niki lauda foi sem duvida um dos maiores pilotos da historia da formula 1 nao apenas por seus tres titulos 54 podios 25 vitorias e 24 pole positions na carreira o que nao deixa de ser incrivel mas tambem por sua superaçao apos o acidente no gp da alemanha de 1976 que quase tirou sua vida e lhe deixou marcado para sempre; por sua personalidade carismatica e sincera; e por sua dedicaçao ao esporte a motor que foi parte dominante da vida de niki lauda ate seus ultimos dias mas como todo bom piloto de corridas lauda nao se importava com carros velozes apenas quando estava trabalhando ele tambem gostava de curti los em seu tempo livre o sonho da maioria dos entusiastas nao e ser piloto profissional pois os pilotos profissionais tambem querem ser entusiastas quando tem a oportunidade ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] niki lauda nao era do tipo que desfilava por ai com os automoveis de sua coleçao apesar de ter vindo de uma abastada familia austriaca receber um dos maiores salarios de toda a historia da formula 1 em seus anos de ouro ser o dono de uma companhia de voos fretados e uma personalidade reconhecida em todo o planeta o piloto era discreto e preferia ser uma pessoa simples sob os holofotes no entanto mesmo que ele nao gostasse muito de ostentar os entusiastas e fas do piloto acabavam investigando e descobrindo o que ele dirigia no dia a dia alem disso alguns de seus carros eram cortesias das equipes com as quais ele estava envolvido no momento que afinal podiam ter um gigante da f1 como garoto propaganda a seguir vamos dar uma olhada nos carros de rua que niki lauda teve segundo o que se sabe ou ao menos dirigiu diante das cameras e tambem nas series especiais que foram feitas em sua homenagem ferrari 288 gto ha quem acredite que entre todos os supercarros de topo da ferrari a 288 gto e o mais importante deles da para entender de onde vem esta noçao alem de ser a primeira da serie que mais tarde contou com f40 f50 enzo e laferrari a 288 gto nasceu como especial de homologaçao do grupo b e mesmo que jamais tenha competido de verdade vai levar para sempre este pedigree a 288 gto foi lançada em 1984 quando niki lauda ja havia saido da ferrari havia quase uma decada mesmo assim o piloto ganhou uma de presente a fabricante italiana estava tentando gerar buzz a respeito do carro como se precisasse e a passagem brilhante de lauda pela scuderia lhe rendeu um lugar entre os contemplados [caption id= attachment_229276 align= aligncenter width= 2000 ] foto ted gushue/petrolicious[/caption] de acordo com o petrolicious que conversou em 2016 com o atual responsavel pela gto que foi de niki lauda o piloto foi o primeiro dono de seu exemplar ele ficou com o carro por cerca de quatro anos antes de vende lo lauda nunca foi de ficar muito tempo com o mesmo carro bmw 735i/745i voce deve ter reparardo que ha um bmw serie 7 e23 na foto de lauda junto com sua 288 gto usamos um recorte da foto para abrir este post e repetimos abaixo no fim da decada de 1970 quando o serie 7 foi lançado lauda foi campeao da procar categoria de abertura da formula 1 onde todos os pilotos conduziam uma versao turbinada de mais de 800 cv do lendario bmw m1 talvez por isto lauda tenha ganhado de presente da fabricante um exemplar do bmw serie 7 e23 primeira geraçao do modelo de topo o carro era 745i versao de topo que usava um seis em linha turbinado de 3 2 litros e 251 cv ha tambem outra imagem de lauda em um serie 7 a geraçao seguinte e32 lançada em 1986 lauda foi o curador do lançamento mas nao se sabe ao certo se ele ganhou um exemplar de presente ou apenas posou para fotos fiat x1/9 o contrato assinado com a ferrari em 1974 rendeu a niki lauda outros beneficios alem de dois titulos mundiais na epoca a fiat que como sabemos ja era dona da ferrari naquela epoca apresentou uma ediçao especial do esportivo x1/9 que ganhou uma replica o dardo no brasil o fiat x1/9 serie speciale tinha faixas pretas nas laterais revestimento exclusivo nos bancos e uma plaqueta numerada no para lama direito que tambem trazia um emblema com a bandeira italiana e o a assinatura do projetista nuccio bertone apos vencer a temporada em 1977 lauda ganhou um dos carros de presente da fiat um exemplar dourado com o qual posou para fotos usando o macacao da scuderia as imagens foram usadas pela fiat na promoçao da ediçao especial range rover monteverdi em 1980 a land rover começou a licenciar a fabricante suiça monteverdi a conversao do range rover seu modelo mais luxuoso na epoca para quatro portas o utilitario so era oferecido com duas a land rover participava ativamente do projeto e era possivel encomendar um exemplar diretamente nas concessionarias com certificado de garantia e programa de manutençao ha uma foto contemporanea de niki lauda com sua