FlatOut!
Image default
Carros Antigos

Os carros mais caros leiloados em 2024

Mais um ano encerrado, mais uma lista de carros mais caros leiloados. A edição deste ano foi mais fria que a do ano passado em termos de preços. Novamente não tivemos um recordista de valor — até por que vai ser difícil superar a venda de um carro que nunca esteve a venda, nem mesmo quando novo, o Uhlenhaut Coupé, vendido em 2023.

A lista deste ano também reforça a crescente valorização dos Mercedes e dos carros de Fórmula 1, mas também traz uma surpresa: a inclusão de dois modelos pré-Guerra, um nicho que parecia estar estagnado devido ao distanciamento temporal dessa era e a crescente demanda e valorização por carros dos anos 1960 e 1970.

Também vimos reforçada uma tendência que identificamos na lista de 2023: a presença de um hipercarro moderno. Foi o terceiro hipercarro moderno na lista dos dez-mais desde 2019, quando o Lamborghini Veneno Roadster foi arrematado por mais de US$ 8.500.000.

Dito isso, vamos à lista de 2024, começando pelos menos caros, o décimo colocado, que foi o…

 

Ford GT40 Lightweight 1969

Vendido por US$ 7.865.000

Sim, um carro americano na lista. E é fácil entender por que ele foi o décimo carro mais caro leiloado em 2024: é um GT40 que venceu corridas, ainda tem a carroceria original e também motor e câmbio inalterados — um matching numbers, portanto.

Ele não venceu Le Mans, nem Daytona, mas disputou corridas na África com seu proprietário português, o que o torna mais especial — afinal é um carro de corridas que não teve componentes substituídos por colisões ou danos extensos.

Ele também é um dos 10 modelos de pista com alívio de peso (lightweight) e foi autenticado pelo especialista em GT40, Ronnie Spain. Com uma restauração que o deixou com aspecto imaculado, ele atingiu o terceiro maior valor pago por um GT40. Os outros dois são o GT40 MkII que chegou em terceiro na trinca de Le Mans em 1966, e o Gulf/Mirage usado nas gravações do filme “As 24 Horas de Le Mans” em 1971.

 

Ferrari 312T4 1979

Vendida por €7.655.000 / US$ 8.250.800

Aí está o fórmula-1 deste ano: uma estupenda Ferrari 312T4. O carro foi nada menos que um dos chassis usado por Jody Scheckter em sua campanha vencedora de 1979, quando ele conquistou seu único titulo de pilotos e a Ferrari conquistou o último título de construtores ainda sob o comando de Enzo Ferrari.

Este chassi especificamente (040) foi pilotado por Scheckter em suas três vitórias na temporada (Bélgica, Mônaco e Itália), sendo também o carro que recebeu a bandeira quadriculada na corrida em que Scheckter e a Ferrari conquistaram seus títulos, o GP da Itália. Imagine então o valor atribuído a este chassi específico: foi usado em três vitórias de um duplo Mundial, diante dos olhos de Enzo Ferrari no GP da Itália em Monza.

É por isso que ele se tornou o quarto fórmula-1 mais caro da história e a segunda Ferrari de Fórmula 1 mais cara já leiloada. À frente dele estão somente o Mercedes W196 de Juan Manuel Fangio em 1954, o Mercedes-AMG W04 de Lewis Hamilton em 2023, e a Ferrari F2003 GA de Schumacher em 2003. Note que trata-se do carro de Scheckter, um “campeão menor” da Fórmula 1, ao lado dos carros de Fangio, Schumacher e Hamilton. É isso o que um título pela Ferrari, na Itália, sob o comando de Enzo, faz por você.

 

Mercedes-Benz 300SL “Alloy” 1956

Vendido por US$ 9.335.000

Um Mercedes 300 SL asa-de-gaivota não custa menos de US$ 1.500.000, quando você encontra um dos 1.400 cupês a venda. Se ele tiver uma combinação rara de originalidade, os preços podem chegar aos US$ 4.000.000. Mas há um patamar acima de todos os outros 300SL: os 29 exemplares feitos com carroceria de alumínio.

Estes exemplares de alumínio foram parte de um programa de competição abortado pela Mercedes. Os carros teriam motor, rodas, suspensão e carroceria de liga leve, mas, no fim das contas, a Mercedes decidiu fazer apenas a carroceria de alumínio. Com isso, o carro era 90 kg mais leve que o modelo convencional, que já usava capô, portas, painel e tampa do porta-malas de alumínio.

Os carros eram entregues com rodas Rudge de cubo rápido, e tinham freios, molas e amortecedores recalibrados. Os motores também tinham taxa de compressão mais alta e comando de válvulas próprio para produzir 15 cv a mais, chegando aos 255 cv. Foram feitos apenas 29 destes, e este leiloado é um dos últimos, o 26º exemplar, feito somente em 1956.

