ha alguns dias perguntamos a nossos fieis leitores quais eram seus carros conceito favoritos que jamais viraram realidade mas deveriam nossas sugestoes foram o gol gt apresentado no salao do automovel de 2016 e o bmw nazca c2 supercarro projetado por giorgetto giugiaro que so virou realidade em need for speed [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] foram tantas boas sugestoes que tivemos de dividir a lista em mais de uma parte a primeira delas pode ser conferida aqui a segunda voce confere agora ford gt90 sugerido por kleiton venhofen vasconcellos em 2005 foi lançado o ford gt supercarro retro que era quase uma copia do gt40 carro de corrida que venceu as 24 horas de le mans quatro vezes seguidas entre 1966 e 1969 dez anos antes porem o mundo quase ganhou outro supercarro inspirado no gt40 ainda que a inspiraçao fosse bem mais sutil o gt90 feito sobre a plataforma do jaguar xj220 a ford era dona da companhia britanica na epoca o gt90 era movido por um motor v12 de seis litros com quatro turbocompressores garrett t2 entregava 730 cv e 91 2 mkgf de torque era o bastante para acelerar ate os 100 km/h em tres segundos com maxima estimada em 378 km/h o motor era totalmente novo baseado na arquitetura dos v8 modular usados no ford mustang a carroceria cheia de recortes vincos dobras e triangulos foi o que deu inicio a linguagem de design new edge que foi vista em modelos do final dos anos 1990 como as primeiras geraçoes do ford ka e do focus o mesmo vale para o interior que era revestido com um couro absurdamente azul que era tendencia na epoca conta se que durante o salao de detroit de 1995 a ford havia dado a entender que o gt90 seria eventualmente produzido — e a boa recepçao do publico provava que ele seria muito bem vindo o carro ate foi testado pela imprensa automotiva agradando inclusive a jeremy clarkson [youtube id= 8rjznuz8ums width= 620 height= 350 ] imaginamos que uma suposta versao de produçao tivesse um visual mais comportado tanto do lado de fora quando por dentro mas ainda no fim daquele ano a ford admitiu que a intençao de dar sequencia ao projeto sequer havia existido pontiac banshee sugerido por mpeters este aqui foi mesmo uma judiaçao o pontiac banshee era uma proposta de john delorean que nos anos 60 trabalhava na pontiac para criar um esportivo de alto nivel com o nome da pontiac apresentado em 1964 o banshee era um conversivel de capota rigida com perfil fastback farois escamoteaveis e um seis em linha debaixo do longo capo era um carro verdadeiramente bonito e para john delorean era o esportivo descolado que a pontiac precisava vender para conquistar os jovens e rivalizar com o ford mustang infelizmente os executivos da general motors viram o banshee como uma ameaça ao sucesso do corvette que era o queridinho da gm na epoca e por isso o conceito sequer foi considerado para ganhar as ruas apesar de ter sido bem recebido pelo publico mais triste ainda em setembro de 1965 o chefe do departamento de design da general motors bill mitchel recebeu um memorando da cupula da companhia dizendo que o visual do banshee deveria servir de base para a terceira geraçao do corvette que veio a ser lançada em 1968 e de fato ficou bem parecida com o conceito dodge copperhead sugerido por diego sampaio vieira outro que poderia ter se tornado um belo esportivo americano dos anos 2000 foi o dodge copperhead o conceito apresentado no salao de nova york de 1997 com a proposta de ser uma opçao mais acessivel ao viper ele ate tinha nome de cobra copperhead snake e como o nome em ingles de uma especie de serpente marrom acobreada nativa dos estados unidos ele tinha um motor v6 de 2 692 cm³ totalmente novo todo feito de aluminio com comando duplo nos cabeçotes e 220 cv a 6 000 rpm acoplado a uma caixa manual de cinco marchas que levava a força para as rodas traseiras pesava cerca de 1 200 kg e poderia ter sido um sucesso se nao o projeto nao tivesse sido cancelado sem razao aparente como muitos outros nomes desta lista [youtube id= _4j lc7i1mu width= 620 height= 350 ] uma curiosidade muita gente conheceu o dodge copperhead em gran turismo 2 onde o carro se chamava concept car isto porque na epoca billy gibbons o guitarrista barbudo da classica banda americana zz top havia processado a chrysler por utilizar o nome de um de seus hot rods customizados no conceito por isso logo depois de revelado o carro teve seu nome mudado oficialmente para concept car chevrolet aerovette sugerido por derek kleber o chevrolet corvette vai ganhar um motor central traseiro na sua proxima geraçao a c8 mas isto quase aconteceu ja nos anos 70 e mais o conceito em questao tinha um motor rotativo wankel com quatro rotores era o chevrolet aerovette que