ha alguns dias perguntamos a nossos leitores quais eram seus carros conceito frustrados favoritos aqueles que poderia muito bem ter ganhado as ruas mas jamais passaram de exercicios de design ou no maximo prototipos de testes [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] demos duas sugestoes o gol gt que a vw levou para o salao do automovel em 2016 e o bmw nazca c2 projetado por giorgetto giugiaro sob encomenda da bmw mas cancelado por causa do envolvimento da fabricante alema no projeto do mclaren f1 voces tambem nos deram otimas sugestoes e foram muitas por isso dividimos a lista em duas partes vejam a primeira delas a seguir volkswagen nardo w12 sugerido por eugostoedecarrojapones existem muitos superesportivos dentro do grupo volkswagen como o lamborghini aventador o audi r8 e o bugatti chiron mas nenhum deles leva a marca vw o que e compreensivel visto que superesportivos nao sao exatamente o que se pode considerar carros do povo o que e uma pena porque quando a volkswagen resolveu fazer um supercarro com seu nome o resultado foi sensacional o vw w12 nardo apresentado pela primeira vez em 1997 de acordo com a volkswagen o principal objetivo do carro um prototipo funcional apresentado no salao de toquio era testar a durabilidade de um novo motor w12 feito a partir de dois motores vr6 com deslocamento de 5 6 litros e 420 cv tinha a vantagem de ter dimensoes apenas um pouco maiores que as de um v6 porem com o dobro de cilindros a volks dizia que o objetivo era coloca lo em um seda de luxo o que acabou acontecendo com o vw phaeton seda de luxo produzido entre 2003 e 2016 acontece que a volks pos muito esforço naquilo que deveria ser apenas uma mula de testes nao o vw nardo foi desenhado por giorgetto giugiaro e tinha formas harmonicas e bem resolvidas com formas bastante angulares elementos de design a frente de seu tempo parece um carro de pelo menos dez anos depois [youtube id= d_rdrcf52_g width= 620 height= 350 ] em 2001 ele ganhou uma repaginada com carroceria pintada de laranja e motor com deslocamento ampliada para seis litros a fim de entregar 600 cv com isto era capaz de ir de zero a 100 km/h em 3 5 segundos com maxima de 357 km/h mas ele jamais passou de prototipo ford shelby gr 1 sugerido por vinicius braga o shelby cobra daytona coupe era o carro da outra equipe oficial da ford nas corridas de longa duraçao inspirado no cobra roadster porem com uma carroceria fechada e aerodinamica ele tinha motor v8 small block de 4 7 litros 289 pol³ e era capaz de chegar aos 299 km/h foram feitos apenas seis exemplares do carro de corrida entre 1964 e 1965 em 2004 a ford apresentou uma releitura do shelby daytona batizado ford shelby gr 1 sua carroceria toda cromada tinha perfil semelhante ao do bolido dos anos 60 incluindo a traseira kamm com um corte abrupto na vertical que reduzia a turbulencia do ar na traseira e ajudava a combater o arrasto aerodinamico o motor porem era um v10 todo de aluminio com deslocamento de 6 4 litros acoplado a um cambio manual de seis marchas com 613 cv de potencia ele era capaz de ir de zero a 100 km/h em 3 9 segundos com velocidade maxima de 306 km/h o carro foi bem recebido no concours d elegance pebble beach de 2004 e no salao de detroit no ano seguinte mas a ford cancelou o projeto por medo de ficar com o carro encalhado nas concessionarias naquela mesma epoca o ford gt havia acabado de ser lançado e apesar da alta demanda nos primeiros meses a procura caiu vertiginosamente e muitos exemplares ficaram dois ou tres anos esperando um comprador por medo de isto acontecer novamente a ford deixou a ideia de lado e o gr 1 nunca passou de um belo conceito citroen numero 9 sugerido por lucca em 2012 quando a ds ainda era uma submarca da citroen foi apresentado no salao de pequim o belissimo conceito numero 9 criado para exaltar a imagem de luxo da ds e um carro absurdamente bonito com perfil baixo silhueta que misturava cupe e perua para criar uma especie de shooting brake de quatro portas a grade dianteira com uma peça de acrilico transparente abrigando o emblema da citroen era uma referencia clara ao sm enquanto as molduras das janelas e o formato das lanternas eram variaçoes muito bem resolvidas da identidade visual dos carros da ds de acordo com a citroen o numero 9 foi projetado para utilizar um motor a combustao a gasolina ou a diesel em conjunto com um motor eletrico de 70 cv embora em teoria pudesse ser conduzido apenas