a gente pode ficar horas elucubrando sobre relaçao peso potencia comportamento dinamico direçao comunicativa e ronco de motor mas as vezes um carro so precisa de uma bela raba postura para nos conquistar e se ele for um widebody com a carroceria alargada boa parte do caminho ja foi percorrida foi por isso que perguntamos aos leitores quais eram os carros widebody mais fodasticos ja feitos no mundo — e as sugestoes ja alimentaram a primeira parte da lista com as respostas vamos a segunda maserati shamal foto pavel kuneev a maserati esta cheia de modelos obscuros bem legais — e boa parte deles tem nomes esquisitos e o caso do shamal um cupe grand tourer vendido entre 1990 e 1996 alguns carros sao widebody porque sao especiais de homologaçao mas o shamal so era por que ficaria mais legal assim foto dino dalle carbonare/speedhunters o shamal era o topo de linha da maserati em sua epoca e suas linhas quadradas sao de autoria de marcello gandini — sim o projetista do lamborghini countach talvez por isto o visual do shamal ainda ecoe os anos 1980 mesmo que tenha sido lançado logo que a decada mais louca da historia acabou a assinatura de gandini esta bem clara em diversos detalhes no maserati shamal como o formato assimetrico do arco dos para lamas traseiros e um carro de fato bem bonito e como se nao bastasse ele ainda era veloz tinha um motor v8 biturbo de 3 2 litros acoplado a uma caixa manual de seis marchas da getrag a potencia ficava em 325 cv a 6 000 rpm com torque de 43 8 mkgf a 3 000 rpm numeros suficientes para chegar aos 100 km/h em 5 1 segundos com maxima de 270 km/h ford escort rs cosworth falar em widebody e nao citar o escort rs cosworth seria pecado e nem estamos falando disso por causa do motor cosworth ybt de dois litros com turbo comando duplo no cabeçote e 220 cv da versao de homologaçao o carro de competiçao tinha mais de 300 cv nem por causa do sistema de traçao integral que tornava sua dirigibilidade melhor que a de qualquer outro escort de sua epoca estamos dizendo isto porque bem o escort rs cosworth e a prova de que qualquer carro — ate mesmo um que vemos nas ruas todos os dias muitas vezes em estado de conservaçao nada bom — pode ficar fodastico com um bom kit widebody claro uma asa traseira como aquela tambem ajuda nissan skyline gt r r33 lm este aqui e um caso especial nao e um automovel produzido em serie mas tambem nao foi feito por uma preparadora trata se de uma versao de homologaçao para le mans pois em 1995 a nissan decidiu que em vez de um prototipo levaria o gt r usado no campeonato japones de turismo para competir na mais famosa corrida de 24 horas do planeta o resultado foi o skyline gt r r33 lm de le mans equipado com uma versao de 400 cv do seis em linha biturbo rb26dett acontece que para que ele pudesse correr na categoria gt1 era preciso construir uma versao de rua — e porque de vez em quando o mundo e um lugar bacana para se viver ele tem um kit widebody que o deixa nada menos que 50 cm mais largo que um gt r comum foto topgear com a parte boa e que o regulamento so exigia a fabricaçao de um unico exemplar na pratica o gt r prateado era um carro de corrida sem pintura de corrida apenas com uma asa traseira menor ate mesmo o sistema de traçao traseira foi preservado o unico detalhe e que em vez de 400 cv o motor foi amansado para entregar 300 a parte ruim e que bem o regulamento so exigia a fabricaçao de um unico exemplar — e a nissan nem se preocupou em fazer mais o unico skyline gt r r33 lm que existe esta na garagem da sede da nissan no reino unido e so e dirigido pelos responsaveis por sua manutençao nem mesmo carlos ghosn o presidente da nissan pode sentar se ao volante renault 5 turbo nascido em 1980 o renault 5 turbo e um daqueles carros que nos fazem apreciar ainda mais a engenharia envolvida no projeto de um carro pois para cria lo a renault basicamente pegou um otimo carro popular o virou do avesso e o transformou em um otimo esportivo sem tirar sua identidade e ainda inspirou o o renault 5 turbo nasceu para que a renault tivesse um carro competitivo no wrc — motivada mais especificamente pelo sucesso da lancia e da fiat na decada de 70 era quase uma questao de honra visto que o primeiro titulo do wrc concedido em 1973 foi justamente para a alpine renault com seu a110 por fora o renault 5 turbo partia da carroceria de um r5 normal porem com para lamas bem mais largos para acomodar a bitola traseira ampliada em 25 cm e as entradas de ar para o motor que passou a ocupar o lugar do banco traseiro as modificaçoes foram desenhadas