Há alguns dias, mostramos aqui no FlatOut quais são os carros mais econômicos que você pode comprar zero-quilômetro em 2017 no Brasil – uma lista dominada por motores menores e turbinados, o que não nos surpreendeu nem um pouco.
Acontece que, pela mesma lista divulgada pelo Conpet, o comitê responsável por avaliar o consumo de derivados do petróleo, também dá para saber quais são os carros menos econômicos em cada categoria.
Como já observamos antes, as divisão por categorias utilizada na classificação dos modelos é um tanto imprecisa, levando em conta critérios como preço e dimensões sem muita rigidez. Com isto, há alguns companheiros de categoria improváveis, como a mistura de SUVs, cupês e sedãs na categoria dos carros grandes.
Compacto
1º – Renault Sandero RS 2.0 16v: 10,8 km/l (estrada) / 8,3 km/l (cidade)
2º – Fiat Punto 1.8 16v Dualogic: 10,6 km/l (estrada) / 8,9 km/l (cidade)
3º – Volkswagen Fox Run 1.6 8v: 11,2 km/l (estrada) / 9,1 km/l (cidade)
Naturalmente, o motor naturalmente aspirado de maior deslocamento do esportivo Sandero RS (que não tem como prioridade a economia de combustível, e não nos importamos com isto) é o mais beberrão entre os compactos. Seu consumo de 10,8 km/l em rodovia é maior do que os 10,9 km/l do Peugeot 208 1.2 12v, o mais econômico de todos.
Médio
1º – Audi RS3 2.5 turbo 20v: 9,9 km/l (estrada) / 8,0 km/l (cidade)
2º – A45 AMG 2.0 turbo 16v: 11,2 km/l (estrada) / 8,4 km/l (cidade)
3º – Chery Celer 1.5 16v: 11,4 km/l (estrada) / 9,2 km/l (cidade)
Novamente o mais beberrão é um esportivo, mas isto é apenas um detalhe quando o que se compra é um hatchback-quase-perua com um cinco-cilindros de 367 cv. A surpresa foi o 1.5 16v do chinês Chery Celer, que roda menos de 12 km com um litro de gasolina em rodovia.
Grande
1º – Audi RSQ3 2.5 turbo 20v: 9,6 km/l (estrada) / 7,6 km/l (cidade)
2º – Lexus IS200 2.0 turbo 16v: 10,6 km/l (estrada) / 8,0 km/l (cidade)
3º – Subaru WRX 2.0 turbo 16v CVT: 10,7 km/l (estrada) / 8,5 km/l (cidade)
Esportivos bebem mais, é esta a lição de hoje. O Audi RSQ3 é um crossover com o mesmo motor do RS3 mas, como é mais pesado, acaba gastando mais combustível. Repare também que dois dos carros têm tração integral.
Carga derivado
1º – Volkswagen Saveiro Cross CD 1.6 16v: 12,4 km/l (estrada) / 10,4 km/l (cidade)
2º – Volkswagen Saveiro CD 1.6 8v Highline/Trendline: 12,1 km/l (estrada) / 10,9 km/l (cidade)
3º – Volkswagen Saveiro CS 1.6 8v Robust/Trendline: 12,4 km/l (estrada) 10,8 km/l (cidade)
Segundo a tabela, apenas Chevrolet e Volkswagen oferecem veículos de carga derivados de automóveis no Brasil: Montana e Saveiro. As opções mais luxuosas da Saveiro, única que oferece cabine dupla, acabam sendo mais pesadas e consumindo mais combustível, especialmente na versão com o motor 1.6 16v.
Comercial
1º – JAC T8 2.0 turbo 16v: 6,3 km/l (estrada) / 5,3 km/l (cidade)
2º – Jinbei VKS Van 2.0 16v: 7,2 km/l (estrada) / 5,6 km/l (cidade)
3º – Renault Master Bus 2.3 turbodiesel 16v: 7,8 km/l (estrada) / 7,3 km/l (cidade)
Do outro lado do espectro, o chinês JAC T8 Turbo é claramente grande demais para seu motor 2.0 turbo 16v, rodando menos de 7 km/l na estrada. A Jinbei VKS, também chamada de Topic, não tem turbocompressor e, mesmo sendo um projeto mais antigo, é relativamente mais econômica.
Minivan
1º – Kia Carnival 3.3 24v: 8,7 km/l (estrada) / 6,5 km/l (cidade)
2º – Mercedes-Benz Vito Tourer 119 2.0 turbo 16v: 10,9 km/l (estrada) / 8,1 km/l (cidade)
3º – Citroën Grand C4 Picasso Seduction/Intensive 1.6 turbo 16v: 12,0 km/l (estrada) / 9,9 km/l (cidade)
Equipado com um V6 naturalmente aspirado de 3,3 litros e 270 cv, é claro que o Kia Carnival seria o mais beberrão entre as minivans, segmento que conta com veículos equipados com motores bem menores e menos potentes. Curiosamente, o Grand C4 Picasso com motor 1.6 16v é bipolar: ele é o terceiro mais econômico e o terceiro menos econômicos.
