muita gente protestou por nao ver os injustiçados nacionais no nosso top de ontem mas as sugestoes foram tantas e tao boas que os nacionais mereciam um espaço so deles antes nao fosse assim ca entre nos e os modelos e o mercado brasileiro sempre tivessem sido justos e corretos com os bons carros que foram fabricados aqui mas a vida nao e justa e o brasil muito menos tanto que a seleçao foi dificil pacas nao fique bravo se a sua nao apareceu por aqui da enorme lista de grandes sacanagens testemunhadas por nosso mercado essas sao as mais representativas ibap democrata foto parachoquescromados essa sem duvida foi a maior de todas quando fiz a pergunta por que nao temos uma fabricante brasileira no finado jalopnik brasil ficou claro que a melhor chance que tinhamos para que isso acontecesse foi com o empresario nelson fernandes em 1962 ele sonhou em montar uma fabrica brasileira de automoveis para isso bolou um sistema de financiamento por açoes com 400 mil cotas e se cercou de gente competente para tocar o projeto em outubro de 1963 criou a ibap industria brasileira de automoveis presidente o carro que inicialmente seria um veiculo barato acabou se tornando um modelo de luxo mais lucrativo para ajudar as operaçoes a deslanchar no final de 1964 ele apresentava o democrata com carroceria de fibra de vidro ele teve duas geraçoes a primeira de quatro portas foi apresentada ate ao presidente brasileiro da epoca humberto de alencar castello branco mas era tao parecida com o chevrolet corvair outro injustiçado que em 1967 saiu a segunda fornada do carro tinha 4 68 m de comprimento 1 72 m de largura e 1 39 m de altura baixo bem esportivo e com apenas duas portas varias carrocerias foram construidas e exibidas pelo brasil para mostrar a durabilidade do modelo os demonstradores davam marretadas nelas para mostrar que eram quase inquebraveis os motores foram projetados na italia e seriam fabricados aqui a nao ser a primeira leva de 500 unidades em vez do boxer do corvair ele era um v6 tambem com bloco de aluminio o angulo entre os cilindros era de 60º e ele deslocava 2 498 cm³ rendia 120 cv a 6 000 rpm pelo metodo cuna commissione tecnica di unificazione dell automobile italiana uma regra de mediçao parecida com a da sae ou seja so o motor sem acessorios em bancada a diferença e a temperatura de mediçao 15ºc em vez de 20ºc e o ajuste de carburaçao ou injeçao e de ponto que devem ser os mesmos do carro de serie na sae podem ser os otimos com motor traseiro e traçao traseira suspensao independente nas quatro rodas e 1 150 kg ele chegava a maxima de 170 km/h pelo que consta nenhum concorrente da epoca chegava perto disso o porta malas ficava na dianteira os problemas haviam começado ja em 1964 parte da imprensa fazia campanha contra o carro chamando o de vento o vaporware da epoca jose roberto nasser em seu livro democrata o carro certo no tempo errado conta como as montadoras e fabricantes instaladas por aqui na epoca sabotaram o veiculo ameaçando grandes grupos de comunicaçao de cortar a verba da publicidade caso fossem favoraveis ao democrata ou mesmo se dessem espaço a ele em 1965 foi convocada uma cpi para investigar a ibap seus diretores foram processados os primeiros 500 motores do carro foram apreendidos como contrabando e posteriormente vendidos como sucata o banco central por fim impediu a venda de açoes o que inviabilizou o negocio encerrado em 1968 como na historia de preston tucker e de john de lorean nada foi provado contra o empresario brasileiro ainda hoje ha pessoas que consideram a ibap um grande golpe mas todas as evidencias vao em sentido contrario fernandes havia construido um clube e um hospital com açoes depois da ibap criou um cemiterio vertical se fosse golpista tinha enfiado a viola no saco e partido para algum paraiso tropical para curtir o dinheiro ele e seus socios acionistas foram seriamente injustiçados [youtube id= dcepyjv1uiy width= 620 height= 350 ] com eles o democrata que logico nao sobreviveu na ditadura mas acima de tudo o brasil que perdeu a chance de ter uma fabricante nativa de carros quando isso ainda era possivel quem quiser comprar o livro com a historia toda pode procurar no e mail edita@rnasser