FlatOut!
Image default
Top

Os carros mais legais para comprar gastando até R$ 10 mil


A grana está curta, mas está lá. Sua missão: comprar um carro. Pedimos a ajuda dos nossos leitores e fizemos esta lista com dez sugestões de carros para comprar gastando até R$ 10 mil!

Pode parecer inacreditável, mas o leque de opções de carros bacanas nesta faixa de preço é bem vasto. Nossos leitores sugeriram de tudo, entre opções bem racionais e verdadeiros tiros no escuro. Tentamos equilibrar as coisas, escolhendo os carros mais votados e comentados. Agora, fique com o resultado!

Volkswagen Apollo

carros-10mil (2)

Um dos primeiros frutos da joint-venture Autolatina, formada por Ford e Volkswagen, foi o Escort com motor AP 1800. Apresentado em 1990, o Apollo levou as coisas um pouco mais longe, sendo uma versão Volkswagen do Verona, o sedã de duas portas derivado do Escort. Com emblemas VW, painel exclusivo e caráter mais esportivo (e, dizem, suspensão mais firme), o Apollo pode ser esquecido pelo grande público, para a alegria de seus admiradores, que podem comprar um exemplar em excelentes condições por menos de R$ 10 mil. Só é preciso procurar bem.

Ford Escort (1997-2003)

carros-10mil (9)

A última geração do Escort a ser vendida no Brasil é um dos carros mais completos e modernos que se pode comprar por menos de R$ 10 mil (embora os exemplares impecáveis cheguem a custar R$ 12 mil). Recomendamos procurar um GLX, com motor Zetec 1.8 16v de 115 cv, trio elétrico, ar-condicionado, direção hidráulica e, com sorte, airbags. Vem nas versões hatch de duas ou quatro portas e perua. Há também o Escort RS, um GLX com aparência esportiva e oferecido apenas com duas portas. Se quer algo mais econômico e barato de manter, uma boa pedida é o Escort GL com motor RoCam 1.6 8v de 95 cv.

Peugeot 106 (a partir de 1998)

carros-10mil (4)

O pequeno Peugeot 106 foi oferecido no Brasil por um breve período no início da década de 90, mas é quase impossível encontrar um exemplar à venda. A partir de 1998 o modelo reestilizado passou a ser importado, trazendo como única opção de motor um 1.0 de 50 cv. Raramente custando mais de R$ 9 mil, o 106 não é um exemplo de desempenho, porém é econômico e pode ser uma boa base para modificações e até trocas de motor (levando em consideração os gastos deste tipo de modificação). Com sorte, você encontrará um 106 Quiksilver, com airbag, forração em tecido exclusivo e bodykit idêntico ao do 106 GTI europeu.

Subaru Vivio

carros-10mil (5)

Quem disse que não existem kei cars no Brasil? O Subaru Vivio pode não ter os mesmos benefícios que os kei japoneses, mas um carro tão pequeno e leve — o Vivio vendido aqui não chega a 700 kg! — só pode significar uma coisa: diversão, mesmo que o motor seja um pequeno 660 cm³ de 44 cv. Não é o tipo de carro que se compra por peso, contudo — um bom exemplar não sai por menos de R$ 8 mil —, e a manutenção não é das mais baratas. Com coragem, você até pode usar um destes no dia-a-dia, mas para nós, seria um carro de pista com peso (ainda mais) aliviado e, quem sabe, turbinado…

Fiat 147

carros-10mil (6)

Para quem gosta de compactos italianos antigos, o Fiat 147 é um carro acessível, de mecânica simples e concepção perfeita para um carro de tração dianteira no que diz respeito à dinâmica: damanho diminuto, motor transversal e rodas nas extremidades. Além de tudo, é versátil — pode um bom primeiro antigo, um daily driver estiloso ou um projeto para track days.

Chevrolet Vectra A

carros-10mil (11)

Chegamos a pensar em colocar o Monza na lista, mas ele já está se tornando um colecionável. Além disso, o Vectra A representou uma grande evolução em desenho, estrutura e acabamento. Embora a maioria de seus componentes fosse importada, o motor era o mesmo 2.0 8v de 116 cv do Monza. Por dentro, capricho e bons equipamentos mesmo na versão de entrada GLS, que já vinha com ar-condicionado e direção assistida. Acima dele, O CD tinha até imitação de madeira no painel e nos revestimentos de porta. Com R$ 10 mil reais você consegue um Vectra muito bem conservado.

Volkswagen Fusca

carros-10mil (7)

O Fusca é um carro peculiar na hora da compra: não existe um preço médio, e você pode encontrar um exemplar impecável pelo mesmo preço de um carro “mais ou menos”. Dá para arriscar e dizer que, com cerca de R$ 7 mil, você consegue comprar um Fusca relativamente íntegro, com boa mecânica e aparência original. Além disso, dizem que ter um Fusca é como ter uma pequena escola de mecânica sobre rodas.

Volkswagen Golf Mk3

carros-10mil (10)

Se você conseguir encontrar um bom Golf de terceira geração por menos de R$ 10 mil, pense bem antes de desperdiçar a oportunidade. O Golf sempre foi famoso por seu bom acabamento, dinâmica acertada e confiabilidade. Com a terceira geração, disponível no Brasil entre 1993 e 1999, não é diferente e, se tiver sorte e paciência (deu para notar que estas duas coisas são essenciais na compra de um carro de até R$ 10 mil, não é?), você pode encontrar um GTI em bom estado.

Fiat Tempra

carros-10mil (8)

Quando foi lançado no Brasil, em 1991, com motor 2.0 carburado de 99 cv, o Tempra quase que instantaneamente tornou a concorrência, formada por Chevrolet Monza e Volkswagen Santana, obsoleta. Infelizmente, problemas de projeto e confiabilidade deram má fama ao primeiro sedã médio da Fiat no Brasil, desvalorizando o carro e fazendo com que, hoje, ele seja um carro barato, embora quase nunca bem conservado. Contudo, se encontrar um bom Tempra — certamente por menos de R$ 10 mil — você terá um carro espaçoso, de ótimo coeficiente aerodinâmico (apenas 0,28, segundo a fábrica) e, dependendo da versão, ótimo desempenho. Só não espere encontrar um Tempra Turbo em estado aceitável por este valor.

Chevrolet Astra

carros-10mil (3)

O Astra a que nos referimos é o modelo importado da Bélgica em 1995 e 1996. Embora o carro viesse da Europa, o motor era fabricado no Brasil — o conhecidíssimo Família II de dois litros e 116 cv que equipou vários Chevrolet no Brasil. Com boa oferta de equipamentos  — vidros elétricos, direção hidráulica, ar-condicionado  e airbag opcional (que trazia, como bônus, um volante com emblema Opel) — e versões hatch e perua, o “Astra belga”, como ficou conhecido, oferece desempenho, estabilidade e conforto por algo entre R$ 8 mil e R$ 10 mil. Não é muito comum encontrar um exemplar bem conservado e as peças de acabamento são bem difíceis de encontrar mas, tomados os devidos cuidados, pode ser um excelente daily driver.

ESTA Chevy GMC 500 2.0 16V Turbo
PODE SER SUA!

Clique aqui e veja como