com energia eletrica no modo zero emissoes ele teria a seu dispor ate 295 cv corria a boca pequena que o numero 9 era uma previsao de como seria o futuro citroen ds9 e isto era algo realmente empolgante porque de acordo com a propria citroen a ideia do conceito era justamente oferecer uma alternativa aos suvs de luxo no entanto acabou nao acontecendo o ds9 foi engavetado e em vez disso a citroen lançou o suv ds 6 na china em 2014 audi quattro spyder sugerido por jad bal ja no salao de frankfurt de 1991 a audi apresentou um conceito que pode ser encarado como o primeiro sinal de que um supercarro de motor central traseiro poderia se tornar realidade hoje em dia suas formas limpas e sobrias podem ser meio datadas mas ao mesmo tempo tem muita elegancia e harmonia a influencia do audi quattro cupe pode ser vista na traseira enquanto a porçao dianteira tinha farois escondidos sob lentes transparentes e uma grade pequena no para choque mas alem do visual o audi quattro spyder de 1991 tinha outros recursos interessantes estrutura e carroceria eram de aluminio o que conservava o peso em relativamente enxutos 1 100 kg o motor era um v6 de 2 8 litros e 172 cv montado em posiçao central traseira acoplado a uma caixa manual de cinco marchas que levava a força para as quatro rodas [youtube id= cz2d0fg_vek width= 620 height= 350 ] segundo a audi a recepçao do conceito em frankfurt foi muito melhor do que eles esperavam muitos se interessaram em fazer encomendas no entanto a fabricante julgou que seria um carro muito caro e por isso engavetou o projeto [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] chevrolet onix track day sugerido por the canadian em outubro de 2014 a chevrolet criou um conceito bem interessante com base no chevrolet onix o carro que conseguiu destronar o vw gol nas listas de mais vendidos inspirado obviamente nos carros preparados para track days o onix track day ganhou novas rodas modificaçoes esteticas ate que de bom gosto e ate um engine swap de fabrica o hatch foi pintado de amarelo assim como a moldura da grade e os elementos internos dos farois a cor tambem aparece do lado de dentro — nas costuras dos bancos concha com cintos de quatro pontos da sparco detalhes de acabamento do painel e do volante de base reta e no console central mas a cereja do bolo e o motor em vez do motor 1 0 de 80 cv ou mesmo do 1 4 de 106 cv das versoes normais o conceito recebeu o motor 1 8 16v ecotec encontrado no chevrolet cruze com filtro de ar menos restritivo escapamento em inox e injeçao eletronica recalibrada o motor desenvolve 150 cv infelizmente nunca houve planos para lançar o onix track day no mercado — o que e uma pena lamborghini estoque sugerido por luiz guilherme este e um verdadeiro classico dos conceitos frustrados o lamborghini estoque foi apresentado no salao de paris em 2008 dez anos atras e ate hoje ha quem espere ver o super seda nas ruas o estoque foi o primeiro carro com motor dianteiro feito pela lamborghini desde o super suv lm002 o mesmo v10 de 5 2 litros utilizado pelo lamborghini gallardo com 560 cv acoplado a uma caixa sequencial de seis marchas com traçao nas quatro rodas na epoca especulou se que o v10 poderia ser substituido por um v12 ou mesmo um v8 turbinado e que o estoque poderia ser um bom rival para o porsche panamera que estava para ser lançado apesar de ambas as marcas pertecerem ao mesmo grupo no entanto em 2009 foi anunciado que os planos para produzir o seda estavam cancelados por questoes de demanda e custo no entanto a ideia de um lamborghini de quatro portas permaneceu como possibilidade vindo alias a se concretizar com o suv urus mini rocketman sugerido por leo contesini o mini rocketman foi apresentado em genebra no ano de 2011 e era a resposta perfeita para quem como nos acha que o mini atual nao e muito mini apesar de pequeno para os padroes atuais com menos de quatro metros ele e bem maior do que o original de 1959 que mal passava dos tres metros o rocketman propunha trazer de volta a noçao de pequeno por fora grande por dentro que o mini original tinha com menos de 3 5 m de comprimento ele tinha estrutura de fibra de carbono e um teto de vidro panoramico estampado com a bandeira do reino unido estilizada a expectativa de uma variaçao verdadeiramente mini do mini aumentou bastante depois da apresentaçao do conceito mas em 2012 a mini avisou que ele nao passaria disto
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