sim o visual pode ser o cartao de visitas de um carro mas isto nunca impediu as fabricantes de ocasionalmente colocar no mercado carros que nos fazem duvidar do bom gosto de toda uma equipe de design no entanto nem todos sao completos casos perdidos alguns carros por mais feios que sejam acabam sendo legais por outros aspectos — especialmente por causa da mecanica foi pensando nisso que ontem 31 perguntamos aos leitores quais eram os carros que apesar de feios conseguiam ser incriveis nossa sugestao foi o nissan juke r o desajeitado crossover que recebeu o motor do nissan gt r em uma das combinaçoes mais deliciosamente bizarras que ja vimos agora vamos ver quais foram as sugestoes de voces morgan aero 8 a morgan e mais conhecida pelo 3 wheeler a pequena maravilha com motor de moto tres rodas e visual que parece ter vindo direto do inicio do seculo 20 acontece que nao e por causa do 3 wheeler que a morgan esta nesta lista mas sim por causa do aero 8 — o famoso carro vesgo a fabricante diz que o esportivo fabricado desde 2001 e leve potente e estiloso sem esforço algum leve ele e de fato — com estrutura e carroceria de aluminio ele tem apenas 1 180 kg e mais que o suficiente para que os 367 cv do motor v8 bmw de 4 8 litros o levem ate os 100 km/h em 4 3 segundos com maxima de 270 km/h [youtube id= rnqqh3r3qqk width= 620 height= 350 ] agora e preciso fazer bastante esforço para acha lo estiloso o fato de ser o primeiro projeto totalmente novo da morgan desde 1948 nao justifica a dianteira com dois farois redondos e estrabicos o resto da carroceria retro e ate aceitavel de qualquer forma a gente nao recusaria um test drive bmw m coupe o bmw m coupe na verdade e um hatchback um dos melhores do universo e bem nao e bonito nao e a toa que ele foi apelidado de clownshoe ou sapato de palhaço mas olha ele e um carro incrivel para começar ele foi feito as escondidas por uma equipe de engenheiros que estavam meio incomodados com o roadster z3 cuja plataforma era a mesma do serie 3 e36 ele era um bom carro mas nao deveria ser um conversivel — uma carroceria fechada seria o ideal para aproveitar as qualidades dinamicas do z3 [youtube id= vpirpk a_aa width= 620 height= 350 ] a fim de convencer os executivos de que era uma boa ideia os caras precisaram fazer de tudo para que a maior quantidade possivel de componentes fosse intercambiavel entre as duas versoes de carroceria o resultado foi um visual meio desajeitado e desproporcional que a primeira vista pode espantar mas fica bacana depois de um tempo alem disso quem vai reclamar de um hatchback esquisito com traçao traseira e um seis em linha de 3 2 litros e 325 cv capaz de acelerar ate os 100 km/h em 4 3 segundos ha quase 20 anos veja bem fazer o quarto de milha em menos de 13 segundos e chegar aos 270 km/h lotus europa como todo lotus dos anos 1960 o europa era um esportivo leve com chassi do tipo espinha dorsal e preocupaçao maxima com a leveza isto explica a opçao pela fibra de vidro na hora de fabricar a carroceria so nao explica esta silhueta estranha que parece a de uma picape — atras do habitaculo o que se ve e um enorme volume que ate parece um porta malas bem avantajado mas na verdade abriga so o motor a explicaçao da lotus era a aerodinamica — de fato o coeficiente aerodinamico era baixissimo ou seja o carro sofria menos resistencia do ar quando acelerava e pesando apenas 700 kg ele nao precisava de mais que um quatro cilindros de 1 5 litro e no maximo 126 cv na versao com comando duplo no cabeçote para garantir a diversao na verdade graças ao primoroso acerto de suspensao a imprensa especializada chegou a dizer que em termos de dinamica o europa era o mais proximo de um carro de formula 1 que se poderia comprar na epoca ou seja nao foi a toa que quase 10 mil unidades foram