nesta semana foi divulgada a noticia de que o mini coupe e o mini roadster variaçoes mais descoladas — e menos praticas — do hatchback alemao que e releitura de um classico britanico nao chegarao a nova geraçao que ja inclui o mini cooper o one e em breve contara tambem com o countryman a razao sao modelos de nicho que vendendo pouco nao se enquadram na nova estrategia de mercado da bmw para a linha mini nao e exatamente uma surpresa — ja em abril do ano passado a mini dava indicios de que sabia que sua linha estava grande demais e que a descontinuaçao de certos modelos era considerada ao todo ate agora sao sete modelos hatch conversivel coupe roadster a perua clubman o suv compacto countryman e o suv cupe paceman — uma estrategia ousada pensando em fisgar com um mini varios tipos de proprietarios a confirmaçao veio na semana passada quando o chefe de planejamento de produto da mini patrick mckenna revelou ao site autoguide que o coupe e o roadster deixarao de ser produzidos no ano que vem — ou seja 2015 sera o ultimo ano modelo de ambos e que a vida deles foi bem curta visto que foram lançados em 2012 — tres anos apenas mas por que estamos falando disso porque nao e a primeira vez que um modelo e lançado e descontinuado em um curto periodo de tempo — nem a segunda nem a terceira por isso decidimos selecionar alguns outros carros que duraram pouco — no maximo cinco anos — e deixaram o mercado sem sucessor ao menos ate o momento vamos la suzuki x 90 1995 1997 com plataforma dividida com o vitara de primeira geraçao conhecido como sidekick o x 90 foi um mini suv de dois lugares com dimensoes de kei car porem um motor de 1 6 litro e 95 cv kei cars tem motores limitados a 600 cm³ transmissao manual de cinco marchas ou automatica de quatro marchas e traçao traseira ou integral a carroceria tinha um formato peculiar nos lembra o gurgel xef de tres volumes e teto targa parecia uma boa formula contudo nao era um carro pratico nem espaçoso e seu visual era um tanto incomum demais sua missao de substituir o suzuki samurai que nada mais e do que segunda geraçao do jimny nos eua se mostrou um fracasso e menos de 500 unidades foram vendidas em seu ultimo ano de fabricaçao a revista top gear ate o colocou entre os 13 piores carros dos ultimos 20 anos em 2013 pontiac gto 2004 2006 o gto dispensa apresentaçoes mas nos vamos apresenta lo mesmo assim lançado em 1964 o pontiac gto pode ser considerado o primeiro muscle car da historia idealizado por john delorean sim aquele john delorean o gto foi o precursor da onda dos cupes americanos estilosos relativamente baratos grandes e dotados de potentes motores v8 em 2004 — exatamente 30 anos depois que o primeiro gto foi descontinuado — a pontiac decidiu reviver o nome batizando de gto a versao cupe do holden monaro conhecido por aqui como omega australiano era um carro bacana com um v8 de 5 7 litros e 354 e cambio manual mas os americanos nao curtiram muito o visual moderno eles preferiram comprar o mustang que lembrava muito mais o classico de 1964 e assim o gto saiu de linha em 2006 pontiac solstice 2005 2009 tres anos depois do fim do gto a crise economica de 2009 trouxe a ruina a propria pontiac que foi extinta pela general motors no ano seguinte o solstice foi um dos modelos que surgiram e desapareceram nos ultimos anos da marca — lançado em 2005 como modelo 2006 era um roadster compacto com dois motores de quatro cilindros 2 4 aspirado de 175 cv ou 2 0 turbo de 260 cv o visual acertado e a proposta inovadora tornaram seu sucesso nas vendas uma grata surpresa — o carro vendeu muito bem com direito a um aumento na produçao inicial de 7 000 para 10 000 unidades e a pontiac ate investiu numa versao cupe com teto targa que foi lançada em 2008 como modelo 2009 infelizmente foi neste mesmo ano que a gm decidiu fechar as portas da sua tradicional divisao dando fim a uma trajetoria promissora para o roadster mercury cougar 