Ele também não é dos melhores, mas é um dos mais especiais em termos de história. Ele ficou por quase 60 anos em uma coleção conhecida como “O Ferro-Velho de Rudi Klein” — um amontoado de carros guardados pelo colecionador alemão Rudolf Klein nos EUA. Rudi era um açougueiro alemão que chegou aos EUA nos anos 1950 e, no final dos anos 1960, comprou um ferro-velho próximo a Los Angeles, especializando-se em carros europeus.

Diferentemente do que pode parecer, ele não mantinha o ferro-velho aberto ao público. Os carros eram trancados em um galpão e somente clientes autorizados por ele entravam lá. Mesmo após sua morte, em 2001, seus filhos mantiveram a coleção distante dos colecionadores e especuladores. O “ferro-velho” ganhou uma aura misteriosa e uma das maiores lendas do antigomobilismo americano.

Até que, em 2024, seus filhos decidiram que era hora de colocar tudo a venda. E no lote de carros “sucateados” estava este raríssimo 300SL “alloy”. Apesar da ausência do para-choques dianteiro, da manopla da alavanca de câmbio, da caixa de ferramentas, do macaco e do estepe, o restante do carro é 100% original e, por isso, foi arrematado por quase US$ 10.000.000 — aparentemente o 300SL mais caro já leiloado, superando até mesmo exemplares restaurados do 300SL “alloy”. Ah, e como se não bastasse, o primeiro proprietário deste exemplar 26 de 29 foi ninguém menos que… Luigi Chinetti — o representante da Ferrari nos EUA, fundador da NART.

 

Pagani Zonda LM Roadster 2014

Vendido por US$ 11.086.250

Na lista do ano passado dissemos o seguinte:

“Outra surpresa deste ano que pode indicar uma tendência futura nestes leilões, foi a presença de um hipercarro moderno. Foi o segundo hipercarro desde que um exemplar do Lamborghini Veneno Roadster foi arrematado por mais de US$ 8.500.000 em 2019.  Não se surpreenda se, em um futuro próximo, carros como Ferrari F50, LaFerrari, Bugatti EB110 e Veyron ou Pagani Zonda começarem a figurar nas listas.”

Pois aí está: o Pagani Zonda em uma lista dos carros mais caros leiloados ao longo do ano. Trata-se de um exemplar de edição única, parta da série “Grandi Complicazioni”, inspirada nos protótipos de Le Mans. O carro tem 60 componentes exclusivos, os quais têm seus moldes armazenados para qualquer necessidade que o proprietário venha a ter.

Um fato curioso é que este Zonda tem uma quilometragem relativamente alta para um hipercarro moderno de apenas 10 anos. Ele foi colocado a venda com apenas 9.604 km (vai ver 10.000 km são os 100.000 km dos hipercarros…) e mesmo assim foi arrematado por insanos US$ 11.086.250 — o maior valor já pago por um Pagani, e o primeiro acima dos US$ 10.000.000. Ele também é o terceiro carro mais caro do século 21 vendido em um leilão, atrás da última La Ferrari Aperta produzida e do Bugatti Chiron Profilee.

 

Mercedes-Simplex 60 HP ‘Roi des Belges’ 1903

Vendido por US$ 12.100.000

Agora… impressionante mesmo é esta presença na lista: um carro pré-Guerra (2º Guerra, no caso). Não apenas “pré-Guerra”, como se ele fosse um Alfa Romeo dos anos 1930. Mas um carro da Classe A da Federação Internacional dos Veículos Antigos (FIVA), que enquadra os modelos produzidos até 31 de dezembro de 1904 — os chamados “Ancestors” ou “ancestrais”, que são a classificação mais antiga da Federação.

Estes carros tiveram seu auge de preços até os anos 1980, mas com o passar do tempo, viram seus preços “andarem de lado” pelo aumento do interesse pelos carros pré-guerra dos anos 1930 e pelos modelos pós-guerra dos anos 1940 e 1950 — ambos classificados como “Post-Vintage” (ou classe D) pela FIVA. Por isso, é realmente surpreendente que, em pleno 2024 — 121 anos depois de sua construção — um Mercedes-Simplex chegue à quantia de US$ 12.100.000.

Talvez tenha a ver com a valorização recente dos Mercedes, que entraram na lista dos carros mais caros da história com seus W196, mas também têm o CLK GTR e o 300 SL no páreo. O fato é que os US$ 12.000.000 pagos por ele, fazem deste Mercedes-Simplex o carro “Ancestor” mais caro da história, superando o Rolls-Royce 10hp Two-Seater de 1904, que foi leiloado pela Bonhams em 2007, por US$ 10.600.000 (corrigido para 2025). Foram 17 anos para quebrar o recorde — o que evidencia a estagnação dos preços destes carros Classe A da FIVA. Além disso, ele também é o carro mais caro produzido antes de 1930, e o 12º “pré-Guerra” a atingir a marca de US$ 10.000.000 em um leilão.

