ha alguns dias perguntamos aos leitores quais eram os capacetes com design mais marcante bonito ou iconico ja usados na formula 1 e as respostas dos leitores foram incluidas em uma bela lista que voce pode conferir aqui agora foram tantas sugestoes incriveis que decidimos dar sequencia a seleçao com uma segunda parte preparado para relembrar os bons tempos em que o capacete era essencial para a identidade de um piloto no grid entao vamos la eddie irvine o britanico eddie irvine começou sua carreira na formula 1 em 1993 pela jordan mas foi na ferrari que ao lado de michael schumacher ele conseguiu destaque — culminando com um vice campeonato pela scuderia em 1999 com a chegada de rubens barrichello a equipe no ano seguinte contudo irvine foi para a jaguar e foi na jaguar que ele usou seu capacete mais legal — um casco com fundo preto fosco um circulo com pintas de jaguar no topo e o rosto de um jaguar nas laterais e foi com a jaguar que irvine se aposentou em 2002 podemos dizer que irvine de fato vestiu a camisa — quer dizer o capacete gilles villeneuve o villeneuve pai começou sua carreira na formula 1 relativamente tarde ja aos 27 anos o canadense que havia começado a correr com snowmobiles em sua terra natal impressionou james hunt ao vence lo em uma corrida fora do campeonato de formula 1 e o britanico convenceu sua equipe a mclaren a oferecer um lugar para gilles para o grande premio da gra bretanha em 1977 o capacete de villeneuve ostentou o mesmo design ao longo de quase toda sua carreira — tragicamente abreviada em um acidente em 1982 quando ja corria pela ferrari uma base preta ou azul marinho com grafismos vermelhos que formavam um v estilizado na parte de tras do casco foi sua esposa joann quem o ajudou a escolher o desenho em sua homenagem o filho jacques villeneuve tambem usou uma letra v estilizada em seu capacete a diferença e que o campeao de 1997 pela williams decidiu colocar a letra nas laterais e usar mais cores — rosa azul amarelo e verde michael schumacher um dos maiores pilotos da historia da formula 1 com nada menos que sete titulos michael schumacher começou sua carreira na f1 pilotando pela benetton em 1991 seu capacete na epoca tinha um circulo azul estrelado na parte superior e as cores da alemanha na porcao central traseira emoldurada por faixas brancas o design nao mudou muito — ele ainda usou o capacete por alguns anos depois que entrou para a ferrari em 1996 a maior mudança aconteceu quando rubens barrichello se tornou seu companheiro de equipe na scuderia para diferenciar se do brasileiro que tambem usava um capacete com um circulo azul na parte de cima schumi trocou o azul e o branco pela cor vermelha mas continuou com as cores da bandeira alema na parte de tras keke rosberg apesar do sobrenome alemao keke rosberg era sueco e se naturalizou finlandes — e foi o primeiro estrangeiro a usar um capacete desenhado pelo brasileiro sid mosca que ate entao so havia pintado capacetes de pilotos tupiniquins como conta o blog bandeira verde mosca usou as cores da bandeira da finlandia e criou um de seus famosos padroes geometricos — um grande retangulo sobre a viseira um circulo no topo e alguns retangulos menores atras todos azuis sobre um fundo branco em 1984 os retangulos azuis menores deram lugar a dois grandes retangulos amarelos — e esta foi a combinaçao de cores mais iconica do campeao de 1982 pela williams cujas cores oficiais tambem eram azul e amarelo alain prost le professeur usou durante quase toda a sua carreira na formula 1 um capacete azul com um y branco inclinado em 90° em cada um dos lados com detalhes vermelhos no topo e na base — em seus tempos de mclaren estes detalhes eram cortesia da principal patrocinadora da equipe a marlboro nao e preciso pensar muito para deduzir que a combinaçao de cores era uma homenagem a bandeira da frança algo que se mantem ate hoje nos capacetes usados por prost no trophee andros competiçao de autocross na neve que acontece desde 1990 da qual o professor ja e tricampeao françois cevert se prost escolheu as cores da bandeira para homenagear a frança françois cevert — piloto