No Brasil, os carros japoneses têm fama de confiáveis, avançados e esportivos. Hoje, o tema da nossa lista de anúncios do GT40 são justamente os carros de marcas japonesas – aqueles que, mesmo que não sejam vendidos exclusivamente no Japão, costumam ser chamados de JDM. Não adianta, já pegou.
Como de costume, é importante reforçar que esta é uma situação diferente das listas de anúncios de pessoa física, que seguem uma ordem cronológica: escolhemos a dedo os carros desta lista, e todos são interessantes em nossa opinião – há uma razão por trás de cada escolha. Entendido? Então, bora lá!
Se você curte os Honda da década de 90, não precisa comprar um Civic: pode ser um Accord, como esta perua fabricada em 1992 (ou seja, da quarta geração, produzida entre 1990 e 1993) e equipada com um quatro-cilindros de 2,2 litros F22 de 130 cv e câmbio automático. De acordo com o proprietário, o carro é completamente original e não precisa de muito trabalho para ficar impecável. Apesar dos 220.000 km declarados, o Accord parece muito íntegro, também. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Se prefere algo mais esportivo, você talvez queira dar uma olhada neste Suzuki Swift Sport, fabricado em 2014 e, de acordo com seu proprietário, com pouco mais de 11.000 km rodados. O carro é equipado com um esperto quatro-cilindros 1.6 16v de 142 cv a 6.900 rpm e possui dinâmica muito interessante – não é à toa que é um dos favoritos dos que alugam carros para acelerar em Nürburgring Nordschleife. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Este Mitsubishi Eclipse de primeira geração fabricado em 1990 tem, de acordo com seu proprietário, 74.000 km rodados e perto de 500 cv nas rodas, graças a um novo turbo operando 2 bar e um sistema de injeção eletrônica programável. O carro ainda tem tração integral com blocante nos diferenciais central e traseiro e câmbio manual, e o dono diz que estuda trocas por carros de menor valor. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Se você curte os pequenos fora-de-estrada japoneses, dá uma olhada neste aqui: é um Daihatsu Feroza, fora-de-estrada em miniatura na mesma veia Suzuki Samurai. São só 3,80 metros de comprimento e quatro lugares, mas o Feroza é bem… feroz, contando com tração integral e reduzida de verdade. O motor é um quatro-cilindros 1.6 16v com comando no cabeçote e cerca de 100 cv. O dono deste exemplar de 1994 conta que está com ele desde 2011 e que realizou uma revisão bastante abrangente há pouco tempo. Clique para ver o anúncio.
Mais para perua que para utilitário, o Subaru Forester tem um flat-four de dois litros e 158 cv, acoplado a uma caixa automática de quatro marchas e um sistema de tração integral. O proprietário deste exemplar fabricado em 2007 diz que o carro tem 90.000 km rodados, sendo que todas as revisões até os 80.000 km foram feitos em concessionária e o carro está em excelente estado. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
O Honda Civic de quinta geração já é considerado um dos carros de tração dianteira mais divertidos de guiar, e também é desejado por seu visual limpo e agradável. A versão VTi do Civic hatchback, porém, era a que tinha o motor mais desejado: o B16, quatro-cilindros 1.6 16v com comando variável V-TEC e nada menos que 160 cv – 100 cv por litro! Este exemplar tem, de acordo com seu proprietário, 103.000 km rodados; é totalmente original e está muito bem conservado, com todos os equipamento funcionando perfeitamente. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Este Impreza WRX sedã foi fabricado em 2011, quando a Subaru adotou o kit widebody usado na versão STI. O motor é um flat-four de 2,5 litros com turbo e 270 cv, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas. Segundo o proprietário o carro tem algumas modificações: asa traseira do STI, filtro K&N, downpipe, um radiador maior, embreagem ClutchMasters, amortecedores ajustáveis coilover KW e reprogramação eletrônica ACF Performance. Ele também diz que o hodômetro marca 43.000 km. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
O Suzuki Samurai é o antecessor do Jimny, e há quem diga que ele tem ainda mais disposição para enfrentar trilhas. Este exemplar fabricado em 1999 está equipado a caráter, com guincho, faróis auxiliares, snorkel, suspensão elevada e pneus Firestone Mud. Segundo o anunciante, o carro tem 88.000 km rodados e a bateria é nova. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Lançado em 2009, o Nissan 370Z se aproxima dos dez anos em linha, e não dá sinais de aposentadoria. Este exemplar foi fabricado em 2011 e, segundo seu anunciante tem 28.000 km rodados e é original. O motor é um V6 de 3,7 litros e 336 cv, acoplado a um câmbio automático com trocas de marcha por aletas atrás do volante. As rodas são originais, fabricadas pela RAYS. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Feito sobre a plataforma do Honda Civic de quinta geração, o Del Sol é um conversível com teto targa, dois lugares e a mesma mecânica da versão VTi – o motor B16, de 1,6 litro e 160 cv, com comando variável V-TEC, acoplado a uma caixa manual de cinco marchas. O anunciante diz que o carro tem apenas 34.000 km rodados e está muito bem conservado, incluindo o acabamento e o berço da capota, que fica guardada no porta-malas quando não está em uso. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Raro de se encontrar no Brasil, este é um Acura Integra de segunda geração, feito para o mercado americano – no Japão e na Europa, ele era o Honda Integra. Exemplar da versão GS, ele tem um quatro-cilindros B18, versão de 1,8 litro do motor do Civic VTi, com comando duplo no cabeçote, porém sem V-TEC, e câmbio manual de cinco marchas. O carro está original e precisa de alguns cuidados, mas traz todos os acabamentos no lugar. Pode ser uma bela base para um project car.[highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight].