ha alguns dias perguntamos aos leitores quais eram os carros japoneses mais emblematicos de todos os tempos uma pergunta dificil considerando a quantidade de automoveis verdadeiramente memoraveis feitos no japao nas ultimas decadas a primeira parte da lista com as respostas voce pode conferir aqui a segunda vamos conhecer agora nissan s30 sugerido por marcelo augusto na primeira parte da lista mencionamos o toyota 2000gt o belissimo grand tourer inspirado no jaguar e type havia sido projetado originalmente para a nissan em 1964 mas foi recusado a toyota abraçou a causa e vendo seu sucesso a nissan correu atras para dar uma resposta a altura a receita e classica motor naturalmente aspirado cambio manual e traçao traseira envoltos por uma carroceria de capo longo e traseira curta o motor um seis em linha de 2 4 litros com comando no cabeçote entrega 151 cv e fica bem recuado no cofre para melhorar a distribuiçao de peso a suspensao e independente nas quatro rodas mcpherson na dianteira e chapman struts na traseira e o peso nao passa muito dos 1 000 kg conferindo agilidade e dinamica afiada [youtube id= 1jwmsq7ldes width= 620 height= 350 ] so que o nissan s30 que era vendido como nissan fairlady z no japao e datsun 240z nos eua tinha uma vantagem em relaçao ao toyota 2000gt ele era um carro barato feito sob medida para quem queria diversao a um custo baixo e fez tanto sucesso que a linhagem permanece ate hoje e seu representante atual o 370z foi lançado em 2008 e segue sendo produzido [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 124845 124844 ] a primeira geraçao conquistou muita popularidade entre preparadores e customizadores culminando no projeto fuguz de sung kang o han lue de velozes e furiosos foi carro de corrida e astro do anime/manga wangan midnight e tambem e um dos melhores carros que ja aceleramos precisa falar mais nissan gt r sugerido por nos mesmos o skyline gt r r34 deixou de ser produzido em 2002 sendo a evoluçao final de um projeto apresentado em 1989 seu sucessor lançado em 2007 perdeu o nome skyline e passou a ser chamado apenas de nissan gt r a maior herança do skyline presente no gt r e o sistema de traçao integral attesa que gerencia eletronicamente a distribuiçao do torque entre as rodas e traz enormes beneficios a estabilidade e se beneficia de quase 30 anos de avanços tecnologicos o resto da receita porem e bem diferente um v6 de 3 8 litros em vez de um seis em linha de 2 6 litros; a carroceria esbelta e ate elegante deu lugar a algo muito mais robusto e futurista e um trabalho eletronico de primeira foi necessario para transformar um leviata de 1 700 kg em um monstro no asfalto hoje em dia o vr38dett entrega mais de 600 cv no gt r nismo e um motor que faz bonito na arrancada sendo capaz de levar os 1 740 kg de carro ate os 100 km/h em menos de tres segundo; e tambem na pista basta lembrar de todos os recorde de nurburgring nordschleife que o gt r quebrou desde que foi lançado ha nove anos [youtube id= a6mhhst4trk width= 620 height= 350 ] agora o gt r esta em vias de ser substituido e e bem provavel que seu sucessor seja hibrido sera uma mudança radical e fara com que o atual godzilla seja lembrado nao apenas por aniquilar os rivais ocidentais mas tambem por ser o ultimo da linhagem a ser movido apenas por combustao interna honda nsx sugerido por dudu69 se os japoneses fizessem uma ferrari ela provavelmente seria identica ao honda nsx o esportivo lançado em 1990 mirava na ferrari 348 e se inspirava nela mas trazia mudanças tipicamente niponicas ao projeto em vez de um v8 central traseiro um v6 mais economico e moderno a traseira tinha espaço para um porta malas o interior era tao confortavel quanto o de um civic e nao economizava nas amenidades a mecanica era confiavel tudo funcionava direito e o nsx ainda era capaz de andar na frente da 348 em um autodromo a carroceria em formato de cunha baixa e esguia ficou meio datada mas e inegavelmente atraente especialmente com os farois escamoteaveis e pintura vermelha como um dos exemplares que ayrton senna que participou ativamente do processo de desenvolvimento como voce ja deve saber ganhou da fabricante ele era muito proximo da honda que fornecia motores para a mclaren em sua epoca de ouro com a equipe [youtube id= fg oiuu0nzc width= 620 height= 350 ] fora tudo isto o nsx