com br ele custa desde 2006 os mesmos r$ 40 um milagre de honestidade e de resistencia a inflaçao que se pode creditar a sao roberto nasser mais os custos de envio evidentemente pra quem gosta de historia e reclama da falta de memoria do brasil e indispensavel volkswagen gol e parati 1 0 16v turbo aqui o injustiçado nao e apenas um carro mas um motor maltratado pelo publico nos dois modelos em que serviu a parati e o gol o pessoal da engenharia da volks teve o maior carinho com o motor deixou os alemaes todos impressionados ele tinha valvulas de escape preenchidas com sodio para refrigerar melhor rendia 112 cv a 5 500 rpm e tinha torque maximo de 15 8 mkgf a partir de 2 000 rpm mas depois que o modelo ganhou as ruas em 2000 os engenheiros assistiram decepcionados a um monte de gente querendo usar os carrinhos como se fossem verdadeiros esportivos sem a devida manutençao deu no que deu a primeira tentativa de downsizing brasileira motivada pela legislaçao restritiva do pais que deixava o ipi dos 1 0 absurdamente mais baixo que o de modelos 1 6 ou 2 0 foi um fiasco no começo o gol e a parati com esses motores atrairam atençao mas seu uso abusivo começou a dar tanto problema que o motor so resistiu ate 2004 quando a parati deixou de ser oferecida mudanças na legislaçao do ipi tambem tornaram motores maiores mais interessantes e o investimento em downsizing deixou de fazer sentido o motor que poderia ser aplicado a outros veiculos saiu de cena culpa do governo da epoca negativo foi dos usuarios mesmo que nao conseguiram perceber que o carro apesar de turbo nao era esportivo teve gente ate considerando a dupla sucessora do gti veja so… fiat marea 1998 2007 o sucessor do tempra e modelo que finalmente poderia ter colocado a fiat como concorrente no segmento de modelos medios foi injustiçado nao so por conta do seu estilo com lanternas traseiras que eram detestadas pelos consumidores mas tambem por conta do que deveria ser seu ponto forte o motor de cinco cilindros oferecido em tres opçoes 2 0 20v 2 4 20v e 2 0 turbo 20v o fivetech tinha um dos roncos mais bonitos entre os motores a venda no pais no final dos anos 1990 mas logo ganhou fama de manutençao complicada para trocar a correia dentada por exemplo e preciso ter ferramentas especificas o que limitava a manutençao as oficias autorizadas e/ou especialistas no modelo — o que tambem encarecia o serviço o problema mesmo foi o intervalo de trocas de oleo recomendado pela fiat nos primeiros anos 10 000 km sob uso severo ou 20 000 km em condiçoes ideais com a lubrificaçao prejudicada por intervalos de troca inadequados foi apenas uma questao de tempo para que os motores começassem a ter problemas graves quando surgiu a opçao 1 8 com motor de quatro cilindros muita gente a preferiu em vez da 2 0 ou mesmo da 2 4 pela manutençao mais simples mas o marea desvalorizava com ele tanto quanto com o fivetech o estrago estava feito e o marea nunca se recuperou mesmo depois da reestilizaçao da traseira no modelo 2002 com lanternas iguais as do lancia lybra modelo com o qual ele dividia plataforma vw amarok a primeira picape media da volkswagen prometia causar uma revoluçao no mercado brasileiro usaria um pequeno motor 2 0 biturbo diesel de altissima tecnologia teria uma rodagem parecida com a de um carro de passeio e excelente capacidade de carga o que deu errado a famosa teimosia alema enquanto a picape era desenvolvida rumores davam conta de que ela seria lançada primeiro com cambio manual e quase toda a imprensa especializada avisou que a demanda era por modelos automaticos o agronegocio nao queria saber de um modelo apenas de trabalho queria veiculos luxuosos confiaveis e automaticos ou a volkswagen nao ouviu ou nao tinha como consertar o lançamento veio com cambio manual de seis marchas alem de nao ter reputaçao no segmento a amarok precisava ser abastecida com diesel s50 com baixo teor de enxofre as concorrentes nao tinha esse tipo de restriçao as vendas como a imprensa ja tinha cantado a bola foram fracas com a chegada da versao automatica a unica com oito marchas do segmento os problemas começaram a aparecer no motor relatos de quebra de correia dentada por entrada de poeira no