ontem com o lançamento do renault talisman ficamos impressionados com a dificuldade de descobrir o que estara sob o capo do novo seda o release so dizia que ele sera equipado com os motores energy tce a gasolina e energy dci nomes que parecem os do novo liquidificador/centrifuga/mixer das galaxias os melhores eletrodomesticos que o dinheiro pode comprar de cilindrada contida e ao mesmo tempo fortes e eficientes mas qual e o diabo da cilindrada dos motores nao ha informaçao sobre eles no material de divulgaçao do carro so depois de muita pesquisa fomos descobrir que o tce e um 1 6 turbinado e que os dci sao 1 5 e 1 6 tambem com induçao de ar forçada antes que pareça uma critica a marca francesa vale ressaltar que muitas marcas tem feito a mesmissima coisa as informaçoes tecnicas sao poucas ou dificeis de encontrar — ou ainda um tanto confusas um exemplo sao as atuais nomenclaturas da bmw e mercedes benz o bmw 328i nao e mais um serie 3 de motor seis cilindros de 2 8 litros e um 2 0 de quatro cilindros o 535i e de seis cilindros mas nao 3 5 e sim 3 0 na mercedes o c 250 e 2 0; o c 180 1 6 o a 45 amg so chega perto de um v8 a no showroom da concessionaria sob seu capo tambem ha um 2 0 — uma variaçao radical daquele que equipa o a250 o c 43 amg w202 dos anos 1990 nao tinha segredo era um v8 de 4 3 litros por que os nomes das versoes perderam a relaçao logica que tinham com a motorizaçao por que os motores deixaram de ser cilindros cilindradas e numero de valvulas para se tornarem nomes modernos alguns ate pomposos mas vazios de significado por que quase nao vemos mais fotos de divulgaçao dos cofres dos motores talvez a razao seja o receio de que o consumidor rejeite os novos produtos o motor menor de hoje rende o mesmo ou mais que o motor maior de ontem mas como nao fazer isso parecer um retrocesso quem gostaria de ter um c 40 amg em vez de um c 63 sera que todo mundo vai olhar do mesmo modo para um carro de cinco metros mas com motor 1 6 ainda que turbo ainda que ele seja bem mais leve que os concorrentes uma nomenclatura totalmente nova talvez resolvesse a parada inclusive soando mais adequada mas a que custo mais do que isso para quem abra o capo de qualquer carro hoje especialmente dos mais caros e tente dizer onde estao os cabos de velas o coletor de escape o alternador voce vera uma serie de capas sobrepostas como os telhados de uma favela ainda que o aspecto seja mais sofisticado nada dos quintais abertos de condominios de luxo ha um tom de segredo nos novos motores que fazem abrir um capo uma atitude quase inutil quando nao for considerada apenas poser ver o que ali debaixo gearheads certamente sentirao vontade de arrancar as capas todas mas e a media dos clientes atuais de automoveis que falta faz a eles poder ver o que acontece por ali volte aos carros comuns aqueles que a maioria dos mortais pode comprar e procure por mais informaçoes quantos sabem que o hyundai hb20 1 0 tem quatro valvulas por cilindro e que ele e um 12v ja que tem apenas tres cilindros que o motor do vw up o 1 0 do ford ka e o 1 0 da nissan estao no mesmo barco que o novo msi da volkswagen e um 1 6 16v nao se fala mais em valvulas o 1 0 da ford alias tem comando variavel de valvulas coisa antes exclusiva de motores maiores quase ninguem sabe disso coincidencia ou nao isso começou a acontecer com o aumento de participaçao da eletronica nos sistemas do automovel injeçao freios sistemas de controle de traçao e de estabilidade e ate gerenciamento dos turbocompressores os mesmos que impulsionaram o downsizing ou seja o aumento da eficiencia cubica dos motores um 1 4 faz o mesmo que um 2 0 e ainda bebe menos um 2 0 equivale a um v8 de antigamente a eletronica invadiu os automoveis e os transformou completamente — para o bem e para o mal ate pouco tempo atras os motoristas precisavam saber como usar afogador como aquecer o motor antes