chegamos a mais uma parte da nossa serie com os carros mais bacanas que um entusiasta pode comprar em varias faixas de preço depois de começar humildes estabelecendo um teto de r$ 15 mil chegou a hora de brincar um pouco mais serio e perguntar que carro voce compraria gastando entre r$ 15 mil e r$ 20 mil nossa sugestao foi o ford focus de primeira geraçao que ilustra muito bem como com esta grana da para comprar algo mais moderno potente e condizente com o que temos nas ruas hoje mas e claro que as sugestoes de voces tambem foram otimas ah um detalhe alguns carros sugeridos ate podem ser encontrados dentro do nosso limite mas sao poucos exemplares sao bons carros sem duvida — nao vamos citar seus nomes mas e claro que eles entrarao na proxima lista chevrolet astra a segunda geraçao do chevrolet astra começou a ser vendida no brasil em setembro de 1998 — e diferente do modelo anterior conhecido como belga era totalmente nacional e convenhamos tinha um visual muito melhor acertado por toda a sua longa vida no brasil — ele deixou de ser fabricado em 2012 apos 15 anos ininterruptos — os motores 1 8 e dois litros da familia ii da gm no inicio havia as versoes gl com motor 1 8 de 110 cv e gls com motor 2 0 de 112 cv no entanto com nosso orçamento e possivel pegar algo mais novo e potente r$ 18 mil ja lhe compram um astra fabricado depois de 2002 ja reestilizado conhecido como locomotiva por causa dos ressalto na grade e no para choque e muito bem cuidado com um pouco de sorte voce pode topar com um exemplar dos ultimos anos com motor 2 0 de 140 cv e carroceria seda ou hatch — os de quatro portas sao mais comuns se quiser algo mais esportivo um astra gsi fabricado entre 2003 e 2005 tambem custa entre r$ 18 mil e r$ 20 mil apesar do motor 2 0 16v menos potente de 136 cv a decoraçao esportiva agrada se voce nao se incomodar com a mecanica antiga o chevrolet monza ja vinha com o motor familia ii injetado no fim da decada de 1980 o astra vai te agradar pelo design acabamento robustez e disposiçao para pegar a estrada alfa romeo 145 se voce quer algo mais exotico e nao tem medo de oficina o alfa romeo 145 pode ser uma bela pedida a partir de r$ 15 mil os carros projetados por chris bangle costumam dividir opinioes basta lembrar dos bmw serie 5 e serie 6 da geraçao passada mas o 145 e uma exceçao e um carro peculiar sim mas e raro encontrar um entusiasta que nao goste dele o alfa romeo começou a ser importado oficialmente pela fiat em 1995 alem da vocaçao naturalmente esportiva dos hatches italianos com interior bem projetado e ergonomico e bom acerto de suspensao o alfa 145 tem motores potentes — um 2 0 16v de 150 cv nas versoes elegant e na esportiva quadrifoglio que tambem trazia rodas de 15 polegadas pneus de perfil mais baixo escape com ponteiras de aluminio e detalhes em vermelho no interior ; ou 1 8 16v de 138 cv vendido a partir de 1998 ambos trazem duas velas por cilindro twin spark e desempenho satisfatorio ate para os padroes atuais a faixa de preço varia entre r$ 15 mil e r$ 20 mil — sendo que a quadrifoglio costuma ficar mais perto do nosso teto nao estamos falando de um dos alfa romeo mais complicados em termos de manutençao mas e importante encontrar um bom profissional e um bom canal de peças ah e os itens de acabamento nao sao dos mais baratos ou faceis de encontrar volkswagen polo 2 0 voce talvez nem lembre mas o polo saiu de linha em dezembro de 2014 depois de 12 anos no mercado ainda nao da para comprar um dos ultimos exemplares com r$ 20 mil eles ainda costumam custar quase o dobro mas esta grana — algo entre r$ 16 mil e r$ 20 mil — ja lhe garante um exemplar fabricado a partir de 2002 ja como modelo 2003 com motor 2 0 de 116 cv um detalhe interessante e que o polo fabricado ate 2003 tinha comando roletado mancais com rolamentos em vez de lisos que e mais resistente e oferece menos atrito quando em funcionamento otimizando a abertura das valvulas e melhorando o rendimento do motor a partir de 2004 o comando roletado foi substituido por um tradicional independentemente deste detalhe porem polo hatch 2 0 e um carro bastante agil e bem acertado e preciso no entanto ter cuidado com alguns componentes como o sistema de direçao eletro hidraulica que tem manutençao um tanto cara audi a3 1 8 turbo plataforma do vw golf mk4 acabamento caprichadissimo visual agradavel e preço bacana para um esportivo e o que voce leva ao comprar um audi a3 1 8 turbo que usa o mesmo motor do golf gti e custa entre r$ 18 mil e r$ 20 mil o hatch começou a ser produzido em 1996 e importado para o brasil em 1997 com motor 1 8 de aspiraçao natural e 125 cv ou turbinado com 150 cv a partir de 1999 com o inicio da produçao na fabrica de sao jose dos pinhais/pr o motor turbo passou a desenvolver 180 cv — e so podia ser acoplado a uma caixa manual de cinco marchas em 2002 passou a ser oferecido o cambio automatizado tiptronic conhecido por ser um tanto problematico nesta epoca tomando os devidos cuidados com exemplares baratos demais que costumam ser bem gastos nao foram poucos os que abusaram de sua potencia e negligenciaram a manutençao o audi a3 e uma bela pedida para quem quer um carro premium sem gastar muito na hora da compra — e claro nao descuida da manutençao alem disso itens de