Todo entusiasta gosta de ouvir as opiniões de outros quando vai comprar um carro. Pensando nisso, para ajudar a qualquer um que tenha a grana na mão mas ainda não se decidiu, perguntamos aos leitores que carros eles comprariam com um orçamento de R$ 60-75 mil. A primeira parte da lista com as sugestões de vocês saiu há alguns dias. Agora, é a hora da segunda!
Volkswagen Golf
Não, ainda não é o GTI, mas já dá para se divertir: o Volkswagen Golf TSi tem um motor 1.4 turbo de 140 cv e acelera até os 100 km/h em e, dentre os hatchbacks sem pretensões esportivas, é um dos melhores em comportamento dinâmico. Recomendamos fortemente que você opte pelo câmbio manual de seis marchas, pois a caixa DSG de dupla embreagem e sete marchas é um tanto problemática.
Um exemplar 2014 com menos de 40 mil km no hodômetro custa entre R$ 65 mil e R$ 70 mil. Se você não se importar em pegar um carro um pouco mais rodado, existem carros com 80 mil km rodados custando a partir de R$ 60 mil.
BMW 320i
Se você o que você comprar um BMW moderno mas não quer um Série 1, saiba que com nosso orçamento de faz-de-conta já dá para comprar um 320i da geração E90. Esta versão do Série 3 vem equipada com um motor 2.0 de 156 cv, com comando duplo no cabeçote e injeção direta de combustível, acoplado a uma caixa automática de seis marchas. É o bastante para chegar aos 100 km/h em 9,8 segundos, com máxima de 218 km/h.
Um exemplar fabricado entre 2010 e 2012 com quilometragem relativamente baixa no hodômetro já custa, em média, R$ 65 mil.
Volkswagen Fusca
O carro que atualmente chamamos de Fusca não pode ser considerado a terceira geração do Besouro, e sim um sucessor espiritual. Dito isto, ele é inegavelmente uma evolução e tanto em relação a seu antecessor, o New Beetle — é um carro maior, mais agressivo e com apelo mais esportivo. E ele ainda tem o motor 2.0 turbo de 200 cv e a suspensão traseira multilink do Jetta, herdando suas boas características dinâmicas em um pacote de visual bem mais descolado.
O motor pode ser acoplado a uma caixa manual de seis marchas ou DSG de dupla embreagem, também com seis marchas. Em ambos os casos, o 0-100 km/h é cumprido em 7,5 segundos e a velocidade máxima é de 225 km/h. O preço de um Fusca 2012/2013 praticamente impecável é interessante: R$ 70 mil, em média.
Audi A3
Dentro de nosso orçamento fictício é possível comprar um Audi A3 Sportback da geração passada equipado com um motor 2.0 turbo de 200 cv (bem parecido com o do Fusca, diga-se) acoplado a uma caixa S-Tronic, de dupla embreagem e seis marchas. O jeito de perua e a plataforma compartilhada com o próprio Fusca e o Golf de sexta geração são alguns de seus atrativos — bem como a capacidade de chegar aos 100 km/h em 6,8 segundos com máxima próxima aos 240 km/h. O preço fica entre R$ 60 mil e R$ 65 mil.
Se o que você quer é algo mais moderno e está disposto a sacrificar um pouco do desempenho por isto, um exemplar da atual geração do A3 já custa entre R$ 70 mil e R$ 75 mil. O A3 de terceira geração passou a utilizar a plataforma modular MQB, igual à do Golf Mk7, e é equipado com o motor 1.4 TSi de 122 cv e câmbio S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas. O 0-100 km/h é cumprido em 9,3 segundos e a velocidade máxima é de 203 km/h.
Alfa Romeo Spider
Quer algo realmente exclusivo por R$ 65 mil? É quanto custa, em média, o Alfa Romeo Spider da década de 1990. Dá para contar nos dedos os exemplares anunciados na internet. O conversível 2+2 era feito sobre a plataforma Tipo Due — a mesma do Tipo, do Tempra e do Alfa Romeo 155, por exemplo — modificada para receber suspensão traseira do tipo multilink e, no Brasil, veio equipado com um motor V6 de três litros com 12 válvulas e 192 cv, sendo capaz de acelerar até os 100 km/h em 7,3 segundos com máxima de 225 km/h.
O visual da carroceria é bastante excêntrico, com um vinco que percorre todo o perímetro transversal do carro e faz parecer que ele foi dividido ao meio; quatro pequenos faróis circulares com projetores e uma lanternas em uma fina barra na traseira — sem dúvida você entortará pescoços ao passar com ele na rua, e ainda vai se deliciar com a capota aberta e o ronco do V6 invadindo a cabine em dias de sol. Só não se esqueça que, bem, este é um Alfa Romeo da década de 1990. Ou seja: um bom mecânico e um canal de peças confiável são imprescindíveis.
Land Rover Defender
O Land Rover Defender deve ser o mais próximo de um tanque de guerra que se pode comprar com R$ 60-75 mil. O utilitário que é praticamente o mesmo desde 1983 é absurdamente robusto e simplesmente indestrutível — o que o torna um dos favoritos dos adeptos das trilhas.
Disponível nas versões 90 e 110 (nomes correspondentes às dimensões do entre-eixos em polegadas), com duas ou quatro portas respectivamente, um Defender não tem luxo ou conforto em excesso, mas não é disso que ele se trata. O preço de um exemplar fabricado no início dos anos 2000 (são os mais comuns no mercado) equipado com um turbodiesel cinco-cilindros de 122 cv fica entre R$ 60 mil e R$ 70 mil. Tente não se assustar com a alta quilometragem — a maioria dos Defender usados à venda já rodou mais de 150 mil km mas, se tiverem toda a manutenção em dia, aguentam muito mais.
Mitsubishi Eclipse
O Eclipse de segunda geração já apareceu nesta seção — é um verdadeiro clássico dos importados na década de 1990. O que nem todos sabem é que a Mitsubishi continuou trazendo o Eclipse para cá anos depois, e que a última geração, importada a partir de 2007, é relativamente comum por aqui.
A quarta geração do Eclipse é uma das mais bonitas, resgatando a clássica silhueta do modelo dos anos 1990, e o motor é um V6 de 3,8 litros e 267 cv acoplado a uma caixa automática ou manual de seis marchas ou— conjunto bom o bastante para ir de 0 a 100 km/h em sete segundos cravados e chegar aos 228 km/h. A tração é dianteira, mas a suspensão independente nas quatro rodas (com multilink na traseira) é bem acertada. Agora, não pense que a manutenção vai sair barata, pois estamos falando de um esportivo japonês com quase dez anos de uso. Dica: encontrado o exemplar perfeito, reserve uma graninha para uma boa revisão.