guarda po da correia começaram a se espalhar alem de outros problemas menos importantes os planos para uma versao suv foram abortados hoje a picape vende muito pouco perto do que sua dinamica e projeto poderiam permitir dançou por erro de estrategia da marca renault megane o primeiro seda medio da renault fabricado no brasil foi tambem o ultimo pelo menos ate agora teve carreira curta de 2006 a 2010 em boa medida por causa do estilo controverso de sua traseira o hatch ainda mais esquisito nem foi fabricado por aqui mas era bom carro tanto que sua versao perua a grand tour continuou em linha ate 2012 tendo produçao interrompida para a chegada do duster equipado com motores 1 6 e 2 0 o megane oferecia bom espaço interno e um porta malas de respeito com 520 litros se o motor 1 6 com 115 cv a 5 750 rpm e 15 2 mkgf a 3 750 ja era suficiente o 2 0 de 138 cv a 5 500 rpm e 19 2 mkg a 3 750 rpm deslocava o seda de 1 320 kg com uma razoavel pitada de tempero seu rodar confortavel o bom acabamento e a otima oferta de itens de serie seriam motivos mais do que palpaveis e extremamente racionais para ele vender muito mais do que efetivamente conseguiu inclusive porque seu preço era bastante competitivo foi o estilo o seu grande vilao alem e logico de um mercado que nao o acolheu como poderia vw fusca com teto solar outra injustiça que se pode creditar ao publico foi com o fusca com teto solar apelidado pela concorrencia de cornowagen tinha a abertura no teto para os chifres tomar um ventinho o modelo chegou em 1965 com a opçao de teto solar de chapa pintado na cor da carroceria com acionamento por manivela era coisa fina mas foi morto por provincianismo sorte do dono que aguentou as gozaçoes e nao caiu na tentaçao de soldar o teto como muitos chegaram a fazer um fusca com teto solar hoje em dia vale uma fortuna principalmente pela raridade mas infelizmente ate hoje e posto a venda como cornowagen quem gosta de carro faz um favor ao trata lo do modo como se deve fusca com teto solar e fim de papo fiesta zetec 1 4 16v o fiesta de quarta geraçao o tristonho foi o primeiro fabricado no brasil alem das versoes 1 0 e 1 3 ele tinha uma que nao vendeu muito mas que fez as alegrias daqueles que gostam de fazer lenha o zetec 1 4 16v [youtube id= lrdfo3a7vf0 width= 620 height= 350 ] equipado com um motor de 89 cv a 5 600 rpm e 12 5 mkgf a 4 500 rpm ele tinha no bom acerto de suspensao seu ponto alto na reta podia ser ate que ele nao fizesse muito estrago mas nas curvas a carroceria baixa e os balanços curtos e a suspensao bem acertada ajudavam o fiesta a se manter estavel quando o asfalto dobra e por que nao vendeu como deveria sendo um carrinho tao legal um verdadeiro precursor do ka xr porque era tristonho e como a mulher feinha que e boa de cama o eventual namorado da moça vai agradecer a deus por ter encontrado a criatura mas para virar namorado vai ter de ter coragem de convida la pra sair fiat 147 o primeiro carro brasileiro com motor transversal pagou o preço do pioneirismo nenhum carro de sua epoca tinha um cofre de motor tao apertado nao foi a toa que os mecanicos da epoca o xingaram tanto sem saber que o carrinho seria o padrao dali em diante [youtube id= 3jpdfsfe9ki width= 620 height= 350 ] mas o 147 nao se viu em maus lençois apenas por ter motor transversal seu cambio de engates dificeis e imprecisos tambem rendeu muito xingamento por ai justificadamente mas duvidamos de que se tivesse um cambio extraordinario ele teria escapado as criticas [youtube id= lgbhkdof1og width= 620 height= 350 ] nao adiantava ser absurdamente economico nem ter um espaço interno que muito carro maior nao oferecia o 147 acabou conhecido como uma bomba mecanica e nao era foi bode de mecanicos acostumados a mexer em opala e corcel ii com aqueles cofres enormes e seus motores de facil acesso gurgel supermini o sucessor do br800 tinha tudo para emplacar estilo mais harmonioso um motor que ja tinha caido no gosto do publico por ser economico e confiavel e aquela torcida para que o brasil finalmente tivesse uma fabricante nacional mas o governo deu um tombo daqueles nos planos de joao amaral gurgel primeiro foi a lei do carro popular com o br800 a gurgel atuava em um