1999 2002 a historia e parecida com a do pontiac gto a divisao de luxo da ford ganhou seu pony car em 1967 com o mercury cougar versao de visual mais refinado do ford mustang que durou ate meados da decada de 1970 quando a plataforma deu lugar a do ford thunderbird e a abordagem mudou transformando o mercury cougar em um grande cupe de luxo de qualquer forma o cougar sempre foi um classico cupe americano de traçao traseira quer dizer isto ate a chegada da oitava geraçao que aproveitou a plataforma do seda mondeo para se transformar em um cupe menor e de traçao dianteira com apelo esportivo com motores quatro cilindros de dois litros e 127 cv e v6 de 2 5 litros e 172 cv deu certo pois o cougar ajudou a mercury a se fortalecer entre o publico jovem e ate ganhou um irmao gemeo europeu o ford cougar contudo a reestruturaçao de todas as divisoes da ford em 2002 deu um fim a varios modelos — entre eles o cougar o que e uma pena pois o carro tinha potencial com quase 180 mil unidades produzidas em quatro anos de existencia ford thunderbird 2002 2005 falando no thunderbird ele tambem merece seu lugar nesta lista — nao pelo classico modelo lançado em 1955 nem pelos obscuros t birds dos anos 1990 mas sim por sua ultima geraçao a 11ª lançado em 2002 o t bird do seculo 21 era uma reinterpretaçao moderna do classico dos anos 1950 e de cara foi bem recebido pelo publico e vendeu muito bem em seu primeiro ano — mais de 30 mil unidades contudo o sucesso nao se repetiu nos anos seguintes — talvez porque o motor v8 de 3 9 litros e 280 cv pedisse por um cambio mais esperto e nao o automatico de cinco marchas que era a unica opçao sendo assim depois de sucessivas quedas nas vendas ano apos ano a ford decidiu descontinuar o thunderbird para sempre em 2005 — em uma ironia triste exatamente 50 anos depois do lançamento do thunderbird original citroen bijou 1959 1964 o citroen 2cv e um dos carros mais iconicos da marca francesa — sua receita que unia visual excentrico robustez mecanica apesar da aparencia fragil baixo preço e praticidade o tornaram um dos simbolos do pos guerra seu sucesso foi tanto que ele deu origem a modelos como o dyane uma versao mais luxuosa do 2cv o ami com a classica coluna c invertida e o bijou apesar do nome absurdamente frances o bijou era a aposta da citroen para conquistar o mercado britanico que preferia um design mais esportivo e refinado em detrimento da praticidade e do visual utilitario do 2cv a estrategia deu errado em boa parte graças ao alto preço e ao baixo desempenho do motor de 500 cm³ o carro vendeu muito pouco mas a citroen insistiu em fabrica lo por seis anos — de 1959 a 1964 periodo em que apenas 207 carros foram feitos cerca de 40 ainda estao nas ruas nissan figaro 1991 1992 agora este aqui e o mais breve da lista tendo sido produzido por apenas alguns meses entre 1991 e 1992 o figaro era baseado na primeira geraçao do nissan march equipado com um motor 1 0 turbo de 60 cv e acredite se quiser levava quatro pessoas ele fez parte de um projeto idealizado pela nissan em 1989 chamado back to the future que culminou no lançamento de mais quatro veiculos especiais todos baseados no micra que era o nome do march por la os hatches be 1 e pao a minivan s cargo e o proprio figaro [gallery columns= 4 link= file ids= 29887 29884 29885 29873 ] o pequeno roadster era claramente inspirado no datsun fairlady lançado em 1959 e apesar de ter durado tao pouco foi um enorme sucesso — sua produçao teve que ser aumentada de 8 000 para 10 000 unidades para atender a demanda e ha varias celebridades que ja tiveram um figaro na garagem como a cantora soul amy winehouse e o deus da guitarra eric clapton temos certeza de que voces podem nos ajudar a lembrar de outros carros que tiveram vida curta e poderiam ter durado mais ou nao deixe a sua sugestao nos comentarios [ foto de abertura theo civitello ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.