frances que na decada de 70 era considerado a grande promessa da formula 1 por seu colega de equipe na tyrrell jackie stewart — foi mais criativo incorporando a cor amarela a combinaçao de azul branco e vermelho presente na bandeira francesa e provavel que a cor amarela venha das flores de lis usadas em alguns simbolos oficiais franceses como a bandeira do reino da frança e o brasao de armas as cores tambem se assemelham as usadas pela peugeot em suas pinturas de corrida e versoes especiais como a rallye — azul amarelo vermelho e branco stefan johansson o sueco stefan johansson herdou o apelido do pai roland johansson quando decidiu se tornar piloto de corridas roland que competia em corridas de turismo na europa era chamado de the leaf o folha por que vinha da cidade de leaftown seu filho nao demorou a ser chamado de little leaf ou pequeno folha quando estreou na formula 1 em 1983 johansson usava um capacete todo preto no ano seguinte porem encomendou um design a sid mosca que incorporou ao capacete finas linhas azul e amarela as cores da suecia e uma larga faixa branca com tres folhas uma sobre a outra em alusao ao apelido do piloto no inicio da decada johansson lançou sua propria linha dee relogios a stefan johansson vaxjo e incorporou a pequena folha no emblema da marca eddie cheever eddie cheever foi um dos poucos pilotos americanos na formula 1 a conseguir resultados expressivos com passagens pela hesketh pela tyrrell pela benetton e pela arrows entre outras foi o setimo colocado pela benetton em 1983 os capacetes usados por cheever traziam listras coloridas concentricas com uma estrela no meio — uma referencia a bandeira do arizona cheever nasceu em phoenix incorporando tambem as cores da bandeira dos eua como demonstraçao de patriotismo david coulthard coulthard era escoces e seu capacete gritava isto aos quatro ventos o casco de fundo azul marinho com um x branco estilizada e totalmente inspirado na bandeira da escocia contudo o design do capacete do piloto que disputou quase 250 gps em seus 14 anos na formula 1 de 1994 a 2008 traz logo a mente um personagem bastante nostalgico para muita gente [youtube id= n8 h7jmo8fw width= 620 height= 350 ] se voce ja assistiu speed racer certamente vai lembrar do corredor x — que na verdade e rex racer irmao do protagonista speed racer e um de seus maiores rivais nas pistas stefan bellof o alemao stefan bellof poderia ter sido um dos grandes rivais de ayrton senna tendo estreado no mesmo ano que o brasileiro 1984 e demonstrado imenso potencial logo de cara contudo ele morreu ainda mais cedo — aos 27 anos em um terrivel acidente nas 24 horas de spa no ano seguinte voce pode ler a historia completa aqui se esta tragedia nao tivesse acontecido talvez seu capacete preto com listras sinuosas em vermelho e amarelo em referencia a bandeira alema fosse tao lembrado quanto era bonito a tyrrell sua primeira e ultima equipe ate usou um esquema parecido no 012 de bellof combinando direitinho com o casco jose carlos pace o campeao mundial sem titulo jose calos pace tambem conhecido como moco usava um bonito capacete preto com uma seta amarela tripla que nascia na parte de tras do casco e apontava pelas laterais e pela parte de cima em direçao a viseira a origem do desenho nao e muito clara mas serviu de inspiraçao para outros pilotos como o brasileiro pedro paulo diniz e supostamente o irlandes derek daly o que se sabe porem e que um dia jose calos pace decidiu mudar o desenho como ele mesmo contou antes do gp dos eua em 1974 pace sonhou com o falecido pai que dizia que a seta apontada para baixo era pesada demais e traria ma sorte ao piloto no mesmo instante ele acordou pegou uma lamina de barbear e recortou os adesivos amarelos mudando seu formato de uma seta para uma faixa larga e mais arredondada como contamos no especial do aniversario de 70 anos de moco aparentemente seu pai tinha razao em 1975 com o desenho do capacete modificado pace fez parte da primeira dobradinha brasileira na formula 1 terminando a frente de emerson fittipaldi em interlagos
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.