por marcello gandini famoso por projetar o lamborghini countach a ideia inicial era usar um chassi tubular e um motor v6 mas os recursos financeiros nao eram suficientes para tanto e a renault optou pelo 1 4 do renault 5 alpine equipado com um turbocompressor garrett t3 operando a 0 9 bar e um intercooler em um dos para lamas traseiros o motor agora entregava 160 cv a 6 000 rpm no carro de rali a potencia ultrapassava os 300 cv renault clio v6 lançado em 2001 o clio v6 foi inspirado diretamente pelo renault 5 turbo a formula e basicamente a mesma motor central traseiro traçao nas rodas certas as de tras caso voce nao entenda a referencia e apenas dois lugares — usando como base um carro compacto e barato a diferença e que em vez do quatro cilindros turbo que o r5 foi forçado a usar por questoes de custo o clio v6 tem um v6 obvio emprestado do seda laguna em sua primeira versao deslocava tres litros e entregava 230 cv com preparaçao da tom walkinshaw racing so que havia um problema o clio v6 era um carro pesado mesmo com 230 cv seus 1 355 kg so permitiam que ele acelerasse ate os 100 km/h em 6 2 segundos embora a velocidade maxima fosse de 246 km/h — muita coisa alem disso seu comportamento dinamico era extremamente arisco devido a suas proporçoes top gear renault clio v6 phase ii ainda naquele ano o clio foi reestilizado e a renault aproveitou para dar um up tambem no clio v6 que recebeu mais algumas melhorias alem do visual com cabeçotes retrabalhados e um novo sistema de induçao o v6 3 0 entregava agora 255 cv — o bastante para reduzir o 0 100 km/h para 5 9 segundos mesmo pesando 60 kg a mais somado a um novo acerto de suspensao e rodas maiores o motor mais potente tornou o clio v6 um carro bem melhor de guiar ate o jeremy clarkson aprovou colocando o entre seus carros favoritos e uma pena que nao se faça mais este tipo de loucura hoje em dia bmw m coupe foto courtney cutchen/hre wheels o bmw m roadster versao mais nervosa do classico z3 tem uma traseira deliciosamente larga mas esta caracteristica fica ainda mais evidente em sua versao fechada — o emblematico bmw m coupe que na verdade e um hatchback conhecido como clownshoe ou sapato de palhaço por causa de suas proporçoes com capo bem longo e habitaculo recuado o m coupe e um hot hatch e tanto seu motor e o mesmo do m3 e36 — que em 1998 ano de lançamento do m coupe entregava 325 cv a 7 400 rpm e 35 6 mkgf de torque a 3 250 rpm era o bastante para chegar ate os 100 km/h em 4 3 segundos fazer o quarto de milha em menos de 13 segundos e chegar aos 270 km/h em alguns testes da imprensa — ainda que a bmw dissesse que a velocidade maxima era limitada a 250 km/h a carroceria era alargada para que os enormes pneus de medidas 225/45 na dianteira e 245/40 na traseira calçados em largas rodas de 17 polegadas coubessem olha que postura sinistra lancia delta integrale o ano de 1986 marcou o fim do grupo b de rali no ano seguinte todas as fabricantes se voltariam para o grupo a que tinha carros menos extremos mas ainda assim bastante potentes e a lancia apresentou seu especial de homologaçao em 1987 o delta hf integrale para o integrale a lancia apostou em um visual mais agressivo com para lamas alargados e rodas maiores mas a maior mudança estava no motor que recebeu um intercooler arvores de balanceamento no cabeçote de 8 valvulas e um novo sistema de injeçao eletronica com isso a potencia subiu para 185 cv a 5 300 rpm e o torque para 31 mkgf a 3 500 rpm seu desempenho era matador para a epoca 0 100 km/h em 6 6 segundos e velocidade maxima de 215 km/h agora voce quer widebody de verdade entao e o delta integrale evoluzione que voce procura de fato uma evoluçao o carro ganhou pequenas mudanças no motor para garantir um aumento de 10 cv na potencia o visual ficou mais imponente graças a adoçao de uma dianteira mais agressiva bem como bitolas maiores na dianteira e na traseira — que exigiram para lamas ainda mais largos suspensoes dianteira e traseira tambem foram modificadas bem como os freios e o sistema de direçao que foram revisados o 0 100 era feito nos seis segundos cravados em 1993 o evoluzione ii foi apresentado com modificaçoes importantes no motor para atingir 215 cv 32 mkgf de torque entre elas injeçao multiponto sequencial um remapeamento completo no sistema de igniçao e um novo turbocompressor com controle eletronico de pressao e arrefecimento liquido alem disso o carro adotou rodas de 16 polegadas bancos recaro forrados em alcantara bege e um volante de couro momo
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