ontem 3 começamos uma serie nova aqui no flatout o objetivo e descobrir os carros mais emblematicos de cada pais e a gente começou grande perguntamos aos leitores quais sao os carros americanos mais emblematicos de todos os tempos como de costume foram dezenas de sugestoes bacanas mas nosso espaço e limitado — sendo assim nao foi facil escolher apenas um punhado de representantes mas icones por definiçao sao poucos e uma lista com quinze ou vinte nomes acabaria desvirtuando o nosso proposito e como e dificil nao se estender ao explicar por que um carro e um icone de toda uma naçao vamos colocar apenas dez nomes cinco em cada parte da lista ford modelo t nos mencionamos de leve que o ford modelo t e um dos carros mais importantes do planeta entao nada mais justo que ve lo na lista dos carros americanos mais iconicos nao e com o modelo t henry ford revolucionou o modelo de produçao de automoveis em vez de montar um carro de cada vez com todos os componentes ao mesmo tempo ele notou que a maneira mais rapida e eficiente de se fabricar automoveis era manter os funcionarios estaticos enquanto uma esteira levava os carros ate eles cada funcionario era especializado em uma etapa e a realizava em sequencia acelerando a produçao e simplificando a mao de obra desde entao carros so sao produzidos em etapas e por alguns artesaos por opçao — esportivos e exclusivos series especiais ou replicas a moda antiga como o pagani huayra o bmw m5 e34 e o caterham seven por exemplo no mais e bem provavel que o automovel jamais tivesse se popularizado sem a invençao da linha de montagem chevrolet corvette o chevrolet corvette foi o primeiro carro desenvolvido e fabricado nos eua apenas com componentes americanos — ou seja ele esta junto com a aguia careca o super bowl e os ovos com bacon no cafe da manha ele e um simbolo dos eua e isto falando de forma geral pois do ponto de vista entusiastas as coisas ficam ainda mais interessantes como ja dissemos esportivos com motor v8 representam muito bem o american way of life — conforto tecnologia e poder [youtube id= 2aljo770lms width= 620 height= 350 ] no caso do chevrolet corvette isto e ainda mais valido mesmo a primeira geraçao um roadster bonito porem lento ele tinha um seis em linha de 3 9 litros e apenas 150 cv e cambio automatico de duas marchas ja tinha carroceria de fibra de vidro para aliviar peso e baratear a produçao sem prejudicar as formas no entanto foi em 1963 a partir da segunda geraçao que o corvette deslanchou de verdade agora ele era um cupe extremamente atraente dotado de um motor v8 small block 5 4 de 250 cv brutos e de 1965 em diante um big block de 425 cv tambem brutos foi c2 ou stingray que definiu a filosofia que o corvette seguiria desde entao sempre melhorando a formula a sexta e atual geraçao que trouxe de volta o sobrenome e considerada a mais avançada ate hoje — especialmente considerando a insana versao z06 com um v8 supercharged de 6 2 litros e 658 cv ford mustang a verdade e que esta lista nao segue uma ordem especifica de importancia ou nada do tipo — talvez bem de leve uma ordem cronologica talvez so assim para explicar por que o corvette ficou na frente do mustang pois a verdade e que a importancia de ambos se equivale enquanto o corvette definiu o esportivo americano em 1963 o mustang pegou este conceito o tornou mais barato e pratico e criou o pony car um esportivo descolado barato e potente ou seja perfeito para popularizar os muscle cars entre os jovens como contamos detalhadamente neste post o ford mustang viveu seu auge ate o inicio da decada de 1970 quando a crise do petroleo de 1973 e a disparada nos preços das apolices de seguro meio que matou o esportivo com motor v8 depois de enfrentar esta crise quase sem dignidade quando tornou se um compacto sem sal e sem pimenta o mustang começou a recuperar sua reputaçao de esportivo na decada de 1980 apelando ate mesmo para os turbos a decada de 1990 viu o mustang renascer das cinzas com o espetacular svt cobra e seu v8 supercharged de 4 6 litros e 390 cv acoplado a obrigatoria caixa manual de seis marchas tremec t 56 depois em 2005 o stang assumiu uma roupagem retro e fez com que as rivais se mexessem para acompanhar a onda lembrando ao mundo