acabamento naturalmente custam um pouco mais caro do que os do golf por exemplo volkswagen parati quer uma perua de mecanica robusta visual acertado e manutençao barata entao nao esqueça da parati — especialmente da segunda geraçao fabricada entre 1996 e 2012 ela passou por duas reetilizaçoes 2000 e 2005 e compartilha de todas as qualidades do consagrado gol porem com mais espaço para a bagagem dentro do nosso limite de r$ 15 mil a r$ 20 mil e possivel comprar uma parati g4 com motor de 1 6 litro e 103 cv bastante conservada e relativamente pouco rodada entre 60 000 e 80 000 km custa em media r$ 18 000 infelizmente a rara parati gti 16v com motor de dois litros e 145 cv ainda nao esta dentro do nosso orçamento de faz de conta ainda chevrolet omega 3 0 e 4 1 nos ja citamos o chevrolet omega na lista anterior porem nas versoes com motor de quatro cilindros agora se voce quiser um absoluto de verdade pode apostar na versao cd equipada com dois motores de seis cilindros — o 3 0 de origem europeia com 165 cv e 23 4 mkgd de torque 1992 1995 ; e o 4 1 brasileiro 1995 que tem raizes no motor do opala mas foi bastante moderinzado com direito a injeçao multiponto sequencial para entregar 168 cv e 29 1 a diferença entre ambos os modelos e maior do que tres cavalos tanto a potencia quanto o torque maximo do motor 4 1 chegam mais cedo — 4 500 e 3 500 rpm respectivamente contra 5 800 e 4 200 rpm do motor 3 0 ambas as versoes contudo sao muito bem equipadas incluindo painel digital opcional e acabamento em madeira no interior existe ainda o omega diamond um gls com o motor 3 0 do omega cd uma observaçao importante o motor 3 0 tem manutençao mais complicada e cara com peças mais dificeis de encontrar mas e bastante procurado por entusiastas do omega mazda mx 3 v6 o mazda mx 3 e um cupe de traçao dianteira e quatro lugares 2+2 que teve cerca de 3 500 unidades importadas para o brasil entre 1992 e 1998 com tres opçoes de motor quatro cilindros de 1 6 litro com comando simples e 88 cv de 1992 a 1994 1 6 litro com comando duplo e 108 cv 1994 1998 e v6 de 1 8 litro com 130 cv todas as versoes podem ser encontradas mais ou menos na mesma faixa de preço e voce ate pode topar com algum exemplar custando menos de r$ 15 mil mas os melhores custam algo entre r$ 15 mil e r$ 20 mil a versao com motor v6 e a mais rara mas nao e impossivel de achar enquanto o quatro cilindros pertence a familia b de motores mazda tambem utilizado em modelos da ford nos eua o v6 com comando duplo nos cabeçotes e o chamado k8 que esta entre os menores v6 ja produzidos em serie ambos apesar da relativa dificuldade para encontrar peças existem canais para importaçao como oficinas especializadas sao bastante robustos itens de acabamento como farois lanternas e vidros tambem podem lhe causar um pouco de dor de cabeça caso precisem ser substituidos tudo isto dito o mx 3 tem otimo comportamento dinamico um visual bacana e custa relativamente pouco pela exclusividade que oferece uma dica que e sempre valida para veiculos de nicho e dar prioridade a carros que nao tenham sofrido modificaçoes e realizar uma inspeçao minuciosa na hora de fechar negocio toyota fielder a versao perua do corolla de nona geraçao segunda geraçao fabricada no brasil vendida entre 2004 e 2008 e uma das poucas versoes do corolla que alem de um carro competente tambem agradam aos entusiastas — afinal quem aqui nao quer uma perua confiavel acessivel razoavelmente potente o motor de 1 8 litro entrega 136 cv e ate que bonitona com as mesmas qualidades do corolla — mecanica robusta acabamento correto e boa oferta de equipamentos de serie — a fielder agrada pelo espaço extra na bagagem e pela boa dirigibilidade nada extremamente empolgante mas nem sempre a intençao e acelerar o preço varia entre r$ 18 mil e r$ 20 mil mas atençao nao e tao facil encontrar um exemplar com menos de 100 000 km rodados carros de marcas japonesas costumam ultrapassar esta quilometragem com saude muito boa mas se voce faz questao de um carro menos usado vai querer pesquisar com carinho fiat palio 1 8 r o fiat palio e um hatchback competente em praticamente todas as suas versoes — tanto que continua a venda ate hoje 20 anos depois do lançamento e so vai sair de linha com a chegada do mobi — mas uma das opçoes mais interessantes no nosso orçamento ficticio e a 1 8 r vendida entre 2005 e 2010 incluindo uma reestilizaçao em 2007 alem da decoraçao esportiva e da opçao pela carroceria de duas portas nos carros fabricados depois de 2007 o palio 1 8 r tem o mesmo motor de 1 8 litro usado no chevrolet corsa c segunda geraçao vendida no brasil de 115 cv e recebeu calibragem exclusiva nas molas e amortecedores privilegiando um pouco mais o comportamento dinamico em detrimento do conforto e um carro interessante de guiar e pode ficar ainda melhor com as rodas e pneus certos — sem perder a competencia como carro de uso diario o que pode assustar um pouco e o consumo do motor de 1 8 litro — gira em torno de 12 km/l em estrada quando abastecido com gasolina e 8 km/l quando usando alcool — mas o desempenho ate que empolga o 0 100 km/h e cumprido em menos de dez segundos nada mal para um esportivado o preço varia entre r$ 17 mil e r$ 20 mil
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