de sair havia um conhecimento de fase fria e de fase quente do motor que hoje nao e mais necessario antes voce conhecia o basico do carro ou nao voltaria para casa dirigindo a eletronica facilitou a vida dos motoristas que nunca mais precisaram soprar gicles lixar platinados ou passar horas tentando fazer o carro pegar no dia mais frio no ano mas ao mesmo tempo afastou o motorista da maquina com os sistemas de gerenciamento termico que dinamizam o aquecimento do motor deixa lo ligado sem andar e visto como desperdicio de combustivel ligou saiu quem nao tiver o scanner do fabricante do veiculo muitas vezes nao consegue sequer trocar as pastilha de freio nao consegue saber o que causou o defeito no motor so o scanner salva nas oficinas atuais que entusiasta de mecanica consegue hoje ter um scanner para manter o faça voce mesmo ainda que voce tenha os aplicativos de diagnostico eles sao limitados se comparados aos scanners profissionais — isso quando seu carro estabelece comunicaçao com os scanners multimarcas alguns aceitam somente o scanner da fabrica isso talvez ajude a explicar a explosao de valorizaçao dos modelos antigos aqueles em que um clipe de papel e alguma boa vontade eram suficientes para sair andando de novo modelos para os quais uma garagem cheia de ferramentas legais ainda faz sentido se o carro da defeito ou voce o leva a assistencia tecnica ou o troca por um novo e quase o que se faz hoje com um iphone ou com a cafeteira de nespresso falando em cafeteira a ford esta vendendo as suas quem toma o assunto a peito e o resolve por conta propria quem se dispoe a tirar os plasticos do caminho ate o motor e resolver sozinho algum problema que o carro apresentar ainda mais diante de garantias cada vez mais longas feitas para que o automovel seja sempre levado a rede autorizada qualquer mudança por minima que seja pode afetar a garantia e carro sem garantia e mais dificil de vender quando vende sai mais barato do que deveria pouca gente confere a nota da concessionaria para saber o que precisa ser feito ou nao no carro isso estimula a empurroterapia em concessionarias desonestas com serviços desnecessarios quem se descobre lesado so jura que nao compra mais carro daquela marca e pronto nao ha uma predisposiçao a aprender o que os termos tecnicos querem dizer muita gente nao sabe o que acontece se um motor ferver nem se ele fundir o que e um cabeçote empenado uma junta queimada um retentor uma bobina vela nem de filtro de barro que agora e eletrico e alugado com prestaçoes mensais a constataçao de que os carros viraram eletrodomesticos ate com etiqueta de eficiencia energetica e antes de se tornarem puramente eletricos como se imaginava antes e um lamento nao pelo menos nao pelos carros em si que sao hoje melhores do que jamais foram antes mas pelo tipo de relacionamento que se estabelece com eles atualmente bad to the crankshaft o automovel deixou de ser soluçao de transporte e simbolo de independencia para se tornar o vilao para uma serie de ecochatos e ativistas parece estar virando embaraço ate para quem os fabrica que chegam ao absurdo de apoiar um dia mundial sem carro que escondem consciente ou inconscientemente o que o carro verdadeiramente e sob emblemas que nao fazem mais sentido e releases que falam mais do sistema de entretenimento do que do motor ou da suspensao o carro perdeu o posto de membro da familia e esta se tornando parte da mobilia perdeu intimidade nao se conhece nem se pergunta mais nada a ele quem pergunta nao consegue entender a resposta parece que o prazer de ir a um ponto a outro com uma peça de engenharia admiravel esta sendo substituido pela vaidade de estar em um carro bonito e que depoe a seu favor socialmente e muito provavel que voce nao seja a quem nos referimos aqui mas repare como voce esta cada vez mais sozinho
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