nicho sem concorrentes a reduçao de impostos para modelos 1 0 que beneficiaria principalmente a fiat com o uno mille colocou um monte de cachorro grande pra brigar com o fox paulistinha o supermini chegou em 1992 mas serviria so para segurar as pontas ate a empresa ter um modelo que pudesse voltar a coloca la em vantagem o delta [youtube id= dccmvn6tg_w width= 620 height= 350 ] os governos do ceara com ciro gomes e de sao paulo com luiz antonio fleury filho havia prometido apoio aos planos de gurgel que faria uma fabrica em fortaleza ali ele fabricaria ate o cambio do carrinho com ferramental importado da fabricaçao do citroen 2cv pois o ferramental ficou preso na alfandega e os governos do ceara e de sao paulo deram para tras nas promessas de ajuda com atrasos de produçao e emprestimos por vencer a empresa teve problemas de fluxo de caixa e acabou pedindo concordata em 1993 em 1994 numa ultima tentativa de salvar a lavoura gurgel pediu ajuda ao governo federal por um financiamento de us$ 20 milhoes ele nao veio e a falencia foi decretada em 1994 a historia toda foi contada no otimo documentario sonhos enferrujam produzido pelo pessoal da eca/usp em 2004 [youtube id= ibca8ap7ihy width= 620 height= 350 ] a injustiça e que o supermini talvez fosse o melhor gurgel ja fabricado o modelo que finalmente unia estilo e mecanica independente para fazer a empresa crescer foi muito azar nao ter dado certo justo na vez dele ou talvez nao tenha sido exatamente azar vw 1600 o ze do caixao a propaganda de lançamento do vw 1600 mostra bem por que ele deveria ter sido um sucesso de vendas freios a disco na dianteira motor mais forte para atingir incriveis 135 km/h luzes de re painel tipo jacaranda e… quatro portas ainda que o estilo possa ser o grande responsavel por seu fracasso nao se pode tirar das portas alguma responsabilidade o estilo foi o maior culpado sem duvida ou o carro nao teria sido apelidado de ze do caixao e nao por alguma afinidade especial com jose mojica marins mas sim por ser quadrado ao extremo tanto que ele tambem era chamado de saboneteira [youtube id= yys5jdsmkck width= 620 height= 350 ] as quatro portas por sua vez estavam em pleno desuso ninguem queria e nao quis ate a decada de 1990 um daqueles modismos idiotas e dificeis de entender mas que dificultavam a revenda absurdamente em uma epoca em que os carros eram ainda mais caros do que sao hoje representando uma fatia mais gorda do orçamento foi o suficiente para mata lo rapidinho nascido em 1968 o ze do caixao da vw baixou a cova em 1971 mercedes benz classe a mas ele ja nao estava na lista anterior dos mundialmente injustiçados sim mas ele tambem sofreu bastante por aqui em boa medida por erro de calculo da propria mercedes benz e sem o agravante do teste do alce que nao chegou ao conhecimento do grande publico no lançamento do carro no brasil a marca realizou um dos test drives mais legais de que se tem noticia rodamos cerca de 500 km de sao paulo a teresopolis/rj onde aconteceu a entrevista coletiva e de teresopolis a juiz de fora/mg onde o modelo era fabricado no dia seguinte houve troca de motoristas para que pudessemos avaliar as duas versoes a a160 e a a190 alias onde a mercedes benz havia levantado uma fabrica so para ele com equipamentos de ponta a previsao era vender cerca de 50 mil carros por ano e exportar o restante a fabrica tinha capacidade para 70 mil unidades durante a entrevista coletiva roberto bogus entao diretor comercial da mercedes benz foi questionado sobre o preço e o tamanho do classe a em outras palavras se nao havia o risco de o consumidor preferir pegar um chevrolet vectra em vez do mercedinho ja que os preços eram equivalentes sua resposta ficaria registrada brasileiro nao compra carro por metro o azar de bogus e da mercedes e que os consumidores preferiram o vectra o classe a vendeu de 1999 a 2005 ano em que sua produçao foi encerrada no brasil 63 402 carros era um pouco mais do que a marca pretendia vender em um ano o que da a dimensao do tamanho do prejuizo era um carro indiscutivelmente bom e o mais moderno a venda no pais mas custava caro tinha manutençao cara e era pequeno
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