como e essencia de um muscle car americano com isto feito chegou a hora de evoluir e em dez anos depois em 2015 o mustang deixou de ser retro e ganhou suspensao traseira independente abandonando o eixo rigido pela primeira vez desde 1964 se ele vai conseguir lançar mais uma tendencia ainda e cedo para determinar no entanto uma coisa e certa a historia do mustang tem muito a ver com a propria historia dos eua e por isso nada mais justo que coloca lo alto nesta lista pontiac gto seria injusto falar do mustang e nao incluir nesta historia toda o pontiac gto que tambem foi lançado em 1964 e para muita gente e o verdadeiro dono do titulo de primeiro muscle car da historia o gto nasceu quando john delorean convenceu os executivos da general motors a colocar um dos maiores e mais potentes motores que equipavam seus modelos full size em seu modelo medio para os padroes americanos que chamam o dodge dart de carro compacto que estava prestes a ser lançado o tempest por sorte os motores da pontiac na epoca eram todos identicos nas dimensoes independentemente do deslocamento sendo assim o v8 389 6 4 do pontiac grand prix coube no cofre do tempest no lugar do v8 326 5 3 usado originalmente ficou sensacional mas a pontiac preferiu que o tempest anabolizado fosse lançado como um pacote opcional e nao uma versao por si so — tudo para que as outras divisoes da gm como a chevrolet e a buick fossem pegas de surpresa pois e em detroit a rivalidade era feroz ate mesmo dentro da familia mesmo sem fazer muito barulho no lançamento o pacote gto nao demorou a se popularizar entre o publico jovem — esgotando as 5 000 unidades enviadas para as concessionarias de todo o pais parte disso se deve a atençao que mesmo com a discriçao da pontiac a midia deu ao carro testes da epoca indicavam belos numeros 0 a 100 km/h em 6 6 segundos e quarto de milha um dado importante visto que as arrancadas ainda eram importantes para a imagem destes carros em 14 8 segundos o ponto alto foi o comparativo que a revista car and driver fez na epoca colocando o pontiac gto lado a lado com a ferrari que lhe emprestou o nome [youtube id= hipcnohzpmg width= 620 height= 350 ] foi por causa de toda esta recepçao positiva que ainda naquele ano as outras divisoes da gm começaram a trabalhar em projetos semelhantes bem como as companhias rivais de detroit nomes como chevrolet chevelle e dodge dart começaram a aparecer nascia ali o muscle car ao mesmo tempo talvez por isso o nome do gto seja ofuscado pelo do mustang dodge viper nao da para encerrar esta parte da lista com pouco assim temos nao seis nao oito mas dez cilindros e se voce nao tivesse lido ali em cima agora adivinharia que estamos falando do dodge viper os fas da vibora gostam de pensar nele como a verdadeira representaçao dos eua em forma de esportivo talvez ate um hillbilly do texas tipico dos estereotipos do cinema fortao e ignorante porem extremamente divertido so nao queira provoca lo porque desde o inicio la em 1989 a essencia do dodge viper era colocar o maior motor possivel em um carro que so tivesse o necessario para andar rapido nao no mesmo sentido que o utilizado pela ferrari na f40 que era totalmente depenada e so tinha ar condicionado nao senhor uma vez dentro dele o viper era ate confortavel e dotado de alguns itens de conforto seu apelo era outro os 405 cv do v10 de oito litros iam para as rodas de tras e eram moderados por uma caixa manual tremec de seis marchas sem qualquer interferencia eletronica ou seja controla lo era so para os fortes [youtube id= kd1b18cch3e width= 620 height= 350 ] foi assim ao longo de boa parte de sua vida — o motor v10 crescia e ficava mais potente a dinamica era aperfeiçoada e o visual ficava cada vez mais agressivo o ultimo viper old school por assim dizer tinha um v10 de 8 4 litros e 612 cv e deixou de ser fabricado em 2010 dois anos depois o viper estava de volta desta vez batizado como srt viper nomenclatura que nao durou muito ele estava ainda mais agressivo e seu motor agora entregava 649 cv sem compressor ouviu corvette a legislaçao agora exigia que o carro tivesse sistemas eletronicos de estabilidade e traçao mas bem eles podem ser desligados
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.