Fora de Estrada
1º – Mercedes-AMG G63 5.5 biturbo 32v: 5,5 km/l (estrada) / 4,8 km/l (cidade)
2º – BMW X6 M 4.4 V8 4.4 biturbo: 7,2 km/l (estrada) / 5,7 km/l (cidade)
3º – Land Rover Range Rover Autobiography 5.0 supercharged 32v: 7,3 km/l (estrada) / 4,9 km/l (cidade)
Com seus mais de 2.700 kg e oito cilindros no motor 5.5 biturbo para entregar 570 cv, não surpreende que o Mercedes-AMG G63 rode apenas 5,5 km/l na estrada.
Esportivo
1º – Ferrari F12tdf V12 6.3 48v: 5,8 km/l (estrada) / 4,9 km/l (cidade)
2º – Ferrari F12berlinetta V12 6.3 48v: 6,7 km/l (estrada) / 4,7 km/l (cidade)
3º – Lamborghini Aventador Super Veloce Roadster 6.5 48v: 7,6 km/l (estrada) / 4,5 km/l (cidade)
O mais beberrão do esportivos é a Ferrari F12 TDF, equipada com um V12 de mais de 780 cv (!), ainda é mais econômico na cidade do que o Range Rover Sport. E a F12berlinetta, de 740 cv, ainda é mais econômica que a minivan da JAC na estrada!
Extra Grande
1º – Audi A8L W12 6.3 48v: 7,4 km/l (estrada) / 5,5 km/l (cidade)
2º – Volkswagen Touareg V6 3.6 24v: 7,4 km/l (estrada) / 5,8 km/l (cidade)
3º – Volkswagen Touareg V8 4,2 32v: 7,5 km/l (estrada) / 5,8 km/l (cidade)
Médias de consumo muito parecidas entre os “extra grandes”, que incluem sedãs, cupês e SUVs de todas as faixas de preço do mercado. O motor W12 naturalmente aspirado do Audi A8 Limousine conta com tecnologia de desativação dos cilindros para ter consumo próximo dos V6 e V8 do VW Touareg.
Subcompacto
1º – Fiat Palio 1.0 8v: 14,2 km/l (estrada) / 12,0 km/l (cidade)
2º – Novo Uno 1.3 8v Sporting Dualogic: 13,7 km/l (estrada) / 13,2 km/l (cidade)
3º – Fiat Uno 1.3 8v Sporting manual: 14,0 km/l (estrada) / 12,9 km/l (cidade)
Nota-se que os subcompactos que mais consomem combustível são os que conservam motores de quatro cilindros com duas válvulas por cilindro. Mesmo o Fiat Firefly, com suas modernas soluções para compensar a falta do duplo comando, ainda fica entre os menos econômicos. E a versão com câmbio automatizado Dualogic se sai um pouco melhor;
Utilitário Esportivo Compacto
1º – Hyundai Tucson 2.0 16v: 8,6 km/l (estrada) / 7,4 km/l (cidade)
2º – Mitsubishi ASX 2.0 16v CVT: 10,4 km/l (estrada) / 9,4 km/l (cidade)
3º – Mitsubishi ASX 2.0 16v manual: 10,6 km/l (estrada) / 9,5 km/l (cidade)
Um motor aspirado de injeção indireta não precisa ser beberrão — o Nissan Sentra, Toyota Corolla e Honda Civic com seus câmbios automáticos são prova disso. O problema do Tucson é a combinação do projeto antigo e relativamente pesado com o câmbio automático de quatro marchas.
Utilitário Esportivo Grande
1º – Mercedes-AMG GLS 63 5.5 biturbo 32v: 6,9 km/l (estrada) / 5,1 km/l (cidade)
2º – Mercedes-AMG GLE 63 5.5 biturbo 32v: 6,8 km/l (estrada) / 5,5 km/l (cidade)
3º – Porsche Cayenne Turbo S 4.8 biturbo 32v: 7,9 km/l (estrada) / 5,2 km/l (cidade)
Os SUVs grandes (uma das poucas categorias com modelos realmente pertencentes ao mesmo segmento do mercado) têm nos seus mais beberrões modelos com motor V8 biturbo e apelo esportivo, como o gigantesco Mercedes-AMG GLS 63.
Micro Compacto
1º – Fiat 500 Abarth 1.4 turbo 16v: 12,2 km/l (estrada) / 10,5 km/l (cidade)
2º – Fiat 500 Cult Dualogic Cabrio e Hatchback 1.4 8v: 12,9 km/l (estrada) / 11,4 km/l (cidade)
3º – Fiat 500 Cult 1.4 8v: 13,0 km/l (estrada) / 11,4 km/l (cidade)
Com quatro lugares, o Fiat 500 Abarth é considerado um ultracompacto. E, sendo a versão mais potente do pequeno, ele é também o que mais consome combustível. Os outros membros do grupo dos micro compactos mais beberrões também são versões do 500 e, novamente, o carro equipado com câmbio semiautomático tem rendimento marginalmente superior.
Você pode consultar todos os modelos incluídos na pesquisa neste link (pode estar fora do ar para alguns usuários).