Batizado oficialmente como 60 HP e conhecido como “Roi des Belges” (Rei dos Belgas), o carro foi encomendado pelo magnata da mídia britânica Alfred Harmsworth, Visconde de Northcliffe. O valor elevado se deveu ao fato de ser um dos cinco chassis sobreviventes dos 102 fabricados e o único que foi mantido pelo mesmo proprietário (na prática…) em toda a sua história de 121 anos.

O carro foi usado em corridas e estabeleceu um recorde de velocidade antes de receber a carroceria “Roi des Belges”, e depois foi exposto no Nationa Motor Museum da Inglaterra por mais de 60 anos, e foi mantido pela família Harmsworth até o dia do leilão, em março de 2024.

 

Ferrari 410 Sport Spider 1955

Vendida por US$ 12.985.000

Esta é a única Ferrari 410 Sport Spider com carroceria Scaglietti — o que faz dela um carro especial por si. Mas ela também venceu a Road Races de Palm Springs de 1956 com ninguém menos que Carroll Shelby ao volante. Ou seja: é a Ferrari do Shelby. Como se não bastasse, ela teve apenas quatro proprietários desde 1969 e um deles, dono de uma das melhores coleções de Ferrari da América, permaneceu com o carro por 37 anos.

Apesar do valor expressivo, ela é apenas a terceira 410 Sport Spider mais cara leiloada — as outras duas foram vendidas por US$ 22.900.000 em 2022 e por US$ 29.602.000 em 2014 (os valores já foram atualizados).

 

Alfa Romeo 8C 2900B Lungo Spider Touring 1938

Vendido por US$ 14.030.000

Acredite: um Alfa Romeo 8C de US$ 14.030.000 é apenas o quarto Alfa Romeo mais valioso da história — todos eles, claro, são variações do 8C, sem dúvida o carro mais importante da história da fabricante.

Ele é um dos cinco ou sete exemplares do 8C 2900B com a carroceria Touring — assim como o 8C mais caro de todos. Também como o 8C recordista (que passou pelo Brasil nos anos 1940; leia a história no link abaixo), ele passou boa parte de sua história longe dos olhos do público, mas sempre em posse de colecionadores. Em 2022, ele foi roubado a caminho da restauração e ficou mais de um ano desaparecido, até ser recuperado em dezembro de 2023, quando foi restaurado pela segunda vez — a primeira foi em 1994.

Como todo 8C 2900, ele é equipado com um oito-em-linha de 2,9 litros com comando duplo e dois superchargers que produzem entre 180 cv e 225 cv, dependendo do ano. Um detalhe curioso é que este exemplar, embora sempre bem-cuidado nas mãos de zelosos proprietários, não chegou nem perto dos mais de US$ 25.000.000 pagos pelo 8C 2900 recordista, que foi reconstruído depois de ter sido despedaçado na América do Sul.

 

Ferrari 250 GT SWB California Spider Scaglietti 1960

Vendida por US$ 17.055.000

Só para variar, uma Ferrari 250 GT. Neste caso, uma California Spider de entre-eixos curto (SWB), com motor especificado para competição, teto rígido original de fábrica e faróis cobertos.

Foi a primeira GT California Spider SWB construída, e também o exemplar que a Ferrari apresentou no Salão de Genebra de 1960, onde o carro foi apresentado ao público pela primeira vez. Some isso ao fato de este exemplar nunca ter sido oferecido publicamente até hoje e você tem a explicação do valor.

O carro, embora não seja a California Spider mais valiosa de todas (há outras sete mais caras), se tornou a vigésima Ferrari mais cara vendida em um leilão, e também o 33º carro mais caro já leiloado.

 

Ferrari 250 GT SWB California Spider 1963

Vendida por US$ 17.875.000

E sem surpresa alguma, uma Ferrari 250 GT também no topo da lista. Esta, uma 250 GT SWB California Spider como a segunda colocada, porém produzida em 1963, foi arrematada por US$ 17.875.000, o que fez dela a sexta 250 GT SWB California Spider mais cara já vendida — a primeira abaixo dos US$ 18.000.000.

O valor se justifica por ser um modelo matching numbers — ou seja: carroceria, chassi, motor e câmbio são os mesmos de 1963, quando ela saiu da fábrica — e ela também foi a última de todas as 55 California Spider construídas, além de ter todo o histórico registrado desde zero, certificação da Ferrari Classiche e histórico relatado pelo especialista Marcel Massini.


Esta matéria é uma amostra do nosso conteúdo diário exclusivo para assinantes, e foi publicada sem restrições de acesso a caráter de degustação.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos produzindo, tanto aqui no site quanto no YouTube, nas redes sociais e podcasts. Escolha seu plano abaixo e torne-se um assinante! Além das matérias exclusivas, você também ganha um convite para o grupo secreto (exclusivo do plano FlatOuter), onde poderá interagir diretamente com a equipe, ganha descontos com empresas parceiras (de lojas como a Interlakes a serviços de detailing e pastilhas TecPads), e ainda receberá convites exclusivos aos eventos para FlatOuters.

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.