e dificil nao ser passional ao fazer uma lista de carros italianos emblematicos — da vontade de colocar todos esta e a verdade no entanto precisamos escolher apenas um punhado deles e para isto pedimos a ajuda dos leitores vamos a primeira parte da lista com as respostas amici lancia stratos nem sempre o nome mais votado e o que melhor responde a uma pergunta do dia mas e mais ou menos este o caso aqui — afinal como e que um carro como o lancia stratos nao estaria nesta lista a lancia por si so ja e uma das marcas mais italianas de todos os tempos e o stratos foi uma de suas maiores lendas claro antes do stratos havia outro lancia de rali — um belo cupe com nome de mulher na verdade era o nome de uma via romana mas preferimos ver como nome de mulher o fulvia mas o stratos foi o primeiro lancia a dominar o recem criado campeonato mundial de rali o wrc o stratos era um esportivo de motor central traseiro com formato de cunha e linhas desenhadas por ninguem menos que marcello gandini do estudio bertone para quem nao lembra este foi o cara que desenhou o lamborghini miura e o countach e so estes argumentos ja seriam suficientes para garantir seu nome nesta lista [youtube id= u3ik7tis8s8 width= 620 height= 350 ] mas tem mais seu motor era o v6 dino desenvolvido pela ferrari para sua linha de esportivos de entrada de mesmo nome ele tinha 2 4 litros com comando duplo nos cabeçotes que eram e aluminio bloco de ferro fundido 65° entre as bancadas de cilindros taxa de compreçao de 9 0 1 na ferrari dino 246 ele entregava 195 cv a 7 600 rpm e no stratos de rua era exatamente a mesma coisa o cambio era manual de cinco marchas — e cada troca de marchas exigia uma caricia na coxa esquerda do navegador porque um carro nao e verdadeiramente italiano se nao tiver algumas peculiaridades nao e mesmo e o stratos era um grande carro de rali conquistando nada menos que 11 vitorias nos tres anos em que o carro foi campeao tres em 1974 quatro em 1975 e 1976 e mais sete ate 1981 alem disso pouco menos de 500 exemplares de rua foram fabricados bonito sonoro vencedor e raro — como nao inclui lo aqui ferrari f40 se o nome ferrari e sinonimo de esportivo italiano f40 e sinonimo de ferrari — ao menos no imaginario popular visto que existem diversas ferrari muito diferentes conceitualmente mas e justamente o fato de a f40 ser um supercarro com motor v8 biturbo de 2 9 litros e 485 cv nenhum item de conforto com exceçao do ar condicionado e desempenho que foi referencia ate a chegada de um certo mclaren f1 0 100 km/h em 3 8 segundos maxima de 323 km/h e uma trilha sonora que faz ate o maior discipulo de carroll shelby admitir que turbos sao bacanas [youtube id= ls1xfb6v04a width= 620 height= 350 ] mas nao e so isto a f40 foi o ultimo carro feito pela ferrari que teve o envolvimento de enzo no processo de criaçao e construçao e ela nasceu nas pistas — na verdade nos ralis quando o grupo b foi cancelado em 1986 e a ferrari nao tinha o que fazer com os cinco prototipos da 288 gto evoluzione que haviam sido construidos tudo isto conspirou para que a f40 fosse literalmente um carro de corridas com uma placa na frente e outra atras e isto e de importancia tremenda para sua imagem como o carro que representa a ferrari ainda que atualmente os supercarros de maranello utilizem tecnologia de vanguarda para serem os mais velozes e capazes do mundo as raizes da companhia estao na scuderia ferrari uma equipe de garagem que so começou a fazer carros de rua para poder manter se nas pistas se enzo ferrari pudesse teria evitado este primeiro passo com toda a certeza e a f40 foi a ultima grande prova disto alfa romeo 33 stradale um dos primeiros posts do flatout la em dezembro de 2013 foi uma ode ao alfa romeo 33 stradale e um carro relativamente obscuro com dna nas pistas e uma verdadeira lenda entre os entusiastas — e so os mais entendidos mas nos gostamos tanto dele que dedicamos uma materia inteira a um carro absurdamente lindo mas que talvez so tivesse apelo aqueles que gostam verdadeiramente de carros e respiram combustao 24 horas por dia sete dias por semana a alfa romeo e outra marca italiana ate a medula tanto que vamos elucubrar um pouco mais a respeito ainda nesta lista na verdade vamos ate nos adiantar e dizer que este pode ser o alfa romeo mais bonito de todos os tempos e como os esportivos e bolidos italianos valorizam igualmente estetica e desempenho nada mais natural que o alfa romeo 33 stradale ser dotado de um conjunto mecanico a altura de seus visual vamos tomar a liberdade de transcrever parte de nosso post sobre ele para explicar melhor a receita do 33 stradale e como uma bela macarronada so para cair no cliche italiano simples e saborosa basta pegar um carro de corridas — nesse caso o autodelta tipo 33 da divisao de corridas da alfa — e trocar sua carroceria por algo que faça o transito parar e seja o centro das atençoes como em 1967 voce nao podia simplesmente inserir um algoritmo em um computador e esperar uma prensa estampar algumas chapas de aluminio para formar todas essas curvas voluptuosas cada um dos dezoito alfa 33 stradale teve que ser modelado a mao por serem feitos a mao os modelos eram todos diferentes em alguns detalhes os primeiros modelos tinham farois duplos enquanto os ultimos usaram um farol de luzes simples outro detalhe que os diferencia sao a posiçao e o numero de limpadores de para brisa olhando pelo retrovisor voce nao enxerga muito do mundo exterior mas e compensado pela bela imagem do v8 de apenas dois litros com curso curto 78 mm x 52 2 mm um dos fatores que o permitia girar ate 10 000 vezes por minuto esses motores tambem foram feitos a mao entao a potencia maxima e diferente em cada uma das 18 unidades produzidas o primeiro stradale por exemplo produz 243 cv a 9 400 rpm enquanto o modelo da foto abaixo fica nos 230 cv a 8 200 rpm esse modelo mais amansado precisava de apenas 5 5 segundos para ir de zero a 100 km/h e chegava aos 260 km/h imagine como era o ronco de dentro da cabine [youtube id= vkyvy0ocmts width= 620 height= 350 ] ainda estamos tentando imaginar pois infelizmente o alfa romeo 33 stradale e nada mais que uma fervorosa paixao platonica ao menos existe a internet para saciar um pouco de nossa vontade nao e pagani zonda antes de tudo isto e uma foto mesmo e nao um render de project cars ainda que seu criador horacio pagani tenha nascido na argentina e que seus motores venham da alemanha fornecidos pela amg o pagani zonda e fabricado no interior da italia e totalmente merecedor de um lugar nesta lista e nao e so isto e tambem nao apenas o fato de que ele tem dezenas de versoes diferentes a maioria delas feita sob medida — algumas depois de a produçao ja ter sido oficialmente encerrada porque a moda italiana pagani tem regras bem rigidas porem e dado a exceçoes a produçao a moda antiga artesanal tambem nao e a unica razao e nao e so porque o pagani zonda e uma verdadeira afirmaçao estetica com visual tao marcante e unico que manteve se essencialmente igual ao longo dos doze anos que se passaram desde a primeira apariçao publica do zonda la em 1999 quando ainda tinha um v12 mercedes benz de seis litros e 394 cv alias o v12 alemao e a marca registrada do zonda que em sua configuraçao mais potente desloca 7 3 litros e entrega 760 cv a quase 8 000 rpm apesar da origem de seu motor no entanto o zonda tem 12 cilindros como manda a tradiçao italiana e tem mais uma coisa [youtube id= zhedcjcplj4 width= 620 height= 350 ] acima de tudo o pagani zonda e um atestado de que horacio pagani e um italiano de alma ele fundou sua propria companhia depois de ir para a italia com a cara e a coragem pedir emprego a enzo ferrari e ser recusado ser contratado pela lamborghini convence los a usar fibra de carbono em seus carros discutir com a chefia pegar a autoclave equipamento usado para curar a fibra de carbono que comprou com seu proprio dinheiro e ir construir seus proprios supercarros a tipica maneira italiana ele colocou uma ideia na cabeça e resolveu tudo do seu jeito ah e voce realmente deveria conferir ou reler por que nao esta historia em detalhes neste post fiat 500 como ja dissemos os italianos sabem muito bem como fazer carros pequenos e se fosse para citar so um obviamente escolheriamos o fiat 500 na verdade fiat nuova 500 porque o 500 orginal parecia uma mistura de calhambeque com mickey mouse tanto que na italia seu apelido era topolino nome do camundongo da disney na peninsula em forma de bota era por causa dos farois ao menos no primeiro caso o fiat 500 e muito lembrado por ser o carro que ajudou a motorizar a italia depois da segunda guerra mundial isto e verdade — tanto ele quanto o isetta que e outro atestado a capacidade dos italianos de fazer bons carros pequenos no entanto ele nem foi o primeiro carro feito pela fiat com este fim em 1949 quando finalmente havia certa estabilidade economica depois do conflito a fiat lançou o 500c nada menos que um enjambre feito sobre o antiquado topolino que datava de 1936 o verdadeiro novo 500 era um carro conceitualmente diferente alem de ter um visual muito mais harmonico ele era um carro muito mais leve tinha motor traseiro um dois cilindros a ar de 13 cv e espaço interno melhor aproveitado havia ate uma versao perua com entre eixos 10 cm mais longo para garantir mais espaço para as pernas dos ocupantes dos bancos de tras alem de um porta malas maior o novo 500 era barato pratico economico e absurdamente carismatico — a receita ideal para um popular italiano bem sucedido tanto que permaneceu em linha ate 1975 sem maiores alteraçoes alem de um motor um pouco bem pouco mesmo mais potente
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