A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Top

Os carros mais legais para comprar gastando até R$ 10 mil

A grana está curta, mas está lá. Sua missão: comprar um carro. Pedimos a ajuda dos nossos leitores e fizemos esta lista com dez sugestões de carros para comprar gastando até R$ 10 mil!

Pode parecer inacreditável, mas o leque de opções de carros bacanas nesta faixa de preço é bem vasto. Nossos leitores sugeriram de tudo, entre opções bem racionais e verdadeiros tiros no escuro. Tentamos equilibrar as coisas, escolhendo os carros mais votados e comentados. Agora, fique com o resultado!

Volkswagen Apollo

carros-10mil (2)

Um dos primeiros frutos da joint-venture Autolatina, formada por Ford e Volkswagen, foi o Escort com motor AP 1800. Apresentado em 1990, o Apollo levou as coisas um pouco mais longe, sendo uma versão Volkswagen do Verona, o sedã de duas portas derivado do Escort. Com emblemas VW, painel exclusivo e caráter mais esportivo (e, dizem, suspensão mais firme), o Apollo pode ser esquecido pelo grande público, para a alegria de seus admiradores, que podem comprar um exemplar em excelentes condições por menos de R$ 10 mil. Só é preciso procurar bem.

Ford Escort (1997-2003)

carros-10mil (9)

A última geração do Escort a ser vendida no Brasil é um dos carros mais completos e modernos que se pode comprar por menos de R$ 10 mil (embora os exemplares impecáveis cheguem a custar R$ 12 mil). Recomendamos procurar um GLX, com motor Zetec 1.8 16v de 115 cv, trio elétrico, ar-condicionado, direção hidráulica e, com sorte, airbags. Vem nas versões hatch de duas ou quatro portas e perua. Há também o Escort RS, um GLX com aparência esportiva e oferecido apenas com duas portas. Se quer algo mais econômico e barato de manter, uma boa pedida é o Escort GL com motor RoCam 1.6 8v de 95 cv.

Peugeot 106 (a partir de 1998)

 

carros-10mil (4)

O pequeno Peugeot 106 foi oferecido no Brasil por um breve período no início da década de 90, mas é quase impossível encontrar um exemplar à venda. A partir de 1998 o modelo reestilizado passou a ser importado, trazendo como única opção de motor um 1.0 de 50 cv. Raramente custando mais de R$ 9 mil, o 106 não é um exemplo de desempenho, porém é econômico e pode ser uma boa base para modificações e até trocas de motor (levando em consideração os gastos deste tipo de modificação). Com sorte, você encontrará um 106 Quiksilver, com airbag, forração em tecido exclusivo e bodykit idêntico ao do 106 GTI europeu.

Subaru Vivio

carros-10mil (5)

Quem disse que não existem kei cars no Brasil? O Subaru Vivio pode não ter os mesmos benefícios que os kei japoneses, mas um carro tão pequeno e leve — o Vivio vendido aqui não chega a 700 kg! — só pode significar uma coisa: diversão, mesmo que o motor seja um pequeno 660 cm³ de 44 cv. Não é o tipo de carro que se compra por peso, contudo — um bom exemplar não sai por menos de R$ 8 mil —, e a manutenção não é das mais baratas. Com coragem, você até pode usar um destes no dia-a-dia, mas para nós, seria um carro de pista com peso (ainda mais) aliviado e, quem sabe, turbinado…

Fiat 147

carros-10mil (6)

Para quem gosta de compactos italianos antigos, o Fiat 147 é um carro acessível, de mecânica simples e concepção perfeita para um carro de tração dianteira no que diz respeito à dinâmica: damanho diminuto, motor transversal e rodas nas extremidades. Além de tudo, é versátil — pode um bom primeiro antigo, um daily driver estiloso ou um projeto para track days.

Chevrolet Vectra A

carros-10mil (11)

Chegamos a pensar em colocar o Monza na lista, mas ele já está se tornando um colecionável. Além disso, o Vectra A representou uma grande evolução em desenho, estrutura e acabamento. Embora a maioria de seus componentes fosse importada, o motor era o mesmo 2.0 8v de 116 cv do Monza. Por dentro, capricho e bons equipamentos mesmo na versão de entrada GLS, que já vinha com ar-condicionado e direção assistida. Acima dele, O CD tinha até imitação de madeira no painel e nos revestimentos de porta. Com R$ 10 mil reais você consegue um Vectra muito bem conservado.

Volkswagen Fusca

carros-10mil (7)

O Fusca é um carro peculiar na hora da compra: não existe um preço médio, e você pode encontrar um exemplar impecável pelo mesmo preço de um carro “mais ou menos”. Dá para arriscar e dizer que, com cerca de R$ 7 mil, você consegue comprar um Fusca relativamente íntegro, com boa mecânica e aparência original. Além disso, dizem que ter um Fusca é como ter uma pequena escola de mecânica sobre rodas.

Volkswagen Golf Mk3

carros-10mil (10)

Se você conseguir encontrar um bom Golf de terceira geração por menos de R$ 10 mil, pense bem antes de desperdiçar a oportunidade. O Golf sempre foi famoso por seu bom acabamento, dinâmica acertada e confiabilidade. Com a terceira geração, disponível no Brasil entre 1993 e 1999, não é diferente e, se tiver sorte e paciência (deu para notar que estas duas coisas são essenciais na compra de um carro de até R$ 10 mil, não é?), você pode encontrar um GTI em bom estado.

Fiat Tempra

carros-10mil (8)

Quando foi lançado no Brasil, em 1991, com motor 2.0 carburado de 99 cv, o Tempra quase que instantaneamente tornou a concorrência, formada por Chevrolet Monza e Volkswagen Santana, obsoleta. Infelizmente, problemas de projeto e confiabilidade deram má fama ao primeiro sedã médio da Fiat no Brasil, desvalorizando o carro e fazendo com que, hoje, ele seja um carro barato, embora quase nunca bem conservado. Contudo, se encontrar um bom Tempra — certamente por menos de R$ 10 mil — você terá um carro espaçoso, de ótimo coeficiente aerodinâmico (apenas 0,28, segundo a fábrica) e, dependendo da versão, ótimo desempenho. Só não espere encontrar um Tempra Turbo em estado aceitável por este valor.

Chevrolet Astra

carros-10mil (3)

O Astra a que nos referimos é o modelo importado da Bélgica em 1995 e 1996. Embora o carro viesse da Europa, o motor era fabricado no Brasil — o conhecidíssimo Família II de dois litros e 116 cv que equipou vários Chevrolet no Brasil. Com boa oferta de equipamentos  — vidros elétricos, direção hidráulica, ar-condicionado  e airbag opcional (que trazia, como bônus, um volante com emblema Opel) — e versões hatch e perua, o “Astra belga”, como ficou conhecido, oferece desempenho, estabilidade e conforto por algo entre R$ 8 mil e R$ 10 mil. Não é muito comum encontrar um exemplar bem conservado e as peças de acabamento são bem difíceis de encontrar mas, tomados os devidos cuidados, pode ser um excelente daily driver.

Matérias relacionadas

Toyota Corolla: as versões mais entusiastas que não tivemos por aqui

Dalmo Hernandes

Os melhores comerciais de carro já feitos no Brasil e no mundo

Dalmo Hernandes

Os dez patrocinadores que gostaríamos de ver de novo na Fórmula 1

Dalmo Hernandes