estamos vivendo em um momento de nostalgia noventista muito do que estamos ouvindo assistindo vestindo e consumindo e visivelmente influenciado pela decada de 1990 e isto inclui o que estamos dirigindo nao estamos falando apenas da volta de caras como o toyota supra e o honda nsx ja vamos falar deles claro mas sim que o culto aos carros da decada de 90 anda bem mais forte por estes tempos isto significa tambem que muitos deles estao ficando mais caros e em breve se tornarao objetos de coleçao pensando nisto decidimos começar nossa serie sobre os carros mais iconicos de cada decada pelos anos 1990 perguntamos aos leitores quais seriam suas escolhas ha alguns dias e agora temos a primeira parte da lista com as respostas utilizamos um criterio duplo alem de selecionar os carros que estao pegando preço e se tornando colecionaveis tambem incluimos carros iconicos que marcaram os anos 1990 no brasil e no mundo golf gti mk3 foto ed cunha ph sugerido por the power guido o primeiro nome da lista foi objeto de debate aqui nos bastidores do flatout incluimos ou nao era a pergunta por um lado ele foi um dos primeiros importados da vw com a reabertura do mercado em 1990 por outro nao era exatamente apimentado trazendo o mesmo 2 0 8v empregado no golf glx de 114 cv levava 10 4 segundos para chegar aos 100 km/h com maxima de 196 km/h segundo a vw nao foi ate a decada de 2000 com o golf gti mk4 e seu motor 1 8 turbo que o brasileiro pode finalmente entender o que deveria ser um golf gti claro havia o gti vr6 com motor de seis cilindros 2 8 litros e 174 cv ele tinha desempenho superior mas e bem mais raro e dificil de encontrar foto joe veedub o caso e que mesmo nao sendo exatamente o que se espera de um gti hoje em dia o golf gti de terceira geraçao marcou a decada de 1990 pelo simples fato de ser importado hoje em dia e cultuado por qualquer fa de volkswagen no brasil e pela alta procura anda subindo de preço razoavelmente nos ultimos tempos merece um lugar na lista mazda mx 5 miata foto nicolas garcia sugerido por yuri franzoni este e um icone la fora e aqui nos eua e na europa a primeira geraçao do mazda mx 5 e indiscutivelmente um dos esportivos mais fantasticos ja feitos leve potente na medida certa bem acertado com cambio manual e traçao traseira dois lugares conversivel divertido barato e facil de manter a receita e tao boa que a mazda a repete ate hoje o atual miata em sua quarta geraçao tem praticamente o mesmo tamanho e peso que o primeiro de 1989 isto sem falar que quase todo mundo aqui ja pilotou um destes em gran turismo verdadeiro celeiro de icones noventistas foto hopetorture ah e ele foi vendido brevemente no brasil a partir de 1990 equipado com um motor de 1 6 litro e 116 cv hoje em dia boa sorte ao procurar um exemplar custando menos de r$ 50 mil chevrolet calibra sugerido por marcos pastori la fora o opel calibra foi um cupe derivado do vectra de segunda geraçao vendido entre 1989 e 1997 tinha design belissimo e versoes com turbo e traçao integral mas nao e um carro exatamente memoravel so que a gente esta falando da europa no brasil o calibra e um verdadeiro icone e nao apenas por causa do visual esguio e do motor c20xe uma versao mais apimentada do famoso familia ii com comando duplo no cabeçote este fundido pela cosworth injeçao multiponto sequencial e uma serie de modificaçoes que elevavam sua potencia para 150 cv sem induçao forçada ele ia de 0 a 100 km/h em era uma prova incontestavel de que antes de 1990 estavamos bem atrasados no mercado automotivo foto fabio copetti de queiroz ate pouco tempo atras era possivel comprar um bom calibra por cerca de r$ 15 mil hoje pode incluir pelo menos mais r$ 10 mil a conta porsche 911 993 sugerido por franco a geraçao 993 do porsche 911 nasceu em 1993 talvez o mundo ainda nao soubesse mas aquela seria a ultima geraçao do porsche 911 com o motor boxer de seis cilindros arrefecido a ar a chegada do modelo seguinte em 1998 marcou o fim de 35 anos de historia de inicio o porsche 911 996 foi rejeitado pelos fas mais radicais [youtube id= x14rkpg0qvc width= 620 height= 350 ] quando o porsche 993 completou 20 anos seus valores começaram a subir a patamares absurdos cara no dia 7 de setembro alguem pagou us$ 2 4 milhoes por um 993 gt2 em um leilao da rm sotheby s sao quase r$ 8 milhoes cara isto nao tem a ver apenas com a idade mas tambem com a escassez cada vez maior de exemplares originais e bem conservados leiloes de versoes muito especiais como o insano 911 gt2 evo tambem contribuem para que os exemplares comuns fiquem acumulem valor e fica impossivel nao lembrar que os 993 sao os exemplares favoritos de akira nakai da rauh welt para realizar seus projetos o que certamente aumenta a percepçao do valor que estes carros tem hoje em dia bmw serie 3 e36 foto aleš87 sugerido por rafael henrique p ja faz algum tempo que o bmw serie 3 e36 deixou de ser exatamente acessivel a nao ser que voce esteja ciente de que vai ter trabalho e gastar dinheiro para tornar o carro minimamente confiavel se quiser um exemplar para nao ter dor de cabeça voce vai precisar garimpar bastante antes de tacar o f*da se se conforma e pagar um pouco mais pela garantia de uma boa procedencia e isto ai falta um cisco para o e36 se tornar colecionavel desconsideradas claro as versoes raras e esportivas foto tbtstt alem disso a verdade e que a geraçao e36 do serie 3 foi um marco no mercado automotivo brasileiro o modelo medio de linhas elegantes traçao traseira e mecanica robusta ainda que de manutençao dispendiosa elevou o padrao dos carros de luxo ainda que nao o fosse no brasil e conquistou aqueles que ja nao se convenciam comprojetos da decada de 1960 tanto que este e o bmw mais facil de se encontrar a venda entre os usados ferrari f355 foto renato viani sugerido por nos mesmos ora essa nao ha ferrari mais noventista do que esta honestamente claro ha a f50 mas ela esta um degrau acima vamos falar dela depois a f355 marcou o inicio da ferrari moderna com sua estetica mais limpa e sensual era so uma das melhorias em relaçao a 348 que ja nasceu antiquada e era muito criticada em seu tempo foto denniske produzida por seis anos entre 1994 e 1999 a f355 teve mais de 11 mil unidades vendidas para o segmento um sucesso absoluto ela representou nao apenas uma evoluçao visivel no design mas tambem nos aspectos tecnicos o motor era um v8 de 3 5 litros com cinco valvulas por cilindro dai o nome f355 capaz de produzir 375 cv e levar o supercarro ate os 100 km/h em 4 7 segundos com maxima de 295 km/h a transmissao podia ser manual de seis marchas com grelha que certamente devia ser incrivel mas a partir de 1997 a f355 passou a oferecer uma caixa sequencial eletro hidraulica tornando se a primeira ferrari com borboletas para trocas manuais atras do volante por fim ela tambem marcou o inicio de uma nova era em termos de construçao e acabamento deixando um pouco de lado a fabricaçao artesanal e passou a ser mais meticulosa neste processo [youtube id= 5sax9xnegdg width= 620 height= 350 ] ah e tem o ronco que ronco amigos
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.