esposa na epoca marlene knaus ao lado de um exemplar do range rover monteverdi acima mas aquele nao foi o unico modelo da tradicional fabricante inglesa que lauda teve em 2015 o piloto deu uma entrevista a revista auto motor und sport da alemanha na qual falou sobre alguns dos veiculos que usava naquele momento lauda contou que em sua casa na espanha ficava um land rover defender que ele tinha ha alguns anos amg gt s e outros mercedes na mesma entrevista lauda que na epoca ja era presidente nao administrativo da mercedes na formula 1 revelou que tinha um amg gt cortesia da equipe faz duas semanas que eu estou com o mercedes amg gt s passei um bom tempo discutindo comigo mesmo se tinha condiçoes de guiar um carro como esse com o meu bone vermelho vao me reconhecer em qualquer lugar quando eu dirijo os 30 km do escritorio ate o aeroporto na cidade no modo comfort gasto 9 8 litros de combustivel assim que saio de viena coloco o carro em um modo programado por mim mesmo e o escapamento logo responde berrando alto com as reduçoes de marcha e divertido demais alem do amg gt s lauda contou a auto motor und sport que tinha um mercedes benz classe g e um classe c sendo que este ultimo havia tomado o lugar de uma perua classe e pois o piloto queria um carro mais discreto e barato aqui tambem vale a mençao honrosa ao maybach 62s de bernie ecclestone em 2016 em um evento da formula 1 em nurburgring lauda deu uma carona ao amigo de longa data ao redor do circuito se liga no onboard abaixo publicado no canal oficial da equipe de formula 1 https //www youtube com/watch v=i2hsxggncwc o fotografo jochen van cauwenberger mais conhecido como frozenspeed estava la para registrar o momento com a morte de lauda ele aproveitou para relembrar aquele momento e publicou as imagens no facebook naturalmente a publicaçao se tornou viral https //www facebook com/frozenspeed/posts/2294607763892660 __xts__[0]=68 arbk5pwpeebsxne kjcad5fviaf3xfbv8p1g 1kcpfuemziokurpz8mrf6zlrjdtprujt1xtc97vporfezzz9 bxjhupsrhqplyirglff8ma63ldydb8ppl4ngjmmy3e_cb1euopgokud7yfttvmb1qfdbbmttuqyqeypo21gfar0wftwr2a0khkngy9xr7lnj_2t0e9jcijjcfjn99ahgogk3b9mktuqlpeey97uelnmptlkjurhsgm79ku4cyz 8sf5hb5hg3kpzsmdkwni0masqfxvk1somwpel2snd6gdl0vtnot7j2kkbzrjcff6qqt_c457icyxpfigvafxiwfqkvseqvoqlhr4yiogqxgzriijb2tx 5aipdjw1ax4wg99clgxk2xe8bnvw63xyedklrd6qnk9b6m_fthhb4wjj4nesr07kjlckmz ksvfurojjisd_msrqp0qussbxqqtcbwqmkalrvvwd5uudjuwtao6rclmuzc&__tn__=h r a legenda diz so fotografei niki lauda uma vez mas foi em uma ocasiao especial fazendo bernie ecclestone se segurar no banco ao passar pelo karussell em um maybach depois de comemorar 30 anos de vida depois de seu acidente adoro como a expressao de bernie muda rapidamente para ligeiramente desconfortavel as series especiais alfa romeo spider veloce niki lauda alem de ganhar presentes das fabricantes niki lauda tambem foi homenageado por elas com algumas series especiais a primeira delas veio em 1978 o alfa romeo spider veloce niki lauda que teve 350 exemplares fabricados ao contrario do que se pode pensar porem a motivaçao para a versao nada teve a ver com a ferrari em 1978 lauda ja estava na brabham que ainda usava motores alfa romeo por isto o carro era vendido exclusivamente com pintura vermelha e faixas azul marinho era uma referencia ao brabham bt46 que tinha um flat 12 alfa romeo de tres litros a brabham adotou a pintura vermelha com detalhes azuis quando passou a usar motores italianos nos monopostos bt45 bt46 bt47 e bt48 empregados ate 1982 o spider nao tinha mudanças mecanicas o motor era o mesmo 2 0 twin cam de 132 cv fora a pintura porem ele trazia um spoiler preto na traseira que ajudava a aumentar um pouco a downforce sobre a regiao a ediçao especial foi lançada em um evento no fim de semana do grande premio dos eua no circuito de long beach e o proprio lauda deu uma volta no circuito ao volante ferrari 458 italia dedicated to lauda em 2013 quando a ferrari ainda apostava nos motores v8 naturalmente aspirados um cliente encomendou a fabricante atraves de seu programa tailor made sob encomenda em traduçao livre um exemplar especial da 458 italia feito para homenagear a passagem de lauda pela ferrari o carro recebeu uma pintura exclusiva com o classico rosso corsa na parte inferior da carroceria e o teto branco com listras nas cores da bandeira italiana a inspiraçao e clara as ferrari 312t que lauda guiou pela scuderia traziam exatamente este esquema de cores o supercarro tambem recebeu as cores da bandeira da italia no revestimento dos bancos e no console central e um jogo de rodas douradas no mais era uma 458 italia como qualquer outra incluindo o v8 naturalmente aspirado de 570 cv com redline nas alturas a mais de 9 000 rpm como nao se faz mais hoje em dia
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.