tinha estilo obviamente inspirado pelo corvette sting ray da epoca porem com proporçoes de supercarro o conceito foi concebido pelos engenheiros da chevrolet no fim dos anos 60 com um motor v8 central traseiro mas john delorean que na epoca havia sido promovido a diretor geral da gm vetou o projeto por considera lo dispendioso demais no entanto quando a ford anunciou que venderia o de tomaso pantera nos eua delorean decidiu ressuscitar a ideia e mandou expor o conceito no salao de nova york de 1970 em 1972 o v8 deu lugar ao wankel de quatro rotores que era capaz de entregar nada menos que 428 cv e levar o aerovette cujo perfil aerodinamico era impecavel aos 230 km/h em uma milha em 1976 o motor deu lugar a um novo v8 de 5 7 litros que seria usado no carro de produçao contudo depois disto a chevrolet decidiu que um esportivo de motor central traseiro seria caro e estava fadado a ser um carro de nicho muito restrito e cancelou o projeto [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] holden efijy sugerido por si type r inspirado no holden fj seda fabricado entre 1953 e 1956 e segundo modelo da divisao australiana da gm o holden efijy foi apresentado em 2005 provavelmente ele jamais tivesse sido pensado para ganhar as ruas algum dia mas nao seria incrivel ver um hot rod de fabrica feito na australia rodando por ai feito com base no entao recem lançado corvette c6 o holden efijy tinha carroceria toda esculpida a mao em aluminio suspensao pneumatica ajustavel e rodas de 20 polegadas na frente e 22 polegadas atras [youtube id= zglyahxwfqw width= 620 height= 350 ] o motor era um v8 de 6 2 litros com supercharger roots e 650 cv ja o interior era um ambiente retrofuturista com formas inspiradas pelo original dos anos 50 couro bege e detalhes cromados dividindo espaço com um painel digital e central multimidia no console central o efijy foi exposto no circuito de saloes do automovel dos eua em 2007 onde foi chamado pela imprensa de o conceito do ano infelizmente ele talvez fosse mesmo ousado demais para o mercado da decada passada mas certamente nao faria feio na onda de carros retro que tivemos naquela epoca jaguar c x75 sugerido por douglas duarte da silva parece dificil de acreditar mas ja faz oito anos que o jaguar c x75 nos foi apresentado e cinco que ele foi tirado de nos antes de estarmos preparados o superesportivo era movido por quatro motores eletricos um para cada roda que rendiam potencia equivalente a 789 cv e torque de 163 5 mkgf com isto o conceito com estrutura e carroceria de fibra de carbono era capaz de chegar aos 100 km/h em 3 4 segundos com velocidade maxima de 330 km/h o c x75 foi desenvolvido em parceria com a equipe williams de formula 1 e possuia um curioso sistema hibrido que combinava os quatro motores eletricos a duas microturbinas movidas a diesel que atuavam apenas como geradores de energia eletrica e eram capazes de estender a autonomia do c x75 para incriveis 900 km elas nao eram usadas para mover o carro diretamente [youtube id= fqqjs0mqh9m width= 620 height= 350 ] depois de criar cinco prototipos experimentais usando um motor twin charged com turbo e supercharger de 1 6 litro e 500 cv mais um motor eletrico em cada eixo o projeto foi cancelado repentinamente em 2012 de acordo com a jaguar a razao era puramente financeira a crise na economia mundial tornava inviavel seguir com o seu desenvolvimento ao menos o jaguar c x75 fez uma participaçao no filme 007 contra spectre spectre 2015 ficando imortalizado no quarto filme com daniel craig no papel de james bond lamborghini miura sugerido por maik dias de oliveira outro representante dos conceitos retro que nao tivemos e o belissimo lamborghini miura apresentado em janeiro de 2006 no museu da televisao e do radio de los angeles coincidindo com o salao de la daquele ano porem sem estar presente no evento o carro foi o primeiro totalmente desenhado por walter de silva entao chefe de o departamento de design da lamborghini e era uma reinterpretaçao fiel porem devidamente modernizada do lamborghini miura original de marcello gandini ele poderia ter sido o ford gt da lamborghini porque a proposta era parecidissima celebrar o passado e o futuro da marca em um so automovel os farois tinham o mesmo formato do original mas eram fixos a silhueta era praticamente a mesma e ate mesmo a persiana da janela traseira estava presente o carro era um conceito estatico sem interior mas foi suficiente para alimentar os sonhos de entusiastas pelo mundo todo no entanto a propria lamborghini deixou bem claro na epoca que o novo miura nao passava de um exercicio de design e que nao tinha qualquer intençao de leva lo para as ruas
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.