faz parte do panteao de esportivos japoneses classicos da decada de 1990 que foram apresentados a atual geraçao atraves de jogos de videogame e videos da best motoring international toyota ae86 sugerido por dudu69 ao falar em impacto cultural e impossivel nao citar o toyota ae86 codigo que se refere a quinta geraçao do corolla a ultima a oferecer traçao traseira no papel de esportivos da familia o corolla levin e o sprinter trueno a unica diferença entre ambos eram os farois escamoteaveis no trueno e comuns no levin recebiam um motor litro 1 6 litro com injeçao eletronica duplo comando de valvulas com admissao variavel suficnentes para 130 cv de potencia e 14 kgfm de torque claro nao parece muito mas o ae86 era um carro leve com algo entre 900 kg e 1 000 kg a força era transmitida ao eixo traseiro pelo cambio manual de cinco marchas que poderia ser combinado a um diferencial de deslizamento limitado como opcional os freios a disco recebiam ventilaçao e a suspensao era mcpherson independente na frente e four link com eixo rigido live axle atras ambas com barras estabilizadoras o arranjo mecanico e a configuraçao da carroceria somados ao baixo preço e a facilidade de manutençao e preparaçao transformaram rapidamente o ae86 no queridinho dos entusiastas em especial aos praticantes do drift especialmente porque o maior nome da modalidade keiichi tsuchiya mantem se fiel a seu hachiroku ha anos seu carro e uma verdadeira ode ao equilibio perfeito entre dinamica leveza e potencia [youtube id= picdlvkoyuo width= 620 height= 350 ] ou seja nao e a toa que takumi fujiwara o entregador de tofu que nas horas vagas disputa corridas em touges nas montanhas do japao pilota um hachiroku mitsubishi lancer evolution x sugerido por renato abreu antes de qualquer coisa e evidente que todas as geraçoes do mitsubishi lancer evolution lançado em 1992 sao iconicas sua rivalidade com o subaru wrx sti suas conquistas no wrc e toda a evoluçao tecnica que aconteceu ao longo de dez geraçoes sao argumentos incontestaveis voce pode acompanhar toda a historia do evo nesta serie especial de posts escolhemos a decima geraçao para representa lo nesta lista porque bem ela e a ultima prova de sua excelencia tecnica e sua longevidade lançado em 2007 o evo x continua equipado com o mesmo quatro cilindros de dois litros com turbo e 280 cv acoplado a uma caixa de dupla embreagem e seis marchas ou manual de cinco marchas alem do sistema de traçao integral com diferencial eletronico mesmo seu visual mudou muito pouco desde o inicio e a gente nao se importa [youtube id= r3jtl ppltq width= 620 height= 350 ] isto porque estamos falando apenas do modelo mais comum e nem nos aprofundamos nas versoes especiais como o fq 440 mr que tinha potencia aumentada para absurdos 450 cv e era capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 3 5 segundos ele e considerado o carro produzido em serie com a maior potencia especifica de todos os tempos com nada menos que 225 cv/l sentiremos bastante a falta do evo x pois a mitsubishi nao planeja um sucessor mazda mx 5 miata sugerido por sir_v8_head o mazda mx 5 miata e um exemplo perfeito de que quando comprometidos com uma causa os japoneses fazem de tudo para defende la a proposta do mazda mx 5 miata foi desde o inicio criar um carro divertido nos moldes dos roadsters britanicos da decada de 1960 para isto o principio basico era a conexao do homem com a maquina o que resultou em um conversivel pequeno de dois lugares com motor de quatro cilindros traçao traseira e suspensao independente nas quatro rodas a potencia do motor 1 6 16v com comando duplo no cabeçote era de singelos 116 cv mas acredite com apenas 940 kg para mover era o suficiente o 0 100 km/h era cumprido em saudaveis 8 1 segundos enquanto a velocidade maxima era de 203 km/h ainda que o visual mude e os motores evoluam a receita basica seguida por toda geraçao do miata foram quatro ate agora e a mesma na verdade a atual geraçao lançada em 2015 conseguiu ficar mais leve do que a anterior e foi elogiada pela imprensa exatamente por nao trazer mudanças radicais ao que o miata sempre foi agora fica facil entender porque o miata ganhou o mundo nos eua no japao e na europa ele e sinonimo de carro barato com traçao traseira e alto nivel de diversao
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