fabricadas entre 1967 e 1975 spada codatronca dizem que os italianos sempre fazem os supercarros mais bonitos mas existem exceçoes farois de lamborghini chassi de corvette e um v8 de sete litros e 640 cv — e o spada codatronca que tem um belo nome mas definitivamente nao e bonito a base e o corvette c6 da geraçao passada mas a mistura de elementos modernos na dianteira com uma leve inspiraçao no classico corvette sting ray nao deu muito certo a versao cupe foi lançada em 2008 enquanto o roadster spada codatronca monza apareceu em 2012 e possivel que seu visual bizarro seja o motivo pelo qual pouca gente ouviu falar dele mas quem teve a coragem de comprar um nao deve ter ficado arrependido estamos falando de um feioso capaz de chegar aos 100 km/h em 3 4 segundos com maxima de 350 km/h [youtube id= 9fixaabnsxw width= 620 height= 350 ] so tem um problema e mais facil achar videos dele em simuladores do que do carro de verdade yamaha ox99 11 o yamaha ox99 11 nasceu quando a yamaha decidiu entrar na formula 1 em 1992 e projetado por uma empresa britanica chamada iad que prestava consultoria em engenharia e design para a industria automobilistica o chassi era feito de fibra de carbono a carroceria de aluminio feita a mao e o motor v12 de 3 5 litros e 60 valvulas era posicionado em posiçao central traseira com 400 cv urrando a 10 000 rpm as suspensoes dianteira e traseira usavam braços triangulares sobrepostos double wishbone com acionamento dos amortecedores por pushrods ele podia nao ser bonito mas era — ou seria — rapido com essas especificaçoes o ox99 11 seria capaz de atingir os 100 km/h em 3 2 segundos e continuaria ganhando velocidade ate os 350 km/h quando a sexta marcha acabasse seria o desempenho semelhante ao de um carro de formula 1 da epoca [youtube id= 8yy4ev5ce20 width= 620 height= 350 ] na verdade o projeto inicial era um monoposto mas como a yamaha desejava um carro de dois lugares foi sugerida a configuraçao tandem onde o passageiro viaja atras do banco do motorista algo que combinava com as motos yamaha infelizmente porem o projeto final nunca viu a luz do dia com apenas seis meses para terminar o carro e uma recessao estourando no japao a yamaha paralisou o projeto ate 1994 prometendo retoma lo quando a economia voltasse a se estabilizar mas ao perceber que nao haveria clientes dispostos a comprar seu biposto de 800 000 dolares a yamaha cancelou definitivamente o projeto alfa romeo sz e rz quem ve a cara de carro conceito do alfa romeo sz e de sua contraparte conversivel o rz pode duvidar que ele tenha sido produzido em serie — limitadissima com 1036 exemplares produzidos do cupe e 284 do conversivel e pode ficar ainda mais dificil de acreditar que o estudio italiano zagato tenha sido responsavel por seu design os apreciadores de esportivos obscuros e exoticos grupo no qual este escriba esta incluso ate conseguem enxergar beleza neles mas a maioria das pessoas normais so consegue enxergar os seis farois na dianteira o perfil meio desproporcional a traseira abrupta e as folgas entre os paineis da carroceria o alfa romeo sz zagato foi apresentado em 1989 no salao de genebra com o nome de es 30 experimental sports car 3 0 em uma parceria entre os departamentos de design da alfa romeo e da fiat e a zagato o design e a fabricaçao ficaram a cargo da propria zagato enquanto a alfa romeo fornecia plataforma baseada no alfa 75 — seu ultimo modelo com transeixo o motor era um v6 de tres litros e 210 cv acoplada a uma caixa de cinco marchas enquanto a suspensao vinha da versao de corrida do alfa romeo 75 acertada por giorgio pianta que trabalhava nas equipes de fabrica da lancia e da fiat no wrc ou seja nao era um carro ruim — nem um pouco so foi incompreendido
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