarde rebatizado de cleon o motor tambem seria usado no renault 12 projeto desenvolvido em parceria com a willys do brasil e que viria a se tornar o corcel com a aquisiçao da willys pela ford em 1967 o nome cht porem so veio 15 anos depois do corcel quando o motor foi retrabalhado para equipar o estreante escort o cabeçote e os pistoes foram retrabalhados para aumentar a turbulencia na camara de combustao — por isso o nome cht sigla para compound high turbulence ou mistura em alta turbulencia mais turbulencia na hora da mistura significa uma mistura ar combustivel mais homogenea que queima melhor e economiza combustivel — uma das maiores caracteristicas do cht o autoentusiastas publicou ha alguns anos um excelente artigo que explica melhor o principio do cht e esclarece suas origens fiat fiasa fiat automoveis s a — eis o significado de fiasa o motor que estreou no fiat 147 em 1976 e equipou o fiat uno ate 2001 quando deu lugar ao motor fire trata se de um motor que nasceu com o bloco ja em seu limite de diametro alterando o curso dos pistoes era possivel variar o deslocamento entre 1 05 e 1 5 litros equipado com carburadores de corpo simples e duplo esteve debaixo do capo de carros economicos como o primeiro 147 e o uno mille ate esportivos como o uno sx 1 3 suas principais caracteristicas sao o funcionamento suave e a disposiçao para girar alto ao mesmo tempo em que rende muito bem em baixas rotaçoes some a isso sua robustez e voce entendera porque tantos entusiastas gostam dele fiat fivetech no outro extremo da fiat esta o motor fivetech que no brasil foi visto pela primeira vez debaixo do capo do fiat marea onde fez historia com seu ronco tipico de cinco cilindros tanto na versao aspirada de 2 4 litros quanto na versao 2 0 do marea turbo ambos com 20 valvulas a potencia espeficica do 2 4 era das mais altas da epoca do lançamento em 2001 — 71 cv por litro — e o 2 0 turbinado era o motor mais potente a equipar um carro nacional com 182 cv apesar do rendimento e do belo ronco a manutençao dispendiosa e elaborada demais para os padroes nacionais impediu que o fivetech fizesse o sucesso que merecia chrysler hemi 426 se hoje voce idolatra os motores hemi da chrysler agradeça ao 426 conhecido como the elephant devido a seu tamanho e peso monstruosos ate para os padroes da epoca desde 1951 a chrysler fazia motores com camaras de combustao hemisferica mas so em 1964 com o lançamento do 426 a chrysler transformou o nome hemi em marca registrada uma camara de combustao hemisferica permite que as valvulas de admissao e escape fiquem uma de cara para a outra possibilitando a utilizaçao de valvulas maiores e otimizando a passagem do ar pelos cilindros o hemi 426 era absurdamente potente com 433 cv e 65 3 mkgf de torque — apesar de este ser um motor de sete litros lembre se de que eram meados da decada de 70 e que o motor era totalmente original nao era a toa portanto que ele equipava as versoes mais potentes de classicos da mopar como o dodge dart o dodge charger o plymouth barracuda e a dupla de aerocars dodge charger daytona e plymouth superbird [ fotos digitaldtour wwrturbo unoturboclub com br autoentusiastas ]
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